Efeitos Colaterais da overdose de estudos

Perguntas e respostasIguitars comenta: “Olá, amigos! Comecei meus estudos de inglês há 2 meses, estou muito satisfeito porque eu senti que meu inglês melhorou drasticamente em todas as habilidades: listening, speaking, writing and reading. Acontece que meus estudos são intensivos, eu somente estudo de manhã, então eu fico absolutamente a tarde inteira e quase a noite inteira, ouvindo, ouvindo e ouvindo e falando comigo mesmo em inglês. Acontece que de alguns dias pra cá, venho notando algo estranho, quando eu estou longe da TV e ouço o áudio de longe, de PROGRAMAS BRASILEIROS, eu entendo como se fossem em inglês, isso é muito esquisito e está me preocupando bastante. Isso já aconteceu com alguém?”

Iguitars, infelizmente tenho que informar que você está ficando louco. Procure ajuda médica o mais rápido possível, a sua situação poderá piorar bastante se não for tratado. Calma calma, é brincadeira (It’s just a joke).

É interessante ver como a gente vai passando por fases bem parecidas durante os estudos. Primeiro começamos a estudar, nos primeiros dias vem a empolgação, porque é muita informação nova e interessante. Depois vem o chamado Platô, onde bate aquele desânimo e começamos a “achar” que paramos de aprender e não vamos conseguir avançar. Por fim vem um novo gás nos estudos e tomamos gosto pela coisa. Estudar todos os dias torna-se um hábito e passamos a ver o idioma inglês em tudo.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Não se preocupe, isso acontece com todo mundo, principalmente quando estamos muito motivados e passamos a estudar várias horas por dia. Eu também já passei por fases assim, até a conversa de amigos parecia inglês legítimo. Fora os sonhos em inglês – nos sonhos eu sempre falava como um nativo, muito bacana isso. A leitora Flávia também já passou por uma situação parecida e inusitada:

Uma vez tinha uns estrangeiros aqui no escritório. Passei a manhã conversando com eles, e depois saí para almoçar. No elevador, tinha um pessoal falando umas coisas estranhas, enquanto que eu ainda estava com a cabeça lá na conversa que eu tinha tido com os gringos. Saí do elevador e perguntei pro meu colega: “que língua aquele pessoal tava falando?”. Ele me olhou com a maior cara de piedade do mundo e respondeu: Português, Flávia, Português!

Só gostaria de fazer um alerta, ao invés de passar tanto tempo estudando tente parar um pouco entre os períodos de estudos. Vá dormir, praticar esporte, levar o cachorro pra passear (walking your dog) e etc. Por incrível que pareça essas atividades vão ajudar você a aprender mais rápido e melhor, o nosso cérebro precisa de um tempo para processar o conhecimento novo. É melhor (opinião pessoal ok?) num período de 4 horas, estudar 2 e descansar 2, do que estudar as 4 horas seguidas.

Iguitars, obrigado pela participação and keep up the good work. I wish you success!

E você, querido leitor. Já vivenciou alguma situação inusitada por conta da overdose de estudos?

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

Aguardo comentários!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 67 comentários

  • 04/12/09  
    Rafael diz: 1

    Olá Pessoal do EE, ultimamente tenho estudado tanto Inglês que ultimamente estou gaguejando um pouco ao conversar com as pessoas em português, it’s terrible!!!

  • 04/12/09  
    Iguitars diz: 2

    Que interessante !!! meu comentário foi publicado rsrs… Nossa, relendo oque eu escrevi agora, cometi erros de português incríveis… rsrs desculpem.

    Muito bom o artigo, parabéns !!!

    • 04/12/09  
      Alessandro diz:

      Iguitars,

      Eu realmente tive que corrigir algumas coisas, acredito que foi falta de atenção sua mesmo. Fique ligado nisso cara, não esqueça do português. ok?

      Parabéns pela sua evolução no inglês. Continue participando do fórum.

      Abraço,

  • 04/12/09  
    Catiano Ferreira de Lima diz: 3

    This situation is very common in our lifes. I’m ever talking to myself in inglish. There is other situation in my life very interesting too: In my family just I speak english and they don’t endure more this situation!!!!!

