Work Out: O que Significa este Phrasal Verb?

Já foi dito aqui que os phrasal verbs são essenciais no aprendizado do inglês e que sem eles simplesmente não dá para se ter o domínio adequado e suficiente do idioma. Quando eu me dei conta disso, muuuito tempo atrás, adquiri uma vontade quase incontrolável de sair aprendendo todo tipo de phrasal verb que encontrasse pela frente. Resultado: acabei perdendo um pouco do meu precioso tempo na época. Apesar de ser fundamental sabermos estes verbos no inglês, temos que ter cuidado para não gastarmos tempo com aqueles que, a curto e médio prazo, não vão ajudar muito. Devemos estar atentos ao que é mais importante e mais usado no idioma primeiro, para ganharmos tempo e, com isso, obtermos melhores resultados, o que acaba sempre motivando a continuarmos e avançarmos nesta jornada rumo à fluência.

Você quer um phrasal verb importante? Então aí vai. Apresento a você leitor do English Experts, nada mais, nada menos do que o todo poderoso “work out”.

Não espere encontrar apenas uma tradução para “work out”, pois ele é utilizado em contextos diversos, com significados bastante abrangentes. Entre eles, podemos mencionar: resolver, solucionar, elaborar uma solução, dar certo, funcionar, fazer exercício físico (malhar) e também entender.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Confira os exemplos de uso a seguir e entenda melhor na prática o que acabei de dizer aqui a você.

  • I don’t know how you’re going to get there. You have to work that out for yourself. [Eu não sei como você vai chegar lá. Você tem que resolver isso sozinho. Você tem que se virar.]
  • Our plan worked out perfectly. [Nosso plano funcionou perfeitamente.]
  • We broke up because things didn’t work out between us. [Nós terminamos o relacionamento porque as coisas não deram certo entre a gente.]
  • Despite some difficulties, everything worked out well. [Apesar de algumas dificuldades, tudo deu certo.]
  • Things don’t always work out the way you want them to. [As coisas nem sempre saem da maneira que você quer.]
  • I’m trying to work out a way to do it. [Eu estou tentando elaborar uma maneira de fazer isto.]
  • She worked out the problem on a piece of paper. [Ele resolveu o problema (de matemática) em um pedaço de papel.]
  • She works out at the gym twice a week. [Ela malha na academia duas vezes por semana.]
  • He does these crazy things, and I just can’t work him out. [Ele faz coisas malucas, eu simplesmente não o entendo.]

Continuado a dica (quanto mais informação, melhor, não é?), “work out” pode ser utilizado também como substantivo. Neste caso, o sentido mais comum para ele é “sessão de exercícios físicos”, que chamamos informalmente de “malhação”. Outra coisa: escrevemos “work” sem separar de “out“, “workout“. Vamos aos exemplos abaixo.

  • Her workout includes running on the treadmill and lifting weights. [A malhação dela inclui correr na esteira e levantar pesos.]
  • She does a 20-minute workout every morning. [Ele faz uma sessão de exercícios físicos de 20 minutos toda manhã.]

Antes de terminar o post, gostaria de convidar você a assistir o vídeo abaixo (sugestão de Henry Cunha) com a música dos Beatles, “we can work it out”, que pode ser traduzida como “nós podemos dar um jeito nisto”. Trata-se de um clássico – música – de fácil entendimento que costuma não sair da cabeça (catchy song). Confira então.

Agora é a sua vez de participar e colocar em prática o que viu. Traduza as sentenças a seguir.

  1. I hope things work out well for you.
  2. Mom, I have a problem. ‘Don’t worry. I’ll work it out.’

Bom, acho que por hoje é só. Espero que tenham gostado. Bons estudos e até a próxima.

Aprenda mais sobre o assunto

  1. Exercício: Texto em Inglês com Phrasal Verbs – Verbos Frasais
  2. A lista dos 85 phrasal verbs mais usados no inglês
  3. Work x Job: Como utilizar

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

Donay

Donay Mendonça

Donay Mendonça é professor de inglês com anos de experiência no ensino de idiomas para jovens. Além de colaborar com artigos ele ainda é moderador do Fórum do English Experts.

Mostrar 13 comentários