Pronúncia do inglês: Entendendo a Sílaba Tônica

Ouço muito dos meus alunos a seguinte frase: “A minha dificuldade com o inglês é pronunciar as palavras corretamente.” Ouço  isso, principalmente, de alunos que começaram a estudar inglês já adultos, eles são aqueles que normalmente têm mais dificuldade com a fala, até por uma questão de uma rigidez maior das articulações já completamente formadas. No caso do inglês ainda há um agravante por ser uma língua sem acentuação, dessa forma é preciso estar atento a algumas regras.

Existe um grupo de palavras que dependendo da sua classe gramatical terá pronúncia diferente. Vejamos, a palavra “record”. Quando ela é um substantivo (disco) dizemos “a record” e se for o verbo (gravar) dizemos “to record”.

Selecionei os casos mais importantes de palavras que podem ser substantivos ou verbos. Note que no caso dos substantivos a sílaba tônica fica na sílaba inicial, quando são um verbo fica na sílaba seguinte:

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

  • A rebel – to rebel ( um rebelled – se rebelar)
  • A conflict – to conflict (um conflito – conflitar)
  • A produce – to produce (um produto – produzir)
  • A contest – to contest (uma competição – entrar em conflito)
  • A graduate – to graduate (um aluno da pós-graduação – se formar)
  • A permit – to permit (uma permissão – permitir)
  • A convert – to convert (um convertido – converter)

E então? Preparado(a) para trabalhar as articulações?

Mônica

Mônica Bicalho

Mônica Bicalho é brasileira. Além de 20 anos de experiência em sala de aula é examinadora certificada da Universidade de Cambridge. Atualmente trabalha como supervisora pedagógica e professora do curso Meuinglês.

Mostrar 19 comentários