Expressões “down the road” e “down the street”: curiosidades e usos

Ao olhar para a expressão “down the road” é comum que a primeira impressão que se tenha seja a de “descida”. Obviamente, essa primeira noção está correta porque “down” é usado desta forma. Porém, devemos estar atentos já que não vai ser sempre que “down the road” vai indicar “descida”; pode ser que o sentido seja apenas o de “na rua”, “na estrada”, “mais adiante” e não o de “descer”. Em uma frase como “he was walking down the road“, a tendência natural é a de que um falante nativo do inglês a interprete simplesmente como “andando pela rua” ou “pela estrada” (sem a ideia de descida). Muitas vezes é necessário um contexto mais amplo para definirmos se o que se quis dizer foi realmente “descendo”. É por isso que o contexto é fundamental ao aprendermos uma segunda língua.

A mesma dica acima vale também para a palavra “street” na expressão “down the street“. Ah, e por falar nisso, quem não se lembra da música do filme Pretty Woman (Uma Linda Mulher), nele há um trecho com “down the street“: “Pretty woman, walking down the street, pretty woman…“, não é mesmo? Nesse caso, a “pretty woman” está simplesmente andando pela rua, não há nada que diga que ela está descendo, apesar do uso de “down“. Curioso, não é?

Bom, a nossa dica de hoje ainda não acabou. A expressão “down the road” pode ser usada no sentido figurado indicando “futuro”, por exemplo, “no futuro”, “futuramente”, “mais adiante”, “mais para frente”. Confiram os exemplos de uso a seguir.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

  • If you need it down the road, you know where you can get it. [ Se você precisar disto futuramente, você sabe onde conseguir. ]
  • Pitt said they plan to have children, but that’s down the road. [ Pitt disse que eles planejam ter filhos, mas mais adiante (no futuro) ].

Dica importante: não use “down the street” para falar de eventos futuros, prefira “down the road”.

Vamos agora a um exemplo do Jornal Americano ‘The Examiner’:

  • What are your plans down the road outside of football? [ Quais são seus planos para o futuro além do futebol americano? ]

Agora, pratique o seu inglês respondendo a pergunta de hoje:

What are your plans down the road?

Bom, pessoal, acho que por hoje é só. Espero que tenham gostado.

Até a próxima e bons estudos!

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

Donay

Donay Mendonça

Donay Mendonça é professor de inglês com anos de experiência no ensino de idiomas para jovens. Além de colaborar com artigos ele ainda é moderador do Fórum do English Experts.

Mostrar 24 comentários