Closed Caption no Youtube ajuda estudantes de inglês

A dica de hoje não é nenhuma novidade, tenho certeza de que muitos leitores já conhecem o sistema de Closed Caption do Youtube. Mas como a pergunta é recorrente, o post de hoje vai para quem ainda não experimentou esse ótimo recurso.

O Youtube há algum tempo permite a inclusão de legendas feitas pelo editor do vídeo, alguns incluem legendas em vários idiomas inclusive o português. Por padrão as legendas vêm ocultas, a equipe do Youtube ensina o seguinte:

Se o vídeo tiver legenda oculta, você pode ativá-la ao clicar no botão do menu, localizado na parte inferior direita do player do vídeo. Esse botão também permite que você escolha a faixa de legenda que deseja ver.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Veja a demonstração abaixo:

Infelizmente a maioria dos vídeos não têm legendas feitas pelo editor, mas tenho uma boa notícia para quem estuda inglês. Os engenheiros do Google criaram uma tecnologia que faz o reconhecimento do áudio e o transcreve. As transcrições não são perfeitas, o sistema ainda está em testes. Mesmo assim é uma ferramenta útil para aqueles vídeos que a gente não consegue entender muita coisa. Veja na imagem abaixo como ativar o recurso “Transcrever áudio”:

Importante: Em alguns vídeos embutidos em blogs e sites a opção “CC” não aparece. Quando isso acontecer, clique no logo no canto inferior direito do vídeo e assista pelo Youtube. Lá o recurso certamente estará disponível.

Bons estudos galera.

I hope that helps!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 19 comentários