    Our mind aren’t iron!!!!

    Thank you!!!!

    Take care!!!!

  • 04/12/09  
    newkeka diz: 4

    Pessoas falando em inglês no sonho é normal já hahahah… E olha q descanso mt a mente durante o dia. E o mais engraçado é quando comecei achar que TODAS as musicas eram em inglês, inclusive aqueles legítimos Sambas. Outra coisa que acontece com frequencia é colocar palavras em inglês no meio de textos ou conversa, JURANDO está falando completamente em Português. Aí os amigos falam, mas você disse xyz, e você pergunta se ele q tá loco? hahahah
    Beijo

  • 04/12/09  
    Marcelo diz: 5

    I’ve been studing a lot and sometimes weird thing happens.

    I remember I dreamed I was at the roof of a building, there was a helicopter nearby when I found a little blond girl crying, hidden under a paperboard box. I asked her in portuguese, why was she crying and she answered me in english, I had a collapse and my brain started in a rush. She said me she was scared cause she can’t find her daddy. I took her in my arms; I put her in the helicopter when they flew away with her.

  • 04/12/09  
    Flavia diz: 6

    KKKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Pô Alessandro, já bastava o pessoal do fórum ter descoberto que eu sou biruta, não precisava contar pros zilhões de leitores do blog!

    Galera, junte-se se à nós! A gente é doido mas fala inglês bem direitinho!!!

    • 04/12/09  
      Alessandro diz:

      Oi Flávia,

      Eu realmente não resisti, essa passagem sua tava muito engraçada e realista. A próxima vez peço autorização viu? hehehee

      Abraços,

  • 04/12/09  
    Danielle Amorim diz: 7

    Olá,

    Depois de algum tempo sem estudar inglês, retornei meus estudos no começo desse ano e tenho tido aulas todos os dias. Também tenho essa mania de ficar conversando comigo em inglês e às vezes começo a conversar com as pessoas em inglês sem querer. Uma situação engraçada foi ontem, quando conversava pelo telefone com uma atendente de SAC e em um momento que nao entendi o que ela disse, falei :”Sorry, could you repeat please?”.
    Aproveitando a oportunidade, gostaria de parabenizá-los pelo ótimo trabalho em criar e mater atualizado esse site que muito tem me ajudado e motivado em meus estudos.

  • 04/12/09  
    Daniel diz: 8

    Trabalho p/ uma empresa americana, então posso dizer que passo 8h por dia em contato direto com o inglês, seja falado ou escrito. Realmente temos essa sensação de “ver” tudo em inglês mesmo. Comigo o que acontece com mais frequência são os pensamentos. Saio do trabalho pensando em inglês, e não em português como de habitual. Só volto a pensar em português quando me dou conta que essa que é a minha língua nativa :)

  • 04/12/09  
    Carla diz: 9

    eu chorei de rir….muito, muito bom o post!
    adoro esse blog, tem me ajudado muito pra estudar sozinha…
    e vou contar pra vcs uma coisa qe aconteceu comigo…to começando a achar qe isso é normal entre os estudantes do inglês….hehe
    eu sou sonâmbula e tals…direto a minha irmã (que dorme no mesmo quarto que eu) diz que me ouve falando enquanto durmo e numa dessas ela disse que acordou comigo falando em inglês…juro pra vcs que não me lembro disso! AHUSUHSAUHSA, mas no mínimo eu estava sonhando que falava em inglês com alguém… ;p

  • 04/12/09  
    Daniela emerich diz: 10

    é engraçado quando essas coisas acontecem…
    Uma vez tinha participado de um seminário de english que durou 3 dias,…
    No último dia apos o seminario eu fui para a faculdade e fiquei encabulada pois achava que as pessoas estavam falando inglês,…eu me estranha e me perguntava,…será que eu bem? não toh ficando maluca?….lol
    comentei com um amigo,…e depois fui falar com um outro que faz pscicologia…(quem sabe ele não poderia me explicar o que estava acontecendo?)…porém a resposta foi:… você tah delirando….rsrs
    pode até ter sido um surto talvez,….
    mas foi legal…=D

  • 04/12/09  
    Ricardo Campiteli diz: 11

    Engraçado, mas comigo também acontece isso , mas num grau mais ameno pois não estudo tão intensamente quanto gostaria. Mas fico pensando o tempo todo em inglês, tudo o que escuto repito em inglês como um papagaio gringo (rs.) (o que se tornou até um “tic nervoso” +rs.). Eu odiava inglês até me forçar a estudar fora por um ano. Daí acabei pegando gosto pela coisa e acho que, quando coisas assim acontecem, é porque o cérebro quer aprender mais e mais…. ÓTIMO!!!

