Imersão em inglês no Brasil

Foto imersaoOlá, amigos do English Experts! É muito comum ouvirmos as pessoas dizerem, ou até mesmo nos pegarmos dizendo que só aprendemos inglês corretamente quando moramos fora do Brasil. Essa afirmação não é verdadeira, já que temos muitos casos de pessoas que falam um excelente inglês sem nunca ter saído do país.

Claro que morar fora (leia-se, em um país de língua inglesa) proporciona muitos benefícios, o maior deles é a imersão no idioma a ser aprendido, o que é mais difícil de atingirmos em nosso país. Temos também a questão cultural, mas isso é assunto para um outro post.

Por hora, vamos analisar qual é a dinâmica de estarmos imersos no idioma em um país de língua inglesa.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Nosso aprendizado é acelerado porque temos inúmeras oportunidades de interagir com nativos naquele idioma, e ouvimos repetidas vezes as mesmas palavras e expressões sendo utilizadas em uma variedade de contextos diferentes, como na TV, rádio, no mercado, e em outros lugares.

Se formos comparar, são limitadas as nossas oportunidades de praticar aqui no Brasil, como aulas de inglês em escolas e até mesmo auto-estudo. Raramente encontramos situações reais para interagir com estrangeiros em um contexto autêntico. Quem mora em cidade pequena ou onde o turismo não é forte sabe bem do que eu estou falando.

A internet ajudou a diminuir as limitações dessa interação nos últimos anos, mesmo assim, diálogos na “vida real” são necessários, especialmente para quem estuda online. Eu já falei isso aqui em outras oportunidades.

Uma forma de imitar a experiência em um país de língua inglesa é fazer uma imersão por alguns dias em nosso país mesmo. O maior benefício não é o volume de informações que se aprenderá, e sim a perda de inibição e ganho de confiança para falar inglês. É uma combinação de experiência autêntica com estudo dirigido.

Entendo que o investimento pode parecer alto, mas acho que a experiência é válida. Além disso, fica muito mais barato do que viajar. O nosso colaborador Daniel Bonatti, já conhecido de muitos aqui (Podcast 17), desenvolveu uma imersão feita aos finais de semana, próxima a cidade de São Paulo. O objetivo é justamente propiciar ao participante uma experiência autêntica com uma mescla de professores nativos e brasileiros. Conversei bastante com ele sobre o assunto e achei a proposta do LivEnglish muito interessante. Pode ser que eu participe ;-)

Outra vantagem de uma imersão desse tipo é o ambiente relaxado no qual se desenvolve o idioma. Diferente de uma sala de aula, o participante pratica o inglês de forma natural: conversando, caminhando, comendo, assistindo filmes e até mesmo praticando esportes ou atividades ao ar livre.

Você já fez uma imersão? Se sim, como foi a sua experiência?

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

Aguardo comentários!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 32 comentários