Efeitos Colaterais da Overdose de Estudos

Efeitos Colaterais da Overdose de Estudos

Iguitars comenta: “Olá, amigos! Comecei meus estudos de inglês há 2 meses, estou muito satisfeito porque eu senti que meu inglês melhorou drasticamente em todas as habilidades: listening, speaking, writing and reading. Acontece que meus estudos são intensivos, eu somente estudo de manhã, então eu fico absolutamente a tarde inteira e quase a noite inteira, ouvindo, ouvindo e ouvindo e falando comigo mesmo em inglês. Acontece que de alguns dias pra cá, venho notando algo estranho, quando eu estou longe da TV e ouço o áudio de longe, de PROGRAMAS BRASILEIROS, eu entendo como se fossem em inglês, isso é muito esquisito e está me preocupando bastante. Isso já aconteceu com alguém?”

Saiba já o seu nível de inglês - Converse grátis por 15 minutos com um professor e verifique como está o seu nível de inglês. Perder o medo de se comunicar é o primeiro passo para a fluência. Cadastre-se na Cambly e experimente o método sem compromisso.
Iniciar Conversação

Iguitars, infelizmente tenho que informar que você está ficando louco. Procure ajuda médica o mais rápido possível, a sua situação poderá piorar bastante se não for tratado. Calma calma, é brincadeira (It’s just a joke).

É interessante ver como a gente vai passando por fases bem parecidas durante os estudos. Primeiro começamos a estudar, nos primeiros dias vem a empolgação, porque é muita informação nova e interessante. Depois vem o chamado Platô, onde bate aquele desânimo e começamos a “achar” que paramos de aprender e não vamos conseguir avançar. Por fim vem um novo gás nos estudos e tomamos gosto pela coisa. Estudar todos os dias torna-se um hábito e passamos a ver o idioma inglês em tudo.

Não se preocupe, isso acontece com todo mundo, principalmente quando estamos muito motivados e passamos a estudar várias horas por dia. Eu também já passei por fases assim, até a conversa de amigos parecia inglês legítimo. Fora os sonhos em inglês – nos sonhos eu sempre falava como um nativo, muito bacana isso. A leitora Flávia também já passou por uma situação parecida e inusitada:

Uma vez tinha uns estrangeiros aqui no escritório. Passei a manhã conversando com eles, e depois saí para almoçar. No elevador, tinha um pessoal falando umas coisas estranhas, enquanto que eu ainda estava com a cabeça lá na conversa que eu tinha tido com os gringos. Saí do elevador e perguntei pro meu colega: “que língua aquele pessoal tava falando?”. Ele me olhou com a maior cara de piedade do mundo e respondeu: Português, Flávia, Português!

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Só gostaria de fazer um alerta, ao invés de passar tanto tempo estudando tente parar um pouco entre os períodos de estudos. Vá dormir, praticar esporte, levar o cachorro pra passear (walking your dog) e etc. Por incrível que pareça essas atividades vão ajudar você a aprender mais rápido e melhor, o nosso cérebro precisa de um tempo para processar o conhecimento novo. É melhor (opinião pessoal ok?) num período de 4 horas, estudar 2 e descansar 2, do que estudar as 4 horas seguidas.

Iguitars, obrigado pela participação and keep up the good work. I wish you success!

E você, querido leitor. Já vivenciou alguma situação inusitada por conta da overdose de estudos?

Aguardo comentários!

Hora de Praticar

O nosso parceiro está oferecendo 15 minutos de Aula Grátis para você colocar em prática o que acabou de aprender. Não perca essa oportunidade.

Acessar Código Promocional

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 67 comentários