Educação: divulgue essa ideia

Caros leitores! Este post não é uma dica de inglês. É um manifesto e prol dos blogs educativos deste país. Se você acredita que a educação faz a diferença, continue lendo.

Um dos maiores desafios de um blog educativo ou pedagógico é com certeza a divulgação. Em termos percentuais, são pouquíssimas as pessoas que costumam divulgar conteúdo educativo. Só para dar uma ideia o post mais “famoso” do EE: 400 palavras em inglês num minuto – tem apenas 7 tweets e 22 recomendações no facebook, ele foi acessado algumas dezenas de milhares de vezes.

Na minha opinião é tudo uma questão de entender a importância da indicação na internet. O que nem todo mundo sabe é que um link para um blog ou site é como se fosse um voto para o site indicado, esse voto faz com que o site melhore nas buscas no Google, Bing, Yahoo e etc. Criando assim um ciclo virtuoso.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

O mesmo princípio vale para as mídias sociais. Não tem nada melhor para um site do que ter um retweet, um link compartilhado no Orkut ou uma recomendação no facebook. Isso faz a ideia se espalhar e aumenta a comunidade em torno do site. Pense nisso, depois de ler um post de um blog educativo, se gostou do que leu, divulgue! Isso incentiva o autor a produzir mais conteúdo de qualidade. Eu expliquei isso recentemente em um evento onde contei a história do EE.

Alessandro fala sobre o English Experts no evento Café com Tecnologia

Falta de interação entre Blogs Educativos

Outra coisa que falta entre os blogueiros da área de educação é estabelecer uma comunicação entre os blogs. É muito difícil obter um link espontâneo de um blogueiro da mesma área a não ser por troca de links, infelizmente.

Links são importantes, essa é a receita de sucesso da comunidade de blogs de humor e da área de tecnologia. Veja só o poder de sites como o Jovem Nerd, Treta, Sedentário, Contraditórium, Interney etc. São blogs de humor e assuntos diversos. Pois bem, o bacana é que eles estabelecem conversações entre os blogs e se linkam. A comunidade inteira ganha com isso.

Como diz o meu pai, conhecimento não ocupa espaço, quanto mais conhecimento melhor. O fato de uma pessoa acompanhar o Inglês Online da Ana Luiza não quer dizer que vai parar de ler o EE. Quem gosta de tradução simultânea pode acompanhar o Tecla SAP, quem precisa ampliar o vocabulário lê as ótimas dicas do Denilso de Lima. Hoje é possível aprender inglês até no supermercado.

Gostaria de convocar os blogueiros da área de educação para escrever sobre a divulgação de blogs de educação. Espero que a iniciativa gere frutos e que isso possa ser o início de um movimento para tornar os blogs educativos mais relevantes na internet brasileira.

Blogueiros convocados:

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

Eu acredito na educação e você?

A lista acima vai aumentar, escreva sobre o tema e avise nos comentários.

See you!

Atualizado em 20/11/2010

Inclusão de links com os posts dos blogueiros convocados e inclusão dos sites de colegas que aderiram à campanha.

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 103 comentários