Efeitos Colaterais da overdose de estudos

Perguntas e respostasIguitars comenta: “Olá, amigos! Comecei meus estudos de inglês há 2 meses, estou muito satisfeito porque eu senti que meu inglês melhorou drasticamente em todas as habilidades: listening, speaking, writing and reading. Acontece que meus estudos são intensivos, eu somente estudo de manhã, então eu fico absolutamente a tarde inteira e quase a noite inteira, ouvindo, ouvindo e ouvindo e falando comigo mesmo em inglês. Acontece que de alguns dias pra cá, venho notando algo estranho, quando eu estou longe da TV e ouço o áudio de longe, de PROGRAMAS BRASILEIROS, eu entendo como se fossem em inglês, isso é muito esquisito e está me preocupando bastante. Isso já aconteceu com alguém?”

Iguitars, infelizmente tenho que informar que você está ficando louco. Procure ajuda médica o mais rápido possível, a sua situação poderá piorar bastante se não for tratado. Calma calma, é brincadeira (It’s just a joke).

É interessante ver como a gente vai passando por fases bem parecidas durante os estudos. Primeiro começamos a estudar, nos primeiros dias vem a empolgação, porque é muita informação nova e interessante. Depois vem o chamado Platô, onde bate aquele desânimo e começamos a “achar” que paramos de aprender e não vamos conseguir avançar. Por fim vem um novo gás nos estudos e tomamos gosto pela coisa. Estudar todos os dias torna-se um hábito e passamos a ver o idioma inglês em tudo.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Não se preocupe, isso acontece com todo mundo, principalmente quando estamos muito motivados e passamos a estudar várias horas por dia. Eu também já passei por fases assim, até a conversa de amigos parecia inglês legítimo. Fora os sonhos em inglês – nos sonhos eu sempre falava como um nativo, muito bacana isso. A leitora Flávia também já passou por uma situação parecida e inusitada:

Uma vez tinha uns estrangeiros aqui no escritório. Passei a manhã conversando com eles, e depois saí para almoçar. No elevador, tinha um pessoal falando umas coisas estranhas, enquanto que eu ainda estava com a cabeça lá na conversa que eu tinha tido com os gringos. Saí do elevador e perguntei pro meu colega: “que língua aquele pessoal tava falando?”. Ele me olhou com a maior cara de piedade do mundo e respondeu: Português, Flávia, Português!

Só gostaria de fazer um alerta, ao invés de passar tanto tempo estudando tente parar um pouco entre os períodos de estudos. Vá dormir, praticar esporte, levar o cachorro pra passear (walking your dog) e etc. Por incrível que pareça essas atividades vão ajudar você a aprender mais rápido e melhor, o nosso cérebro precisa de um tempo para processar o conhecimento novo. É melhor (opinião pessoal ok?) num período de 4 horas, estudar 2 e descansar 2, do que estudar as 4 horas seguidas.

Iguitars, obrigado pela participação and keep up the good work. I wish you success!

E você, querido leitor. Já vivenciou alguma situação inusitada por conta da overdose de estudos?

Aguardo comentários!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 67 comentários