Caros leitores! Este post não é uma dica de inglês. É um manifesto e prol dos blogs educativos deste país. Se você acredita que a educação faz a diferença, continue lendo.
Um dos maiores desafios de um blog educativo ou pedagógico é com certeza a divulgação. Em termos percentuais, são pouquíssimas as pessoas que costumam divulgar conteúdo educativo. Só para dar uma ideia um dos postas mais acessados EE “400 palavras em inglês num minuto” – tem apenas 7 tweets e 22 recomendações no Facebook, ele foi acessado algumas dezenas de milhares de vezes.
Na minha opinião é tudo uma questão de entender a importância da indicação na internet. O que nem todo mundo sabe é que um link para um blog ou site é como se fosse um voto para o site indicado, esse voto faz com que o site melhore nas buscas no Google, Bing, Yahoo e etc. Criando assim um ciclo virtuoso.
O mesmo princípio vale para as mídias sociais. Não tem nada melhor para um site do que ter um retweet, um link compartilhado no Orkut ou uma recomendação no Facebook. Isso faz a ideia se espalhar e aumenta a comunidade em torno do site. Pense nisso, depois de ler um post de um blog educativo, se gostou do que leu, divulgue! Isso incentiva o autor a produzir mais conteúdo de qualidade. Eu expliquei isso recentemente em um evento onde contei a história do EE.
Falta de interação entre Blogs Educativos
Outra coisa que falta entre os blogueiros da área de educação é estabelecer uma comunicação entre os blogs. É muito difícil obter um link espontâneo de um blogueiro da mesma área a não ser por troca de links, infelizmente.
Links são importantes, essa é a receita de sucesso da comunidade de blogs de humor e da área de tecnologia. Veja só o poder de sites como o Jovem Nerd, Treta, Sedentário, Contraditórium, Interney etc. São blogs de humor e assuntos diversos. Pois bem, o bacana é que eles estabelecem conversações entre os blogs e se linkam. A comunidade inteira ganha com isso.
Como diz o meu pai, conhecimento não ocupa espaço, quanto mais conhecimento melhor. O fato de uma pessoa acompanhar o Inglês Online da Ana Luiza não quer dizer que vai parar de ler o EE. Quem gosta de tradução simultânea pode acompanhar o Tecla SAP, quem precisa ampliar o vocabulário lê as ótimas dicas do Denilso de Lima. Hoje é possível aprender inglês até no supermercado.
Gostaria de convocar os blogueiros da área de educação para escrever sobre a divulgação de blogs de educação. Espero que a iniciativa gere frutos e que isso possa ser o início de um movimento para tornar os blogs educativos mais relevantes na internet brasileira.
Participaram da campanha:
- Ulisses Wehby de Carvalho (Tecla Sap) – Educação: Abrace essa causa!
- Denilso de Lima (Inglês na Ponta da Língua) – Blogs Educacionais também são Legais! Divulgue!
- Frederico Vasconcelos (Inglês no Supermercado) – Educação: divulgue essa ideia
- Adir Ferreira (Adir Ferreira Idiomas) – Manifesto: Educação – Divulgue essa ideia
- Ana Scatena – No Brasil o chique é ter, não é saber…
- Rosana Hermann (Querido Leitor) – Indicação pelo Twitter @rosana
- Transparent Language – Educação : Divulgue essa Ideia
- Carolina Alfaro de Carvalho (A Arte da Tradução) – Blogs educacionais e a “nuvem”
- Pedro Junior (Aprender Inglês é Fácil) – Incentivo aos blogs educacionais
- Eliana Tiné – Educação: divulgue essa ideia
Eu acredito na educação e você?
A lista acima vai aumentar, escreva sobre o tema e avise nos comentários.
See you!
Atualizado em 20/11/2010
Inclusão de links com os posts dos blogueiros convocados e inclusão dos sites de colegas que aderiram à campanha.
Ainda precisa de ajuda?
- Envie sua questão em nossa comunidade;
- Assine o English Plus e tenha acesso ilimitado a respostas verificadas por especialistas.
Mostrar 103 comentários