  • 04/12/09  
    Ludceline diz: 12

    Nossa! Que impressionante!!! Achei que isso só acontecesse comigo esse final de semana estava em um hotel em Maresias e tinha uma média de 70 adolescentes, eles bebiam demais e só falavam Inglês, sério… todo lugar que a gente ia do Hotel tinha um bêbado falando inglês, (informação irrelevante: um inglês impecável, digno de nativo era uma daquelas escolas MUITO caras, tipo… eram filhos de diplomatas e coisa parecida) Cara… juro! todas as conversas que eu ouvia depois, era em Inglês!! pelo menos p/ mim, eu achava que a minha galera tava falando Inglês, que meu namorado tava falando Inglês, que o vendedor falava em Inglês, rsrsrs E concordo com a pessoa que falou que a gente passa por diversas fases: A de sonhar em Inglês, de ficar bebado e falar Inglês, de estar em uma conversa em Portugues mesmo mas soltar uma expressão em Inglês pq é a única que se encaixa alí, tipo “starving” se tem uma palavra que falta no Portugues, p/ mim é “starving”!

  • 04/12/09  
    Evelin diz: 13

    No meio do ano eu stava pesquisando sobre a gripe Suina ao redor do mundo e li muitas matérias em inglês “Swine Flu”… Um dia estava no metrô e um rapaz lia o jornal com a seguinte manchete “Ronaldo se recupera da gripe e joga contra Flu”… demorou uns 30 segundos pra cair a ficha… rs

  • 04/12/09  
    8thor diz: 14

    Nunca tive essa sensação não, mas teve uma época que eu tinha muita dificuldade em falar “th” com som de “f”, porém não da forma brasileira (something, nothing, anything), não sei se é por causa do meu modo de conversar padrão (sou do interior de goiás).
    Enquanto eu estava fazendo minhas atividades normais ficava “th, th, anything.. anything”. E com isso fui acostumando a minha língua, e volta e meia me atrapalhava conversando em português com outras pessoas, minha irmã por exemplo, chorava de rir.
    P.S.: Mas não tem nada demais, pois ela se interessou por inglês depois e acabou tendo a mesma dificuldade hehehe…

  • 04/12/09  
    Giovanni Perlati diz: 15

    Fiz o básico e o pré-intermediário do meu curso de inglês. Quando veio a crise perdi meu emprego e tive que trancar a matricula por questões financeiras, já fazem 6 meses que estou longe dos estudos. Mas acho que nesse período evolui muito pois estou me lembrando de cada exercício feito no curso, cada ensinamento da “teacher”, e no mês passado descobri que já estou entendo alguns filmes sem legenda, é obvio que tem coisa que não entendo, mas muitos dialogos e expressões estão se desenvolvendo com ajuda dos filmes.

  • 04/12/09  
    Flavio Ricci diz: 16

    Recentemente eu intensifiquei mais os meus estudos de inglês. Acho que estou no período de “…não estar aprendendo muito”.
    Eu tenho estudado também com coisas comuns que gosto, como escutar músicas e assistir filmes sem legenda. Fatalmente quando alguém me aborda e me questiona em português, inconscientemente eu respondo em inglês. Todas as vezes.

    Mas concordo no ponto que o descanso é necessário.

    O cérebro armazena tudo em uma memória temporária. Quando dormimos, de acordo com a importância que demos a determinado coisa quando a receptamos, no momento de descanso será gravada ou apagada de nossas mentes.

    Por outro lado, estudar e memorizar é como passar pelo mesmo lugar em um campo gramado todos os dias. Vai chegar um momento que, por onde você sempre passa, não vai mais crescer nada.
    Ou seja, tudo que você aprender, se de vez em quando rever, é como passar pelo mesmo caminho… você irá memorizar.

