Utilize as preposições a seu favor

Olá, amigos do EE! Sempre fui aficionado pelo estudo de línguas e acredito que o uso das preposições vai manter eternamente o posto de “calcanhar de Aquiles” para nós, estudantes e apaixonados por conhecimento. Mas isso não quer dizer que não podemos entendê-las melhor e usá-las a nosso favor.

Preposição é a palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração. Ela conecta palavras, dando a elas novo sentido ou criando uma relação específica.

Nas duas línguas estudadas em nosso contexto (português + inglês) a regra é clara: gramaticalmente não é permitido terminar uma sentença com uma preposição. No entanto, o inglês coloquial tem por característica o uso de preposições em finais de frases, principalmente as interrogativas. Observe o exemplo:

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

  • Where are you from? [De onde você é?]
  • What are you talking about? [Sobre o quê você está falando?]
  • What’s he looking at? [Para quê ele está olhando?]

Algumas frases são consideradas de uso “inculto” como : That’s where it’s at! (Podendo ser traduzido como “Este é exatamente o ponto/ o assunto.” ou “Aí está a diferença/o problema.”); mas isso não impede o seu uso no dia a dia dos falantes de língua inglesa.

Termino este meu primeiro post com uma expressão que ouvi recentemente em um ônibus aqui na Inglaterra: haunts me.

  • He is the boy who she moved from Australia to Scotland with. [Ele é o garoto com quem ela se mudou da Austrália para a Escócia.]

Até a próxima!

Sobre o Autor: Almiro Andrade é professor e linguista desde 1999, é original de Salvador, Bahia. Morou em São Paulo ensinando inglês e agora mora em Londres onde dá aulas de Português para estrangeiros e de literatura comparada para adolescentes.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi escrito por um Autor Convidado do English Experts. Confira o nome do autor no rodapé do texto acima. Seja um colaborador, clique aqui e saiba como participar.

Mostrar 15 comentários