Ampliando o Vocabulário: HOPE

Ampliando o Vocabulário: HOPE

Falar de esperança é falar de um dos sentimentos mais decisivos e confortantes na vida das pessoas. A esperança é a possibilidade de superação, de conquista, de melhoria e de mudança – e é o que nos faz seguir adiante a cada dia que se passa, a cada desafio e dificuldade que encontramos pelo caminho.

Em inglês, usa-se “hope” (pronúncia /hoʊp/) para se dizer “esperança”. “Hope” ainda pode ser usado como verbo equivalendo a “esperar” no sentido de “ter esperança”. Bom, na nossa dica de hoje, vamos primeiramente aprender a utilizar “hope” quando este é um verbo. Vejam a seguir.

Faça um teste e descubra seu nível de inglês em 15 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores e linguistas certificados. O resultado sai na hora e com gabarito.
Iniciar o Teste Online!

  • I hope you like it. [Eu espero que você goste.]
  • I hope you don’t stop trying. [Eu espero que você não pare de tentar.]
  • We hope you have fun. [Nós esperamos que você se divirta.]
  • He hopes you understand what happened. [Ele espera que você entenda o que aconteceu.]
  • Let’s hope it doesn’t happen again. [Vamos esperar que isto não aconteça de novo.]

A expressão “I hope so” significa “eu espero que sim” – observe que não se usa a tradução ao pé da letra “I hope yes; a forma negativa ”eu espero que não” equivale a ”I hope not“. Para dizer “perder a esperança” em inglês, utilize “lose hope”; “hope springs eternal” pode ser traduzido como “a esperança é a última que morre”; “give hope” é “dar esperança(s)”. “A última esperança” em inglês é “the last hope”; “faint hope” significa “vaga esperança”; se quiser dizer ”raio de esperança”, você pode usar “ray of hope“; “full of hope” equivale a “cheio de esperança”; “dash hopes” é utilizado no sentido de “destruir ou acabar com as esperanças” e “pin all your hopes” no sentido de ”depositar todas as suas esperanças” em alguma coisa ou alguém. Confiram exemplos de uso com algumas das expressões aqui mencionadas.

  • Never lose hope. [Nunca perca a esperança.]
  • What gives you hope? [O que te dá esperança?]
  • I think it is our last hope. [Eu acho que isto é a nossa última esperança.]
  • Saturday’s 2-0 defeat dashed their hopes of reaching the final. [A derrota por 2 a 0 no sábado acabou com as esperanças deles de chegarem até a final.]
  • She’d pinned all her hopes on it. [Ela havia depositado todas as esperanças nisto.]
  • The people are full of hope for the future. [As pessoas estão cheias de esperança para o futuro.]

Adjetivos formados com Hope

Temos dois adjetivos importantes em inglês, formados a partir de “hope”: hopeful (esperançoso) e hopeless (sem esperança, sem futuro, caso perdido). Observem os exemplos:

  • We resumed negotiations but we’re not very hopeful. [Nós voltamos às negociações mas não estamos muito esperançosos.]
  • I’m hopeful about it. [Eu estou esperançoso em relação a isto.]
  • She was depressed and felt totally hopeless about the future. [ Ela estava deprimida e se sentia totalmente sem esperança em relação ao futuro.]
  • Most of the students are making good progress, but Michael is a hopeless case. [A maioria dos alunos está progredindo bem, mas Michael é um caso perdido – sem esperanças de melhora.]

O provérbio a seguir, que diz “enquanto há vida, há esperança” é um dos mais conhecidos em relação a este assunto (esperança – hope). O que você acha? Você concorda ou discorda? Escreva e dê a sua opinião.

While there’s life, there’s hope.” [Enquanto há vida, há esperança.]

Bons estudos e até a próxima!

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Donay

Donay Mendonça

Donay Mendonça é professor de inglês com anos de experiência no ensino de idiomas para jovens. Além de colaborar com artigos ele ainda é moderador do Fórum do English Experts.

Mostrar 19 comentários