Olá, amigos do EE! Sempre fui aficionado pelo estudo de línguas e acredito que o uso das preposições vai manter eternamente o posto de “calcanhar de Aquiles” para nós, estudantes e apaixonados por conhecimento. Mas isso não quer dizer que não podemos entendê-las melhor e usá-las a nosso favor.
Preposição é a palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração. Ela conecta palavras, dando a elas novo sentido ou criando uma relação específica.
Nas duas línguas estudadas em nosso contexto (português + inglês) a regra é clara: gramaticalmente não é permitido terminar uma sentença com uma preposição. No entanto, o inglês coloquial tem por característica o uso de preposições em finais de frases, principalmente as interrogativas. Observe o exemplo:
Começar agora!
- Where are you from? [De onde você é?]
- What are you talking about? [Sobre o quê você está falando?]
- What’s he looking at? [Para quê ele está olhando?]
Algumas frases são consideradas de uso “inculto” como : That’s where it’s at! (Podendo ser traduzido como “Este é exatamente o ponto/ o assunto.” ou “Aí está a diferença/o problema.”); mas isso não impede o seu uso no dia a dia dos falantes de língua inglesa.
Termino este meu primeiro post com uma expressão que ouvi recentemente em um ônibus aqui na Inglaterra: haunts me.
- He is the boy who she moved from Australia to Scotland with. [Ele é o garoto com quem ela se mudou da Austrália para a Escócia.]
Até a próxima!
Sobre o Autor: Almiro Andrade é professor e linguista desde 1999, é original de Salvador, Bahia. Morou em São Paulo ensinando inglês e agora mora em Londres onde dá aulas de Português para estrangeiros e de literatura comparada para adolescentes.
Hora de Praticar
O nosso parceiro está oferecendo 15 minutos de Aula Grátis para você colocar em prática o que acabou de aprender. Não perca essa oportunidade.Acessar Código Promocional
Mostrar 15 comentários