Hello, everybody! Começamos hoje uma série de artigos sobre a etimologia (origem) de várias palavras da língua inglesa. A palavra NOON (meio-dia) tem sua origem na Roma antiga. Naquele tempo não existia relógio, que seria inventado entre os séculos XII e XIII e obviamente havia a necessidade de referência ao tempo. No grego e no latim havia a palavra “hora” e eles a mediam pelo nascer do sol que era contado como a primeira hora.
O número “nove” era muito significativo naquela época pois eram nove as musas, havia a novena do catolicismo, as nonas da Roma Antiga, etc. Por causa disso, na Idade Média, a “nona hora” era considerada a hora da contrição (arrependimento sincero dos pecados cometidos), conhecida como “nona” ou “nonus”. Curiosamente, a nona hora (contada a partir do nascimento do sol às 6 da manhã) era às 15 horas.
Quando os ingleses passaram a celebrar a hora da contrição, “nonus” foi virando “noon”, da mesma forma que em português temos a palavra “nono”.
Então, a Igreja Católica se deu conta que às 3 da tarde não era a hora adequada para contrição pois os camponeses estavam no meio do trabalho. A hora ideal seria, então, após o almoço, depois de ter almoçado e antes de voltar para o trabalho.
Como os camponeses almoçavam muito cedo, a hora depois do almoço era o meio-dia. Por causa dessa decisão, “noon” deixou de significar a “nona hora” e passou a querer dizer meio-dia.
See you next time,
Prof. Adir Ferreira - www.adirferreira.com
ATENÇÃO: NÃO envie comentários com assuntos NÃO relacionados ao post acima. Todos os comentários deste tipo serão desconsiderados! Para tirar dúvidas, acesse o Fórum do English Experts.
August 20th, 2008 at 4:21 pm
Nossa, muito interessante essa historia! Fico no aguardo dos proximos artigos, pois realmente adoro etimologia! Valeu, Adir, parabéns!
August 20th, 2008 at 5:14 pm
Cool !!! The origem of the words cause me fascination! Have a nice day,
Estela
August 20th, 2008 at 5:15 pm
Sorry… correcting : origin not “origem”.
Estela
August 21st, 2008 at 7:46 am
Obrigado, Cristiane e Estela! Temos palavras muito interessantes pela frente!
August 22nd, 2008 at 7:25 pm
Cool !! Interesting, I loved the explanation. Thank you !
October 27th, 2008 at 1:42 pm
It’s very useful when we teach the hours in english. There’s always a student who want to know the meaning of “NOON”. GREAT POST
October 31st, 2008 at 4:01 pm
nos estamos procurando essa palavras:nos somos contra a poluiçao do planeta terra