Go downhill: Como utilizar essa Expressão?

Go downhill: Como utilizar essa Expressão?

Vamos começar a dica de hoje com um breve diálogo. Vamos lá.

Josh: How about going to our favorite pizza place tonight?
Anna: Josh, I don’t think it’s a good idea.
Josh: Why not? What’s wrong?
Anna: That place is going downhill. We should try another one. The last time I went there, it was dirty and full of smoke.

Saiba mais sobre tempos verbais em inglês. Baixe o guia grátis da English Live: Tempos Verbais em Inglês. Nele você encontrará mais informações sobre quais são os tempos verbais, quais são as diferenças gramaticais entre eles e como utilizá-los de maneira correta. Clique aqui e saiba como baixar!

Gostaria de fazer a seguinte pergunta a você: na frase do diálogo acima entre Josh e Anna, “that place is going downhill”, você saberia dizer o significado exato de “go downhill”?

Bom, o contexto nos dá boas pistas, não é mesmo? Mas, se ainda assim você não entendeu ou não tem certeza do que significa esta expressão, pode ficar tranquilo, vai aprender agora. Basta continuar lendo.

Ao pé da letra, “down” pode ser traduzido como “para baixo”; “hill” equivale a “morro”, “colina” ou “ladeira”; “go” é o verbo “ir”. Então, juntando tudo, temos algumas possibilidades de interpretação comuns, como “ir morro abaixo”, “ir ladeira abaixo” e “descer o morro”. Acredito que estas três traduções literais possam, de certa forma, nos ajudar a entender o sentido figurado de “go downhill”, que é “cair na qualidade”, “piorar”, “piorar na qualidade”, ou, mais informalmente, simplesmente “cair” – muito comum ao se falar de coisas e lugares (lojas, restaurantes, etc). Acho que agora ficou fácil deduzir o que a Anna disse ao Josh, não é verdade?

Por falar nisso, quem gosta de ciclismo, provavelmente deve ter se lembrado do evento “Downhill (mountain biking)”, que é uma forma de ciclismo que consiste em descer o mais rapidamente possível um dado percurso – muito popular mundo afora, criada na Califórnia na segunda metade da década de 70.

Bom, agora que estamos por dentro do que é “go downhill”, vamos a mais alguns exemplos de uso para que possa entender melhor o que foi dito aqui hoje. Confira abaixo.

  • This restaurant has really gone downhill. [Este restaurante caiu muito.]
  • This industry is going downhill. [Esta indústria está piorando.]
  • The service has gone downhill under the new owner. [O atendimento tem caído na qualidade com o novo dono.]
  • I was going downhill and my brakes failed. [Eu estava descendo o morro e meus freios falharam.]

Agora é a sua vez de participar. Passe as sentenças para o inglês e pratique o que aprendeu.

1. A loja caiu muito na qualidade.
2. Nós estamos descendo a ladeira rápido.

Acho que por hoje é só. Espero que tenham gostado. Bons estudos e até a próxima.

Donay

Donay Mendonça

Donay Mendonça é professor de inglês com anos de experiência no ensino de idiomas para jovens. Além de colaborar com artigos ele ainda é moderador do Fórum do English Experts.

Mostrar 10 comentários