I'm going to do something x I'm doing something tomorrow

Olá a todos!

Há alguma preferência gramatical nas expressões "she's going to watch TV this evening" e "she's watching TV this evening"?

Outra coisa, quando é muito evidente que algo irá acontecer (estou indo de roupão e toalha em direção ao banheiro) é correto dizer que eu poderia usar o "going to do"? Por exemplo: I'm going to take a bath (seria o correto?) e I'm taking a bath (incorreto?).
MENSAGEM PATROCINADA Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 15 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores e linguistas certificados. O resultado sai na hora e com gabarito.

Clique aqui para iniciar o Teste Online!
Avatar do usuário Izabella Bruno 625 3 10
Hey Atleticano,
Going to é utilizado para ações que estão prestes a acontecer ou que irão acontecer (a curto prazo).
Gosto de sempre traduzir pra que as pessoas entendam:
I'm doing homework. Eu estou fazendo tarefa de casa.
I'm going to do homework. Eu estou indo fazer tarefa de casa.

Quando usamos o verbo+ING após o TO BE é para indicar ações que estão acontecendo no exato momento:
I'm eating! Eu estou comendo!

Espero ter ajudado!
Hugs!
Avatar do usuário Juliana Rios 18850 21 98 389
Complementando:

A forma VERBO + ing é frequentemente empregada para indicar ações futuras certas, ou em que há elevado grau de certeza quanto sua realização. A forma tende a indicar maior certeza do que aquela exprimida pela forma "going to". Ex.:

"We're leaving tomorrow at six". (Vamos sair...)
"I'm not telling him what happened". (Não vou contar...)
"We're going back right now". (Vamos retornar...)

Quanto ao uso da forma na frase citada, eu não diria que apenas "going to" é possível, mas eu favoreceria seu uso quando a ação está prestes a acontecer e não há uma indicação explícita quanto ao momento da ocorrência no futuro, como é o caso.
Muito obrigado pelas ótimas respostas!!