Closed Caption no Youtube ajuda estudantes de inglês

A dica de hoje não é nenhuma novidade, tenho certeza de que muitos leitores já conhecem o sistema de Closed Caption do Youtube. Mas como a pergunta é recorrente, o post de hoje vai para quem ainda não experimentou esse ótimo recurso.

O Youtube há algum tempo permite a inclusão de legendas feitas pelo editor do vídeo, alguns incluem legendas em vários idiomas inclusive o português. Por padrão as legendas vêm ocultas, a equipe do Youtube ensina o seguinte:

Se o vídeo tiver legenda oculta, você pode ativá-la ao clicar no botão do menu, localizado na parte inferior direita do player do vídeo. Esse botão também permite que você escolha a faixa de legenda que deseja ver.

Receba aqui um prêmio que vai ajudar você a falar inglês!

Clique aqui e acesse!

Veja a demonstração abaixo:

Infelizmente a maioria dos vídeos não têm legendas feitas pelo editor, mas tenho uma boa notícia para quem estuda inglês. Os engenheiros do Google criaram uma tecnologia que faz o reconhecimento do áudio e o transcreve. As transcrições não são perfeitas, o sistema ainda está em testes. Mesmo assim é uma ferramenta útil para aqueles vídeos que a gente não consegue entender muita coisa. Veja na imagem abaixo como ativar o recurso “Transcrever áudio”:

Importante: Em alguns vídeos embutidos em blogs e sites a opção “CC” não aparece. Quando isso acontecer, clique no logo no canto inferior direito do vídeo e assista pelo Youtube. Lá o recurso certamente estará disponível.

Bons estudos galera.

I hope that helps!

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

19 comentários

  • 09/08/11  
    Thierry García diz: 1

    O recurso é interessante. A pessoa pode se guiar ao ver os vídeos em inglês. O problema é que as vezes a pessoa traduz a legenda pro português e acaba esquecendo de escutar o inglês e fica só lendo. O legal seria a pessoa acompanhar a legenda apenas para se auxiliar na compreensão do que esta sendo dito no vídeo. Só usar nas palavras que não conseguiu escutar direito ou que não sabe significado.
    Também é um recurso bastante útil para deficientes auditivos.

  • 09/08/11  
    jacione moraes diz: 2

    Utilizo o recurso do CC do youtube há tempo mas vejo que tem muitos erros que atrapalham, quando nao impedem, de entender o texto.
    Da mesma forma é o tradutor do Google. É muito confuso e nao confiável.

    • 09/08/11  
      Alessandro diz:

      Oi Jacione,

      Por isso que eu disse “As transcrições não são perfeitas, o sistema ainda está em testes”. O fato é que se uma pessoa não está entendendo nada, a transcrição dá um norte e acaba ajudando a entender o vídeo.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços,

  • 09/08/11  
    João B. L. Ghizoni diz: 3

    Nice tip, Alessandro. Thanks. I’ll try it.

  • 09/08/11  
    Lucas diz: 4

    Já ri muito com essas transcrições sem nexo :)

  • 09/08/11  
    Gustoteck diz: 5

    Eu já havia visto isso no youtube, e achei legal. O reconhecimento de voz que o youtube usa deve ser o do Google Tradutor, para quem não sabe o google tradutor tem um reconhecimento de voz, que transforma o que a pessoa fala em texto, ainda está em Teste e por isso só funciona no idioma Inglês. :D

  • 09/08/11  
    Omar diz: 6

    Coincidência ou não, ontem eu estava estudando como inserir legendas no Youtube e sobre o sistema de reconhecimento de voz. Esse último precisa melhorar muito…ainda possui falhas.

  • 09/08/11  
    Jordana diz: 7

    Eu já experimentei o CC num vídeo e as transcrições foram totalmente sem lógica. A ideia até que foi boa mas o sistema de reconhecimento de voz não funciona. O bom mesmo seria se as pessoas colocassem legendas em seus próprios vídeos. (meu sonho!).

  • 09/08/11  
    Caio Fernandes diz: 8

    Mas o problema desse CC é que geralmente a legenda não tem nada a ver com o que está sendo dito…. Posso dizer de que todas que eu vi, apenas uma tinha sentido realmente com que era falado no vídeo.

  • 10/08/11  
    Davidson Galúcio diz: 9

    Verdade que essas transcrições são falhas…pelo menos muitas delas…mas existem sites de música com transcrição muito boa…Bom pelo menos digo do site vagalume.com.br. Curto demais o recurso!!!

  • 10/08/11  
    Vera Martins diz: 10

    Amei a dica. Daria para postar alguma coisa sobre baixar vídeos do youtube, salvar no próprio computador? (Isso é possível?)

    Valeu!

    • 10/08/11  
      Alessandro diz:

      Vera,

      É possível baixar vídeos do youtube sim. Uma busca rápida no Google sobre isso gera muitos resultados.

      Abraços,

  • 10/08/11  
    Kleber diz: 11

    Uau! Eu não sabia dessa! Nunca havia prestado atenção nessa ferramenta do youtube…

    Muito obrigado por me mostrar a luz!

    Seria muito interessante, se fizéssemos um banco de dados com videos interessantes com áudio e legendas em inglês para assim termos um acervo para praticarmos!

    Aguardo novas novidades tecnológicas!!

    Obrigadão a todos pelo ótimo conteúdo do site!

  • 13/08/11  
    Augusto diz: 12

    Valeu , sempre faço uso de videos no youtube … porém a maioria estrangeiro
    essa dica me ajudará bastante …
    Agradeço desde já .
    Grato , Augusto .
    You are the best !

  • 14/08/11  
    Leslie diz: 13

    Thanks once more EE!!! I really appreciate this tip. After that I’ll be youtube addicted :)
    See ya!

  • 18/08/11  
    A história do inglês em 10 minutos | Dicas de Inglês diz: 14

    […] Se você não conseguiu entender bem o narrador, não se esqueça da dica da semana passada: Closed Caption no Youtube ajuda estudantes de inglês. […]

  • 27/08/11  
    Leticia diz: 15

    Lembrando que algumas legendas estão muito erradas. Não confiem em tudo que é escrito. Prestem atenção no audio e no que é DITO. E lembrem-se: Se voce não consegue ouvir, não consiguirá falar. SERA UM SURDO-MUDO:D. É muito importante ouvir, mas sem se deixar enganar por legendas, que muitas vezes foram erroneamente escritas.
    Kisses

  • 16/12/11  
    Jolimar diz: 16

    Woah, This tip is fantastic, I’ve never had seen it before.