Kit de Estudos de Inglês

Kit de Estudos de Inglês

Utilizo em meus estudos uma técnica que deu muito certo para o meu perfil. Tenho a impressão que encontrei o mapa da mina para aprender não só o inglês, mas qualquer idioma que eu tiver interesse. Neste primeiro artigo apresento a foto do meu Kit de Estudos.

Kit de Estudos-1

  1. Notebook com acesso à Internet
  2. MP3 Player (qualquer modelo, não precisa ser um iPod)
  3. Fone de ouvido auricular
  4. A transcrição impressa do seu podcast favorito

Como utilizar o Material

Quem estuda por conta própria sabe o quanto é importante investir em livros, mas esse é assunto para um outro post. Hoje vou explicar como cada item do meu kit é utilizado.

Faça uma Aula GRÁTIS de inglês com um professor de nativo e avalie se você é capaz de se comunicar com um estrangeiro.
Começar agora!

1 – Notebook com acesso à Internet

É fácil encontrar informação sobre qualquer assunto apenas com alguns cliques, porém há um perigo nisso tudo. Muitas vezes o grande volume de informação na Internet nos deixam perdidos, é importante ter foco e escolher poucos sites para acompanhar. Não adianta ler tudo o que é publicado em 100 sites de idiomas, lembre-se, quantidade não quer dizer qualidade.

Escolhi o fórum do EE para passar a maior parte do tempo. Sempre deixo uma aba do navegador aberta no fórum para acompanhar as perguntas e respostas dos participantes. Eu também envio perguntas e quando posso ajudo o pessoal. Vale a pena!

2 – MP3 Player (qualquer modelo, não precisa ser um iPod)

Estudar inglês com um MP3 Player pode ser mais eficaz do que estudar na frente do computador. Como eu disse anteriormente a Internet é cheia de armadilhas. Duvida? Eu desafio você a ficar 10 minutos lendo o conteúdo de apenas um único site. Provavelmente nesse tempo alguém vai te chamar no Skype, no Facebook e você vai ler alguma mensagem no twitter e por aí vai.

O MP3 Player é o meu companheiro nos estudos off-line, por isso faço questão de ter dicionários e livros fisicamente (digo: em papel). Tem dia que eu nem chego perto do computador, prefiro estudar na mesa, à moda antiga.

– Eu já tenho um MP3 Player e agora?

Agora é só escolher um bom podcast para seguir. Encontrar um podcast que esteja de acordo com o seu nível nem sempre é uma tarefa fácil, eu já falei sobre isso aqui no blog.

Um bom programa de podcast é aquele que você entende sem dificuldade. Se você ouve um podcast e entende apenas 50% do que está sendo dito, quer dizer que está desperdiçado metade do seu tempo.

Escolha um programa que você consiga entender sem a necessidade de dicionários ou transcrições. Isso vai te dar mais liberdade para aprender, já que não será necessário “parar” para estudar, você poderá aliar por exemplo, atividades domésticas ao estudo. Eu ouço podcast durante a caminhada diária, na academia, lavando louça e etc. Apareceu um tempinho vago, nem que seja 10 minutinhos, eu já pego o MP3 Player.

– Qual Podcast você ouve?

Para iniciar, eu escolhi seguir o ESLPod, ele é ótimo para que ainda está se adaptando à essa metodologia que estou apresentando. O Dr. Jeff McQuillan narra os textos bem lentamente o que facilita o entendimento das palavras e a obtenção de vocabulário novo. Recomendo fortemente o ESLPod para estudantes do nível intermediário.

3 – Fone de ouvido auricular

Uso um fone de ouvido auricular para acompanhar cursos, programas e palestras em inglês. Eu paguei R$ 55,00 reais por esse da foto acima, o investimento valeu a pena. Recomendo para quem estuda em ambientes com muita poluição sonora.

O fone que uso hoje isola o som, o que ajuda muito na concentração, mesmo quando não estou ouvindo nada permaneço com ele no ouvido. Acredite, as pessoas evitam te interromper quando você está com um fone de ouvido. Faça o teste!

4 – A transcrição impressa do seu podcast favorito

Como eu já disse escolhi o ESLPod para seguir. A vantagem dele é que além de poder baixar o podcast gratuitamente o site ainda disponibiliza a transcrição do texto principal. A transcrição do podcast na íntegra é paga, mas acho vale a pena o investimento.

Como usar a Transcrição

Como já foi dito, eu escolhi um podcast que tenho facilidade de entender, isso ajuda muito na hora de estudar. Consigo entender 95% do que é dito, os outros 5% são compreendidos pelo contexto. Perceba que até mesmo com o português isso acontece, nem sempre entendemos tudo que lemos ou ouvimos, mas a compreensão do todo é alcançada por conta do contexto.

Se você estudar dessa forma todos os dias, é bem provável em menos de 6 meses você será capaz de entender razoavelmente bem o idioma inglês. Como exemplo vou usar o Episódio 55 do ESLPod. Quer testar a metodologia? Então siga os passos abaixo:

1 – Clique aqui faça do download do arquivo mp3 do Episódio 55 do ESLPod. Na página, basta clicar com o botão direito em “Download Podcast”, escolher “Salvar Destino Como…” e salvar o arquivo em uma pasta em seu computador.

2 – Imprima a transcrição do podcast que está na mesma página onde você fez o download. Aqui vai uma dica muito importante, copie a transcrição do podcast e cole no Word. Depois formate de uma forma que fique agradável para ler e também fique bonito no papel. Parece frescura, mas a nossa mente costuma gravar melhor aquilo que agrada nossos olhos. Veja abaixo como eu faço a formatação para a impressão.

3 – Ouça pelo menos uma vez o podcast sem o auxílio da transcrição impressa. Preste atenção no tema principal e na pronúncia do apresentador.

4 – Ouça o podcast novamente só que agora sublinhando com uma caneta as palavras e expressões que desconhece ou ainda não fazem parte do seu vocabulário ativo. Costumo grifar aquelas palavras, expressões e collocations que ainda não uso no dia a dia. Faço isso para depois tentar colocar em prática o novo vocabulário.

5 – Faça um estudo mais aprofundado das palavras expressões grifadas. Gosto de buscar no dicionário os símbolos fonéticos e algumas vezes também uso a “escrita normal” para facilitar na hora de lembrar como a palavra é pronunciada. Em alguns momentos também uso da tradução para o português.

6 – Ouça a parte do diálogo mais uma vez. O diálogo do podcast dura aproximadamente 5 minutos. É rápido.

7 – Por fim, leia em voz alta a transcrição. Se preferir grave a sua voz e ouça depois. Eu costumo inclusive mostrar a gravação para amigos na internet e peço que eles avaliem a minha pronúncia.

Veja como fica a impressão depois dos estudos:

É isso galera. Essa foi a melhor metodologia de estudos que já utilizei. Dá um bom resultado.

Happy studying!

Ainda precisa de ajuda?

Configura algumas opções:

  1. Envie sua questão em nossa comunidade;
  2. Pergunte a um professor: 15 minutos de aula grátis!
Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro é fundador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 60 comentários