Expressões “down the road” e “down the street”: curiosidades e usos

Ao olhar para a expressão “down the road” é comum que a primeira impressão que se tenha seja a de “descida”. Obviamente, essa primeira noção está correta porque “down” é usado desta forma. Porém, devemos estar atentos já que não vai ser sempre que “down the road” vai indicar “descida”; pode ser que o sentido seja apenas o de “na rua”, “na estrada”, “mais adiante” e não o de “descer”. Em uma frase como “he was walking down the road“, a tendência natural é a de que um falante nativo do inglês a interprete simplesmente como “andando pela rua” ou “pela estrada” (sem a ideia de descida). Muitas vezes é necessário um contexto mais amplo para definirmos se o que se quis dizer foi realmente “descendo”. É por isso que o contexto é fundamental ao aprendermos uma segunda língua.

A mesma dica acima vale também para a palavra “street” na expressão “down the street“. Ah, e por falar nisso, quem não se lembra da música do filme Pretty Woman (Uma Linda Mulher), nele há um trecho com “down the street“: “Pretty woman, walking down the street, pretty woman…“, não é mesmo? Nesse caso, a “pretty woman” está simplesmente andando pela rua, não há nada que diga que ela está descendo, apesar do uso de “down“. Curioso, não é?

Bom, a nossa dica de hoje ainda não acabou. A expressão “down the road” pode ser usada no sentido figurado indicando “futuro”, por exemplo, “no futuro”, “futuramente”, “mais adiante”, “mais para frente”. Confiram os exemplos de uso a seguir.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

  • If you need it down the road, you know where you can get it. [ Se você precisar disto futuramente, você sabe onde conseguir. ]
  • Pitt said they plan to have children, but that’s down the road. [ Pitt disse que eles planejam ter filhos, mas mais adiante (no futuro) ].

Dica importante: não use “down the street” para falar de eventos futuros, prefira “down the road”.

Vamos agora a um exemplo do Jornal Americano ‘The Examiner’:

  • What are your plans down the road outside of football? [ Quais são seus planos para o futuro além do futebol americano? ]

Agora, pratique o seu inglês respondendo a pergunta de hoje:

What are your plans down the road?

Bom, pessoal, acho que por hoje é só. Espero que tenham gostado.

Até a próxima e bons estudos!

Donay

Donay Mendonça

Donay Mendonça é professor de inglês com anos de experiência no ensino de idiomas para jovens. Além de colaborar com artigos ele ainda é moderador do Fórum do English Experts.

Mostrar 24 comentários