Vou aprender a falar inglês na Faculdade de Letras. Será?

Vou aprender a falar inglês na Faculdade de LetrasOlá pessoas atenciosas, que escreveram para mim, responderei nesta mensagem o que muitos indagaram no meu artigo “Cursos de Faculdade: Letras e Tradução/Intérprete”, já pedindo desculpas antecipadas, se não o fiz antes. Tenho uma vida super-corrida e apesar do gentil convite do Alessandro, não arrumei tempo para freqüentar assiduamente o maravilhoso blog que ele criou.

Obrigada por suas palavras, sou uma boa profissional, sim, mas é obrigação, não é qualidade. Não poderia lhes indicar uma boa faculdade para que dominem o idioma inglês, pois até onde conheço, não há uma faculdade com este tipo de curso, objetivando a esta qualificação.

Nunca mais esqueça uma palavra, expressão ou phrasal verb em inglês, use a Ferramenta Meu Vocabulário: clique aqui e comece agora!

No Brasil, como menciono no artigo, as faculdades de TI (Tradução – Interpretação) não estão qualificando os alunos no idioma inglês, mas sim, capacitando os que já possuem inglês na atividade da tradução e/ou interpretação.

Pense nos seus (recentes) professores do ensino médio: eles sabiam falar inglês? Ou apenas ensinaram a gramática e uma traduçãozinha básica? Pois bem, eles foram capacitados a ensinar o inglês escrito e lido, mas não foram qualificados para a fala e a compreensão, razão porque não ensinam estas duas habilidades.

O caminho para o domínio do idioma inglês, ainda é o de matricular-se em cursos livres, ser um EXCELENTE aluno, aquele que se interessa, faz ‘homework’, ouve música com atenção, vê filmes e seriados na TV paga, com foco no desenvolvimento de vocabulário e aprimoramento de compreensão/listening’ praticando a técnica do ler a legenda E SEGUIR o que se fala, para ampliar o vocabulário. Do tipo que quando se lê e está ouvindo, você fala para si mesmo “Ah, é assim que se fala isso…”. Ou seja, você leu e ouviu a expressão: juntou duas coisas importantes. Tem gente que fala: “Mas se leio, não escuto, não presto atenção”. Bom, aqui estou eu dizendo: “Dá pra adquirir a técnica e é ótimo tentar, pois desenvolve mesmo”!

O Alessandro é um exemplo de EXCELENTE aluno, que ama o idioma e provou isto, com a criação deste fantástico blog e mais o fórum que funciona tão bem. Ele sabe o que quero dizer com interessar-se e o quanto esta palavrinha faz diferença, para quem quer aprender inglês.

Costumamos brincar, nós professores, quando vemos um aluno assim interessado e que se destaca em sala de aula: “Estamos formando mais um professor de inglês”. É uma brincadeira, mas cheia de verdade: todo professor de inglês hoje, foi excelente aluno ontem. E cresceu, não tem erro nesta fórmula!

Sobre a força da TV por assinatura, conto aqui uma estorinha para vocês: houve uma época difícil em minha casa, financeiramente falando e tínhamos que optar pelos cursos de desenvolvimento que nossos filhos faziam. Cortamos a escola de inglês, mas optamos por manter a TV por assinatura, pois os filhos estavam desenvolvendo ótimo listening e um excelente inglês falado, só de acompanhar os seriados na TV paga. E após alguns anos, tivemos certeza de que tínhamos acertado.

Conhecem o ditado “casa de ferreiro, espeto de pau”? Pois bem, mesmo sendo professora, teve época que não tinha tempo para dar aulas formais aos meus filhos, optei pela flexibilidade de horário que eles tinham e a TV proporcionava. No final deu certo.

Então, não procurem a faculdade para fazê-los dominar o idioma inglês. Comece ali na esquina, há tantas escolas de inglês. Vão galgando estágios e crescendo e usando o inglês desde a primeira aula. Se forem para uma escola, que lhes informem que aprenderão a falar após algum tempo, ou que isto acontecerá em outro estágio, caiam fora! Aprende-se a falar desde a primeira aula, pode ser uma única frase por aula, mas o aluno sai FALANDO, um pouquinho a cada aula. Não é primeiro a gramática e depois a fala: é tudo junto!

Assim como ‘homework’ é em casa e TODOS OS DIAS! Imprescindível!

I hope I helped some people with my words.

xoxo (hugs and kisses)

Nilza – Aba Textos – Tradução Revisão e Digitação

Aprenda mais

Aprenda inglês com as técnicas e métodos ensinados pelos Experts. Clique aqui e conheça nosso curso de inglês online.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

11.jpg

Nilza Dimambro

Nilza Dimambro leciona a disciplina de inglês na universidade. Trabalha como tradutora em sua empresa a ABA Textos Traduções.

22 comentários

  • 21/05/10  
    Aline diz: 1

    Hello there…

    I’m 19 years old and I was studying business administration and I stoped in third to four years. So… I always liked much to learn and teach what I know about English, it makes me feel so good.
    After search about another course I just think to do Letter English, surely will be enjoy to do what I realy like.
    I believe that I can improve my English faster practing alone every day all time… When I don’t know some word I try to guess, after search on google translator and little while I’m enriching my vocabulary, I read the New York Times every day, watch movies just using Listening and Legend in English, we can learn using tecnology by computer too. I hope just improve my grammar at University cause any school be able to teach English, but talk fluently ourselves need to got along the time.

  • 01/03/16  
    Ylsara Oliveira diz: 2

    Hello peoples..
    well, I studied English for three years , and chose English letters because I was confident with this course I did. but for those who never attended I think need not fear , the secret is just to study and that everything will work depending on your effort.

1 2 3