Como agradecer por uma boa resposta

Alessandro 3 11 91
Quando fazemos uma pergunta e recebemos boas respostas é normal, e até esperado, que a gente responda com um agradecimento. Essa é uma forma de retribuir todo o esforço de quem dedicou parte do seu tempo em nos ajudar.

No entanto, não sei se meus colegas do EE compartilham do mesmo sentimento, é frustrante receber uma mensagem de agradecimento sem o acompanhamento do voto.

O nosso sistema não conta mensagens de agradecimento em tópicos, apenas votos. Quando alguém vota em uma resposta ele ajuda o seu autor a ganhar mais reputação (pontos, medalhas etc), além disso a reputação é um forte indicador da qualidade de suas respostas.
resposta-mais-votada.jpg
Ao votar, você também ajuda futuros visitantes a identificarem as melhores respostas.

Como agradecer?

Não responda no tópico com mensagens de agradecimento, sempre use o botão Votar. Na página de voto é possível enviar uma mensagem privada para o autor, é nesse local que você pode descrever o quanto a resposta foi útil.
como-agradecer-form.jpg
Mesmo que você não queira enviar uma mensagem, apenas o voto é um agradecimento implícito.

O que acontece com mensagens de agradecimento?

As mensagens de agradecimento são excluídas pela moderação. Fazemos isso para manter os tópicos enxutos e mais fáceis de serem lidos por futuros visitantes.

E se eu quiser complementar a pergunta?

Nesse caso, fique à vontade para continuar a participar no mesmo tópico. Cada nova mensagem é bem-vinda e só irá acrescentar.

Sugestões e críticas são sempre bem-vindas!

TESTE DE NÍVEL Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
3 respostas
PPAULO 6 48 1.1k
Concordo. Internacionalmente é o uso em Foruns.
Acho que alguns podem não estar acostumados, embora gostemos a agradecer.
Mesmo sem que se vote (também até em sites internacionais, tenho visto isso muito no MrExcel, por exemplo). Sempre algum participante, ou moderador, avisa que se pode dar um "upvote" para o respondente (ou a resposta, se preferirem pensar assim).
Pessoalmente não acho frustrante (mas sou eu, cada um tem sua opinião e entendo), contudo reconheço que o voto pode dar mais um "peso" à resposta, uma espécie de validação talvez. Talvez até uma certa credibilidade, para um prospectivo aluno que esteja chegando (e com a mesma dúvida).
Talvez deixar o agradecimento lá por um dia (se não teve voto) fosse interessante, se possível. Levando em conta que alguém tomou o tempo de digitar e tentou ser gentil.
Por outro lado, deletar é realmente razoável, uma vez que, quem vem depois vai ler algo que pra ele pode não acrescentar em termos de aprendizado de inglês. Principalmente pra quem tiver pouca disponibilidade de tempo.

Talvez um meio termo seja acrescentar essa informação tal como foi divulgada aqui (com essas fotos ilustrativas) nas 'Regras da Casa' que o novo membro do Forum teria que ler e tomar conhecimento antes do registro.
É só á título de opinião, acho legal essa interação pedindo ideias e sugestões de tempos em tempos.
A implantação dessa metodologia, de uma forma ou de outra, vai ser útil.

E aconselho aos novatos, vote sim, quando achar que sua pergunta foi respondida de forma relevante, útil, construtiva, confiável e que somou bagagem ao seu conhecimento. De certa forma é uma interação também. E mais, não paga absolutamente nada pra isso! :-) Mas se esquecer não vamos te processar, relaxa!
Eu ia esquecendo! Voto não é coisa exclusiva dos Experts, alguém poderia pensar assim.
Votamos porque achamos sentido e baseados em critérios objetivos (como se fôssemos aquele que fez a pergunta), sintam-se à vontade para agradecer por sua resposta e mostrar que ela contribui para sua educação linguística.
Alessandro 3 11 91
Oi, PPAULO.

Sobre suas considerações.
Talvez deixar o agradecimento lá por um dia (se não teve voto) fosse interessante, se possível. Levando em conta que alguém tomou o tempo de digitar e tentou ser gentil.
Gostei da sua sugestão, faz sentido. Vou usar isso como boa prática na moderação.
Talvez um meio termo seja acrescentar essa informação tal como foi divulgada aqui (com essas fotos ilustrativas) nas 'Regras da Casa' que o novo membro do Forum teria que ler e tomar conhecimento antes do registro.
Outra boa sugestão. Fiz uma alteração no código para dar essa orientação para o autor do tópico. Ao final de cada resposta quem perguntou vê a seguinte mensagem:
alerta-agradecimento.jpg
Agora que o tópico aqui recebeu um complemento, faz sentido agradecer. :D Tks a lot!

Ps. Mensagens na seção "Novidades e Avisos" não podem receber votos!
PPAULO 6 48 1.1k
Boa ideia! Nós é que agradecemos pelo excelente trabalho em prol da comunidade de estudantes e fãs de inglês e de estudos de linguagens.
E no que puder nós contribuíremos com algum tijolinho na construção do conhecimento.
See ya around! ;-)