Como dizer "O que custa...?" em inglês

Contexto:

Eu sei que você está doente, mas o que custa você levantar para escovar os dentes?
Eu sei que você não tem muito dinheiro aqui agora, mas o que custava ajudar aquele menininho de rua?

MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
6 respostas
Ordenar por: Autor
  Resposta mais votada
25 137 1.7k
Para dizer o "o que custa?" em inglês, sugiro "what's the harm in...?". Confira exemplos de uso.

''What's the harm in trying? Someone very experienced in the dream walk might be able to make Starbride see the truth.''
''Helen looks at Brian and rolls her eyes. “She's insisting that no amount of makeup will make a difference. I don't agree.” Brian shrugs. “What's the harm in trying?''

Bons estudos.
AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
6 51 1.4k
One way to translate #2 into English:

Even if you are broken/on a budget, you could have helped the street child/homeless boy...etc. (could be other kinds of disadvantaged people, or worse off than you/he/she.)
6 51 1.4k
Even if - ainda que, mesmo se, mesmo que, (no nosso caso- "ainda estando sem dinheiro, ainda que esteja liso, na pindaíba, etc...)

Further examples to complement this answer:
http://www.linguee.com.br/ingles-portug ... en+if.html
Então significa que esta expressão não existe em inglês? porque "even if" literalmente significa " mesmo se"
Obrigado pessoal.
CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
9 67 609
Also,

What's the trouble / problem...

Eu sei que você está doente, mas o que custa você levantar para escovar os dentes?
I know you are ill, but what's the trouble getting up and brushing your teeth?

Eu sei que você não tem muito dinheiro aqui agora, mas o que custava ajudar aquele menininho de rua?
I know you haven't got much money with you right now, but what was the trouble/problem helping that little boy on the street?
ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina vários macetes para você nunca mais se confundir na hora de dizer as horas em inglês. ACESSAR AULA