    Abraços a todos.

  • 04/12/09  
    Giovana diz: 17

    Tive um BRANCO com a mudança de idiomas. Em 2003 estudei 1 mês alemão na Alemanha, eu não sabia nada de alemão. Após 1 mês na Alemanha fomos, eu e meu marido, para França, e eu tinha um Francês básico, conseguia me comunicar. Durante 2 dias eu pedi informações, fiz reserva em francês por telefone, lia os cardápios, etc… Usei meu francês com pouca dificuldade. Meu marido voltou para o Brasil e eu fiquei para 1 mês de aulas de francês.
    Porém no 3°dia, quando faria a prova de nivelamento na escola de francês, não conseguia falar em nenhum idioma, nem em inglês, nem francês, nem alemão. Simplesmente não conseguia formular nenhuma frase em qualquer idioma diferente do português.
    Com muita calma a professora que estava me examinando, entendeu o que eu queria contar e explicou que os outros idiomas são armazenados em uma nova “gaveta mental”, e o stress bagunçaria esta gaveta, causando esta grande confusão. Eu liguei para casa chorando e dizendo pro meu marido trocar minha passagem, porque até isso eu me sentia incapaz de fazer…
    Depois de 2 dias de muito trabalho e calma dos professores franceses , consegui arrumar minha gaveta mental… He,he,he, talvez porque não tinha muito conteúdo e certamente porque meu inglês não estava solidificado.

  • 04/12/09  
    Viviane Matos diz: 18

    Isso também já aconteceu comigo! Na época em que fazia cursinho de inglês, tinha hora que ia assistir televisão, ou escutar música, e ficava com a maior dificuldade de entender o que estavam falando. Uma vez saí da aula de inglês e esbarrei numa senhora na rua e sem querer falei “excuse me”. E hoje, sou pedagoga e professora de inglês, então acontece de num mesmo dia lecionar inglês e em seguida, didática. Não é raro as palavras embolarem na minha mente durante a aula de didática (quando ela vem depois da aula de inglês), e uma vez quase que saiu um “very good” no meio da aula, sem querer. Bááásico… rsrs

  • 04/12/09  
    Renato diz: 19

    Gostaria de dizer que já passei por várias situações assim. Às vezes a televisão estava ligada e não entendia o que estava se falando, ou mesmo quando alguém falava algo e eu tinha que perguntava duas ou três vezes por não ter entendido. Mas acredito que para se ganhar fluência ou melhorar em algum idioma, descanço é necessario. Como Alessandro falou a mente não absorver tão rápido tanta informação nova, ela leva um certo tempo dependendo de cada pessoa. Mas o esofrço é necessario.

    Então é isso, parabéns Alessandro pelo seu belíssimo e extraordinário trabalho com suas dicas aqui no blog.

    Abraço,

  • 04/12/09  
    Luci diz: 20

    Oi Flávia, vc ñ é a única maluca no pedaço. Certa vez eu estava voltando pra casa logo após uma aula… d q? d inglês. A cabeça vinha a mil speakando q era uma beleza qdo um cara me parou e perguntou a hora e eu educadamente respondi, claro. Mas em inglês, então o cara me olhou com olhos q diziam “qual é doida? fala direito” aí só me restava pedir desculpas e eu pedi, mas saiu inglês de novo. Meu Deus, eu queria me enterrar d vergonha! Por alguns minutos minha cabeça esteve completamente presa num idioma q ñ queria me largar. Foi hilário

  • 04/12/09  
    kérgina diz: 21

    Nossa adorei e me identifiquei bastante muito engraçado só percebi o quanto estou pateta de tanto estudar Inglês e aprendendo parace tão pouco.Será que estou ficando louca Alessandro?kkkkkkkkk

  • 04/12/09  
    Roni diz: 22

    Eu já tive vários sonhos em inglês, o mais engraçado deles foi ouvir o presidente Lula falando inglês…kkk

