Começando a ler livros em inglês

Leia livros em inglês!É um grande desafio relacionar palavras e dar sentido às ideias que queremos compartilhar com nossos interlocutores, especialmente num idioma estrangeiro. Muitos até se comunicam bem e são fluentes, mas isto não significa que, na escrita, estejam no mesmo patamar.

Tudo isso tem uma explicação: falta de leitura.

Por essas observações, gostaria de compartilhar minha experiência. No ano passado, entrei no site do New York Times, sessão Best Sellers, e procurei pelos livros que estavam bombando por lá. Achei interessante um livro que estava no topo dos mais vendidos na sessão Children’s Books (Livros de Crianças) e resolvi procurar por seu book trailer.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Escolhi o livro “Wonder – RJ Palacio” cujo título em português é “Extraordinário”. Veja o book trailer:

Se você recebeu esta dica por email e não conseguiu ver o vídeo acima clique aqui para assistir.

Por ser um livro infantil, o vocabulário foi muito mais fácil. Pude deduzir muitos phrasal verbs pelo contexto.

Mas eu não sei ler em inglês, como posso começar? Calma! Aconteceu o mesmo comigo antes de eu começar essas leituras em inglês.

Segue, então, minha outra experiência: eu havia lido “O monge e o executivo” em português. É um livro pequeno e fácil de ler (tem apenas 144 páginas). Fiz o download, na Amazon, do mesmo livro em inglês “The servant” para o meu kindle pc e comecei a lê-lo. O incrível é que, como eu havia ambientado a história em português, tudo fluía em inglês também. Claro que houve exceções de algumas palavras, as quais eu sublinhava e procurava os significados depois de terminar o capítulo.

Então se você quer começar com um livro bem fácil em inglês, eu sugiro dar uma olhada nos livros lançados pela editora Penguin Young Readers. São histórias variadas, como “As aventuras de Finn”, “Moto Racing”, “Dois adolescentes no Rio de Janeiro” etc. e você pode encontrá-los em várias livrarias online até do Brasil.

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

Somente preste atenção aos níveis de dificuldade:

  • Easystarts: No máximo 200 palavras-chave
  • Level 1 – Beginner: 300 palavras-chave
  • Level 2 – Elementary: 600 palavras-chave
  • Level 3 – Pre-intermediate: 1200 palavras-chave
  • Level 4 – Intermediate: 1700 palavras-chave

Caso queira algo com um vocabulário mais avançado, procure por Young Adult (Jovem Adulto). Ou, se você já for um advanced e gosta de desafios, escolha, por exemplo, um Fiction book (Livro de Ficção). Procure os assuntos ou gêneros que lhe interessam. Leitura é prazer.

Outra dica é visitar o site Goodreads. Esse é um site gratuito para os amantes de livros. É como se fosse uma grande biblioteca na qual você pode passear e ver as estantes, os comentários feitos sobre os livros e as suas classificações. Você pode publicar suas opiniões e catalogar o que leu, o que está lendo no momento e o que pretende ler no futuro. Tudo em inglês.

Quem não lê bastante, não escreve bem. A leitura, como qualquer hábito, exige concentração e disciplina. Acostume-se à prática e enjoy (curta) a experiência.

É isso por hoje.

TTYL

Sobre o autor: Pablo Torrens, é brasileiro, fala inglês, leciona desde 2005. Estudou inglês por dois anos nos Estados Unidos e atualmente está cursando letras inglês/português.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi escrito por um Autor Convidado do English Experts. Confira o nome do autor no rodapé do texto acima. Seja um colaborador, clique aqui e saiba como participar.

Mostrar 6 comentários