Aulas interessantes e motivadoras

Aulas de inglesTodos nós professores sabemos que nem sempre é fácil motivar nossos alunos para o aprendizado. Existem pessoas que têm uma motivação intrínseca para aprender uma segunda língua, mas outras simplesmente “precisam” aprendê-la, mas nem sempre “querem” e o “precisar” pode não ser suficientemente motivador.

Como fazer então nesses casos? Não há receita de bolo, mas além dos itens já amplamente debatidos, como criar um ambiente agradável, propor aulas interessantes e trazer o conteúdo para mais perto da realidade do aluno gostaria de ressaltar uma questão que muitas vezes é deixada de lado: familiarizar os alunos com a cultura da língua a ser ensinada e não se preocupar apenas com a língua em si.

Gostaria dessa forma de focar as minhas dicas de hoje não nas questões linguísticas, mas sim nas questões culturais, ressaltando três pontos importantes:

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

  1. Sempre que possível mostre aspectos interessantes da cultura dos países que falam a língua que você está ensinando. Você pode falar de muitas coisas interessantes nas áreas de esportes, alimentação, feriados, vestuário, relacionamento e etc ….
  2. Compare aspectos culturais desses outros países com a cultura brasileira. Quando falamos de esportes, por exemplo, e comparamos Brasil e Estados Unidos sempre daremos um colorido maior à aula se falarmos da diferença do soccer e do American football.
  3. Sempre que possível utilize material autêntico: letra de música, poemas, discursos de políticos, manchetes de jornais. É só uma questão de estar atento ao grau de dificuldade do material e se for o caso usar apenas parte dele.

Com essas dicas tenho certeza que suas aulas serão mais interessantes e motivadoras.

Sucesso!

Mônica

Mônica Bicalho

Mônica Bicalho é brasileira. Além de 20 anos de experiência em sala de aula é examinadora certificada da Universidade de Cambridge. Atualmente trabalha como supervisora pedagógica e professora do curso Meuinglês.

Mostrar 16 comentários