  • 04/12/09  
    naty diz: 23

    Bom pessoal no meu caso é o contrário não consigo ter essa overdose . Estudo inglês a 6 meses e sinceramente parece que não to aprendendo nada, tenho muita dificuldade no ouvir, quando é escrito ate entendo. O problema é que isso dá um desânimo quem souber de uma dica pra ter uma overdose de estudos to muito afim……… Obrigada

  • 04/12/09  
    Mandy diz: 24

    Eu acordo falando em inglês, durante o dia inteiro, eu falo comigo mesma em inglês, ás vezes respondo meus amigos em inglês, várias vezes sem querer, eles falavam alguma coisa normalmente e eu respondia em inglês. É estranho, hahaha mas acho que isso é natural de quem tá tanto com o Inglês na cabeça. Como esse leitor, sinto que estou avançando, assisto a Friends todos os dias, é uma série PERFEITA para o entedimento do inglês, sei exatamente tudo que eles estão falando junto com a tradução, é ótimo! e assisto Two and a Half Men, também porque o entendimento é ótimo. Não estudo o dia inteiro, mas admnistro bem, só acho que preciso praticar falar mais, muito mais pra ficar sem gaguejar ou pensar no que falar, escutar mais, ou enfim, muita coisa ainda que tenho que aprender. Já tive muitas desmotivações, mas sempre volto com tudo e não pretendo desistir ATÉ conseguir chegar aonde eu quero, FLUÊNCIA! haha. Adoro o EE, é o blog que eu mais adoro e quem tem mais competencia, foi com vocês que aprendi boooa parte de tudo que sei hoje de inglês ;)

  • 04/12/09  
    pollyanna diz: 25

    NATY, ISSO É NORMAL, POIS VC ESTUDA HA SEIS MESES APENAS… EU ESTUDO HA UM ANO E MEIO E AGORA Q TO COMEÇANDO A TER ESSES ATAQUES…RSRSRS NO COMEÇO A LINGUA PARECE BEM DIFICIL MESMO, MAS SE A GENTE GOSTA TEM Q PERSISTIR… ABÇS

  • 04/12/09  
    Sávio diz: 26

    Eu particularmente, venho tendo sonhos falando inglês fluentemente. Mas o bom é que me acordo e vejo que não esqueci da conversa que tive. Meus estudos não param nem quando estou dormindo… e eu gostei. :P

  • 04/12/09  
    Lena diz: 27

    pessoal, legal saber que nao sou a unica doida no pedaco!! sonho em ingles direto, e o mais incrivel foi quando precisei passar por uma cirurgia de grande porte, e ao acordar, sentia muita dor, e nao conseguia mais falar em portugues, so pedia ajuda em ingles, e o pior de tudo: ninguem falava ingles no centro de recuperacao! Foi um sufoco, eu tentava organizar a mente, pois ouvia a medica da UTI pedir: fala em portugues! Qual nada, esqueci completamente meu idioma nativo, foi um pesadelo.

  • 04/12/09  
    Junior Rocha diz: 28

    Comigo o que acontece é meio parecido, pois quando estou no meio de uma conversa, simplesmente “saem” palavras ou até mesmo frases completas em inglês. Me sinto constrangido às vezes, mas fazer o que? É o preço que um estudante intensivo de inglês paga de vez em quando…

  • 04/12/09  
    Thiago Figueira diz: 29

    Comigo aconteceu algo parecido, só que em um estágio mais avançado da “loucura”…. pra todo mundo que eu olhava estavam conversando em chinês… isso durou cerca de uma semana…. as vezes estava em meu trabalho, olhava para o lado e via as pessoas conversando em chinês ao telefone…. sério! Pensei que teria que ser internado…..hehehehe

  • 04/12/09  
    everton diz: 30

    óla pessoal, bom isso que aconteceu com o rapaz é normal pra quem está a prendendo o ingles, so deeply , ou talvez ja tenha acontecido ou esta acontecendo com algums de vocês de quando alguem esta falando voçe esta altomaticamente traduzindo para o ingles, acho que estamos no caminho certo.

