Indicação de Livros e Como Comprar um Bom Dicionário

Oi, pessoal. Hoje eu recebi um e-mail de um amigo, acredito que tanto a pergunta quanto as minhas repostas poderão interessá-los. Portanto sem mais delongas, segue abaixo o referido texto.

Saiba já o seu nível de inglês - Converse grátis por 15 minutos com um professor e verifique como está o seu nível de inglês. Perder o medo de se comunicar é o primeiro passo para a fluência. Cadastre-se na Cambly e experimente o método sem compromisso.
Iniciar Conversação

Olá, Alessandro. Mais uma vez parabéns pelo seu blog. Gostaria de uma ajuda. Hoje estarei indo a uma livraria comprar um ou dois livros para me auxiliar no processo de aprendizagem do inglês. Costumo ler artigos fáceis em inglês e depois traduzi-los e tentar entende-los. Escuto música em inglês, filmes legendados e depois sem legenda ou com legenda em inglês, tudo para auxiliar o meu processo. Me considero de nível básico.

Você está no caminho certo se continuar com este empenho em pouco tempo estará falando fluentemente. A metodologia é importante no aprendizado, porém o empenho e a motivação são mais.

Estava em pensando em comprar uma gramática, um livro e um dicionário bom Inglês-português e português-inglês. Consegui baixar uma gramática na internet “Essential Grammar In Use – R. Murphy” Você me recomendaria outra? Ou essa é boa?

Apesar de não ter esta gramática já ouvi falar muito bem dela. Acredito que li alguma indicação no site English Made in Brazil. Se eles estão indicando eu não ouso duvidar, portanto pode comprar sem medo. Agora vai uma opinião pessoal, não se apegue muito à gramática, as regras são importantes para um idioma, mas utilize a gramática mais como um tira teima ou quando você estiver com dúvida em determinada regra. Eu não recomendo estudar a partir de gramática, você pode aprender num primeiro momento, mas depois esquece fácil, isso acontece porque o aprendizado não foi baseado em fatos do dia dia.

Estava pensando em comprar o livro “Como não aprender Inglês”, que já vi que no seu blog você recomenda…

O livro “Como não aprender Inglês” foi o primeiro que eu comprei no gênero “tira dúvidas”. Valeu cada centavo investido, o livro é muito bom. Você vai perceber que ele é voltado exatamente para o aluno curioso que não se contenta com as explicações dos professores. Ele é recheado de esclarecimentos para pessoas que falam o Português e querem aprender Inglês.

Também vi um outro livro, porém gostaria de sua opinião “15 minutos inglês – Jane Wightwich” acompanha dois Cds. O que você acha?

Não conheço esse livro, portanto não posso falar sobre ele. Alguém aqui já leu? Por favor, nos conte nos sobre este livro.

A Revista Speak Up para tentar acompanhar e me familiarizar com a língua.

Eu compro esta revista todos os meses há 2 anos. “É a melhor”.

Você tem dificuldade de se lembrar das palavras e expressões em inglês? Tem a impressão que o esforço não está dando resultado? Você pode estar estudando inglês da forma ineficaz! Aprenda as técnicas utilizadas por aqueles que se tornaram fluentes. Experimente por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts.

E a última dúvida…

Um dicionário bom e que eu possa utilizá-lo para determinadas situações. Falaram-me os das editoras Longman, Oxford, Cambridge são bons, porém qual especificamente? Poderia me dar uma indicação? Já pesquisei na internet, mas parece que há tantos para determinadas situações, negócios, só viagens e tal. Queria um Universal, pode me ajudar?

Todos esses dicionários são consagrados no mercado. Mas segue algumas que devem ser observadas quando você for comprar um.

  1. Verifique se o dicionário contém a ortografia fonética, ou seja, aquelas letras estranhas que aparecem na frente dos vocábulos. Se você aprender como se usa este recurso conseguirá pronunciar corretamente as palavras sem precisar da ajuda de ninguém.
  2. Se você já tiver um bom conhecimento de Inglês tente comprar um dicionário English-English, ou seja, a explicação dos verbetes virá em Inglês mesmo, assim você vai aprender mais rápido sem a interferência do Português.
  3. Verifique se os verbetes vêm com exemplos de uso. Isso é muito importante. De nada adianta saber o significado de uma palavra sem saber como utilizá-la adequadamente.
  4. Além de um dicionário de verbetes compre também outros especializados em Slang e Phrasal Verbs. Eu recomento o o Michaelis – Dicionário de Phrasal Verbs.

Desde já agradeço pela atenção.

Atenciosamente
Vitor Hugo

Espero ter ajudado com essas considerações. Se alguém tiver alguma dica para o Vitor, os comentários estão liberados.

See you!

Hora de Praticar

O nosso parceiro está oferecendo 15 minutos de Aula Grátis para você colocar em prática o que acabou de aprender. Não perca essa oportunidade.

Acessar Código Promocional

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 16 comentários