Oi, pessoal. Sou o Roberto Rocha, colaborador do English Experts, vocês podem ler alguns textos meus publicados na aba colaboradores. Para brindar o meu retorno ao blog em grande estilo, gostaria de lhes dar algumas dicas a respeito de um tema de grande importância para o estudante autodidata de inglês – a Imersão Total.
Algumas décadas atrás, dois cientistas alemães rejeitaram a abordagem de que a aprendizagem ocorria em blocos, e se voltaram para a abordagem totalmente revolucionária e holística conhecida como a teoria de Gestalt.
Para assimilarmos uma nova habilidade precisamos imergir totalmente no assunto, nos envolver totalmente no processo, desta forma todo o pensamento e foco se voltam para aquisição de um novo conhecimento. As crianças têm uma grande facilidade em imergir de forma bastante natural naquilo que querem aprender, mas à medida em crescem até atingirem a idade adulta, essa habilidade parece diminuir progressivamente devido a outras prioridades do dia a dia.
Uma explicação científica para a imersão é que quando imergimos num determinado assunto criamos uma recombinação acelerada das conexões intercelulares em nosso cérebro e colocamos em movimento um procedimento nas unidades de informações que serão combinadas e recombinadas com todas as possibilidades, até uma solução ou aquisição de alguma habilidade. Por assim dizer, a imersão pode ser desenvolvida e resultar em habilidades espantosas no que se refere ao aprendizado de um novo idioma.
Como fazer imersão para o aprendizado do inglês?
É preciso estar ciente de que para a realização da imersão precisamos estar dispostos a sair da zona de conforto e desenvolver alguns requisitos que vou descrever a seguir:
1 – Perseverança: Uma vez iniciado o processo de imersão, você deve estar disposto a conduzi-lo até o seu término, não importam as dificuldades. Procure visualizar o sucesso que lhe espera do outro lado da barreira da imersão. Jamais perca o foco no seu objetivo, que neste caso específico é falar inglês com desenvoltura e proficiência. Procure fazer uma agenda para as suas atividades de imersão e premie-se ao atingir cada etapa do processo. Estabeleça as suas metas e cumpra-as uma a uma.
2 – Use variadas fontes de aprendizagem: Além do seu livro, use também outros recursos de aprendizagem tais como: filmes em DVD, seriados da TV, entrevistas, discussões, musicais diversos, ipod, chat na internet, etc. Você pode ainda gravar a sua própria voz inglesa num mp3 e ouvi-la várias vezes.
3 – Duração: Quanto mais tempo você puder disponibilizar, melhor para você ultrapassar a sua barreira de imersão. Faça intervalos entre os blocos destinados às atividades.
Na segunda parte desta série apresentarei algumas dicas de como desenvolver um projeto de imersão.
I will see you soon.
Ainda precisa de ajuda?
Configura algumas opções:
- Envie sua questão em nossa comunidade;
- Assine o English Plus e tenha acesso ilimitado a respostas verificadas por especialistas.
Mostrar 3 comentários