A importância da prática: Practice makes perfect

vitoriosoJá é senso comum a necessidade e importância de se praticar tudo que aprendemos e o aprendizado de uma língua estrangeira não é exceção. Quando pensamos em diferentes estágios do aprendizado dentro da abordagem comunicativa pensamos nos três Ps (presentation, practice e production) / (apresentação, prática e produção) , ou seja, a prática é o meio do caminho no processo de aprendizagem. Dessa forma, não podemos esperar que os alunos cheguem ao estágio de “production”, estágio esse em que se usa a língua mais livremente, sem que antes tenha havido um bom trabalho de prática.

Para que o momento da prática seja o mais bem aproveitado possível é preciso ter em mente três regras básicas:

  1. O professor deve dar aos alunos a chance de usar a estrutura ou vocabulário alvo sem que estes se sintam numa situação em que estejam sendo testados.
  2. A prática deve seguir o movimento de uma espiral, reintegrando conteúdo previamente trabalhado.
  3. A prática deve acontecer num ambiente confortável, os alunos devem se sentir investigando, descobrindo, experimentando com a estrutura ou vocabulário em questão sem que haja qualquer tipo de “ameaça”. É normal que erros aconteçam e isso é extremamente positivo, errar é parte do processo. Uma forma de proporcionar esse ambiente é escolher atividades como: trabalho em duplas ou pequenos grupos ou atividades interativas como jogos e quizzes.

Dentro desse contexto o ensino online é extremamente eficaz pois não é ameaçador, se bem conduzido pode trabalhar o movimento espiralar com facilidade e no caso das redes de aprendizado, das comunidades online preenchemos também o terceiro pré-requisito. Nesse último caso é normal que haja uma troca de conhecimento, um compartilhar entre os membros da comunidade.

Com essas pequenas regras em mente, seja no ensino presencial ou online, com certeza haverá uma prática eficiente preparando terreno para o objetivo maior que é a produção linguística, seja ela escrita ou oral.

Então, não perca tempo: Pratique!

Mônica

Mônica Bicalho

Mônica Bicalho é brasileira. Além de 20 anos de experiência em sala de aula é examinadora certificada da Universidade de Cambridge. Atualmente trabalha como supervisora pedagógica e professora do curso Meuinglês.

Mostrar 4 comentários