  • 04/12/09  
    Rodrigo G Felippe diz: 31

    Bom pessoal eu não passei por nenhuma situação tão embaraçosa mas eu sempre que tenho um amigo que fala inglês nos falamos em inglês, nos cultos de minha igreja na hora do louvor eu tentava cantar os hino em inglês(soava estranho)
    E quando estou sozinho fico falando meus pensamentos em inglês. LOL
    Best wishes folks ;-)

  • 04/12/09  
    marcia diz: 32

    Nossa!!! estou dando risada até agora, é que meu marido ultimamente está me achando um pouco retardada: ele pergunta as coisas e eu demoro prá responder, sabem pq? fico pensando como responderia em ingles… pirei de vez
    bjs. márcia

  • 04/12/09  
    Ana Paula diz: 33

    Hahaha! Gente, que doidera!
    Tô começando até a ficar com medo de voltar a estudar inglês regularmente!!

    Comigo aconteceram algumas coisas estranhas também, mas não tão crítico, pois meu nível de inglês e estudo AINDA não é tão intenso.

    Acontece que hospedei um Uruguaio aqui em casa, conhecido da família já.
    Nos sentíamos mais à vontade em falar inglês do que em nossas embromações portunhóis.
    Só que ninguém mais do nosso convívio naquele final de semana falava inglês e muitas vezes ele ou eu começavamos a falar em inglês com as outras pessoas ao nosso redor, crentes de que estavam entendendo TUDO!
    Ele até disse em inglês pra minha mãe que ela dirigia muito bem… hehe!
    Demoravam alguns segundos pra cair a ficha e ele tentar o portunhol com a outra pessoa.

    Aproveito para parabenizar esse site maravilhoso, estupendo, magnífico e magninânimo! É motivador!

    Beijos!

  • 04/12/09  
    Ana Paula diz: 34

    Naty!
    Acho que 6 meses é muito pouco pra estar em OVERDOSE!
    Mas acredito também que depende muito da intensidade de estudos que você tem.
    É todos os dias? Quantas horas por dia?

    Acho que pode depender também do método da tua escola (se é que frequenta um curso).
    Acredito ser importante treinar a fala desde o começo do estudo, nem que seja apenas um
    ‘I like to drink milk.’

    Espero ter ajudado!

  • 05/12/09  
    Jefferson Martins diz: 35

    ei, tenho que comentar isso
    quando eu escuto muito em ingles e eu escuto outra pessoa falando ou mesmo a televisão; é como se tudo tivesse falando em inglês.
    kkkk

  • 05/12/09  
    Theo diz: 36

    não faça nada, Iguitars! continue do jeito que está se descobriu o prazer de estar imersso 24 hrs, continue assim… tem um site chamado http://www.allthejapaneseallthetime.com, de um cara chamado “khatzumoto”.. ouça, leia, assista e faça tdo quanto possivel em ingles, essa é sua unica diferenca do nativo p/ vc… apenas continue motivado, se vc estiver decidido não há porque “descançar”, fique sempre estudando em background, sem prestar atenção, mesmo assim vc esta praticando… vai por mim!

  • 05/12/09  
    Theo diz: 37

    e outra coisa, se vc continuar assim de repente vc até sonhe em inglês, experiencia essa q vai te alegrar bastante!

  • 05/12/09  
    Felipe diz: 38

    Bom galera….muito bom o post, com certeza é muito divertido e engraçado poder ver as inusitadas situações com as quais a maioria dos estudantes passam ao ingressarem no aprendizado de um novo idioma.
    Li varias história e entao resolvi compartilhar uma das minhas com vocês também.A cerca de três meses um alemão chegou na minha cidade para fazer intercâmbio e desde então tenho praticado diariamente por grande parte do dia o meu inglês com ele,uma vez que eu não consigo dizer se quer uma palavra em alemão,temos saído bastante , ido a festa,baladas,show, e em uma dessas festas eu fiquei realmente bebado e simplesmente parei,literalmente parei de falar português. xD
    Com certeza essa foi a minha mais louca histórias,foi um tanto quanto constrangedor no dia,porém rendeu muitas risadas por parte dos meus amigos.
    Gostaria de parabenizar a todos os responsáveis pelo EE, pois devo muito do meu avanço no idioma às dicas de vocês.
    Um grande abraço !!

