O que é Fake News?

780 3 20
Depois da eleição do Donald Trump, virou moda o termo fake news cuja tradução é notícia falsa.

Quem melhor descreveu seu significado até agora, na minha opinião, foi o Luciano Pires do portal Café Brasil:
...o termo diz respeito a sites e blogs que publicam intencionalmente notícias falsas, imprecisas ou simplesmente manipuladas, com a intenção de ajudar ou combater algum alvo, normalmente político. Eles também copiam notícias verdadeiras de outros veículos, mas mudam as manchetes, alterando o sentido ou colocando algo sensacionalista para atrair leitores.
O estopim foi a publicação pelo The Washington Post da entrevista que fizeram com Paul Horner, que possui um império de sites que publicam noticias falsas no Facebook. Nela ele diz categoricamente: "Eu acho que Donald Trump está na Casa Branca por minha causa" confirmando que as notícias falsas publicadas por ele ajudaram Trump vencer a eleição presidencial americana.

Segundo o The Guardian, o uso de fake news está crescendo rapidamente para desqualificar de forma exagerada e por pessoas com aspirações políticas, todo tipo de notícia. E alerta que é necessário atenção redobrada para reconhecer e combater esse tipo de ação.

O Facebook, principal veículo onde as fake news são disseminadas, anunciou a criação de projeto para combater notícia falsa e promover o jornalismo.

Se você não quer ser uma vítima, confira algumas maneiras sugeridas pelo Luciano Pires de identificar e se proteger contra as fake news:
Cambly Brasil - Mensagem Patrocinada Descubra seu nível de inglês em 15 minutos! - Converse grátis por 15 minutos com um professor e verifique como está o seu inglês.

Começar agora!
2 respostas
Ordenar por: Data

Resposta aceita Resposta aceita
3590 3 11 83
Algo que infelizmente costuma acontecer também em tempos de eleições é a whispering campaign. Onde os candidatos espalham rumores, notícias falsas e fofocas a respeito de seus adversários.

Exemplo:

He was the target of a whispering campaign started by his political rivals.

57715 6 43 1027
Fabricated news/made up stories/concocted stories would fit the meaning in such case, the irony is that The Guardian seems like having jumped into the bandwagon. Unwillingly certainly, as the majority of others mainstream media outlets. :-)

Ref. theaustralian