  • 05/12/09  
    FERNANDO CARLOS diz: 39

    Meu Deus, kkkkkkkk, sou fã dessa Flávia agora, kkkkkk, essa foi mara, mas tipo, eu nunca tive tantas emoções assim, no máximo que acontece comigo, e agora sinto que está se tornando mais freqüente é sonhar em Inglês, e quando digo freqüente, eu quero dizer quase todos os dias.
    Só que eu comecei a perceber uma coisa, depois que esses sonhos ficaram bastantes comuns pra mim, eu percebi que comecei a entender o inglês melhor, eu passei a memorizar as palavras facilmente, eu percebi que minhas “compositions” estão ficando melhores a cada dia, mas não estão perfeitas ainda.
    Mas agora eu estou na minha reta final do curso, mas eu já disse, eu não pretendo parar meu curso, como você mesmo disse no tópico, tudo no inicio é uma animação total, depois você desanima, e agora eu estou novamente na fase de empolgação. Mas eu descobri também que agora meu sonho é fazer pelo menos 1 ano de intercâmbio, só é ai que está meu problema, mesmo que já tenha verificado no curso como funciona, eu ainda tenho muitas duvidas sobre intercâmbio.
    um grande abraço e espero a próxima dica.

  • 05/12/09  
    Marcos David diz: 40

    A diferença entre um louco e o outro é que um tem memória boa.
    Uma coisa interessante que acontece comigo há muito tempo é olhar para uma coisa, objeto, animal e pá!… Já vem na mente o nome em inglês.
    Já tive sonhos tbm. E de vez em quando chego num lugar falando inglês.

    Acho que isso é normal.
    É normal? …hehe

  • 05/12/09  
    Tiago Gomes diz: 41

    kkkk Isso é muito interessante gente! Eu já passei por algo parecido! Uma vez eu conversei com um cliente na loja em inglÊs… Fiquei tão empolgado com a oportunidade que a cliente seguinte comecei falando em inglês e ela ficou olhando pra mim com uma caraaaa… Ai de repente eu fui me tocar do q tinha feito! shuahsau É engraçado essas nossas situações! Obraço pra topdos!

  • 05/12/09  
    Edu diz: 42

    Certa vez, eu estava conversando com uma amiga residente de um país nativo em inglês, até altas horas da madruga, praticando, tirando dúvidas e tal. Quando eu fui dormir… Quem disse que eu consegui? Quando eu fechava os olhos, só vinha palavras em inglês na cabeça, e a voz dela falando, e as palavras surgiam do nada. Tudo que aprendi naquele dia, ficava repetindo constantemente.

    Tentando não pensar em inglês, liguei a TV. Piorou!! hahahahaha! Eu não conseguia prestar atenção no que o jornalista estava falando, porque vinha as traduções em inglês de tudo que ele falava em português! iuahuiahiauhaui! Que loucura! Meu cérebro deu BUG!

    Depois de algumas horas eu finalmente consegui dormir, mas foi um sono bizarro! o_O

    Valeu, galera! Espero que nenhum de vocês passem por isso. “That day really scared the crap out of me”

    Take care!

  • 05/12/09  
    Josiane diz: 43

    Geeente do céu… que alívio.. não fui única a passar por situações semlhantes…rsrsr! Mas Eu acho que estou entrando no ‘Platô’ …. como é que eu faço pra sair dessa?!?!….rsrsrs

  • 05/12/09  
    Gabriela Alexandre diz: 44

    Olá Pessoal!

    Olhaa, já aconteceu comigo (muitas vezes)!
    Faço inglês a 10 meses e logo nos 3 primeiros meses conseguia pensar e falar em ingles. Houve uma vez na aula de geogafia em que ao invés de escrever página 36 exercício 01 escrevi page 36 exercise 01, e outra vez em que minhas amigas da escola estavam dando muita risada e fiquei confusa aí disse What’s up?

    Mas é legal, o ruim é que esse meu ânimo já foi embora e hoje em dia estou com o efeito ao contrário, não consigo mais pensar e nem falar em ingles corretamente, venho cometendo erros bobos. Parei de estudar tanto, mas não adiantou.

    Aliás se alguém puder me ajudar. Help-me, please.
    Estou tão insegura que fico em dúvida até na hora de escrever uma frase como a que acabei de digitar.

    Bom, Iguitars parabens e continue assim. Que você não acabe como eu.
    Beijos à todos.

  • 05/12/09  
    Karina diz: 45

    Mto interessante… Foi mto bom saber q ñ estou ficando louca pelo fato de estar ouvindo tudo em inglês depois de ter estudado ou assistido algum programa ou DVD em inglês rsrsrs e o mais interessante foi saber q ñ sou a única (ufa q alívio hehehe).

  • 06/12/09  
    Oto Rodrigues diz: 46

    Dear folks,
    First off, I’m new here. I’ve just found this site by chance, and I’d like to congratulate everybody who’s involved in this project. Since I started to learn English, especially when I was in America a few years ago and I had to speak their mother tongue all the time, I began having dreams in which I was talking only in English. I am still having such dreams. Is this okay? I am not “going out of my mind”, am I?

  • 06/12/09  
    Leonardo Lopes diz: 47

    Olá pessoal …

    Muito bom esse post e com a leitura dele e dos depoimentos de todos … vemos que é gratificante o precesso de aprendizagem de um novo idioma … quando a gente começa a pensar em inglês é o cerebro já dando a resposta da evolução do aprendizado. Tenho isso direto. Trabalho o dia todo escutando rádios de London (www.radios.com.br lá você pode escolher rádio do mundo todo) eu escuto rádios de entrevistas sobre negócios …. e quando o meu ramal tocou no trabalho … eu falei em inglês com a minha gerente ela perguntou se eu tinha dormido bem rsrsrssr. Alessandro, irei pedir o meu desligamento da empresa em janeiro e em fevereiro irei passar 6 meses em Londres (curso + trabalho) estou no nível intermediário e estudo na englishtown. Você acha que EM 6 MESES é tempo suficiente pra EU voltar com o inglês em nível avançado? Meu objetivo de carreira é poder entrar numa multinacional, todas entrevistas que faço em grandes empresas e multinacionais na 3º etapa do processo não sou classificado devido não ter o inglês fluente, já me sinto um analfabeto. Vamos elaborar um novo post falando sobre intercambios, da vivência de quem já passou por isso ou para aqueles que estão indo como o meu caso? Eu já divulguei o EE para uns 25 conhecidos, muito bom.

    abraço,

    Leonardo Lopes

    • 06/12/09  
      Alessandro diz:

      Leonardo,

      Primeiramente agradeço pela ajuda na divulgação do EE, isso é muito importante para a manutenção do nosso projeto. Sobre os 6 meses em Londres acho que vai ajudar muito você, entretanto evite ao máximo conversar em Português com amigos brasileiros. Sim, você vai encontrar muitos brasileiros! “Dê a cara pra bater”, tente se virar sozinho, desde ir a um restaurante até em passeios a pontos turísticos. Não vai ser fácil, porém pode ter certeza que será um grande aprendizado.

      Se possível envie alguma coisa sobre sua preparação em nosso fórum, tenho certeza que a discussão gerada e as dicas serão bem interessantes.
      https://www.englishexperts.com.br/forum/intercambio-no-exterior.html

      Sucesso e bons estudos!

  • 06/12/09  
    Bruno Augusto diz: 48

    Muito legal isso… achei que era só comigo.
    No meu caso o que acontece é se eu estiver vendo um filme ou seriado americano, saio para ir ao banheiro ou cozinha no meio do seriado/filme então eu fico na dúvida se estou assistindo em PT-BR ou EN kkkkkkkkkkkk!!!!
    Ai eu volto pra conferir… rsrs… meu inglês vem melhorando a cada dia!!!!

    Obrigado pelas dicas equipe EE!!!!

  • 06/12/09  
    camilo diz: 49

    opa! Que legal, tb ja aconteceu comigo e as vezes acontece. Essa semana estava no onibus e nao ouvia direito o que a pessoa estava falando e achei que eles estavam conversando em ingles, mas nao era. Mas eu nao conseguia identificar o portugues, ehhe. A respeito do estudo eu procuro estudar todos os dias, porem sem ficar horas e horas seguidas. Media de 2-3 horas por dia, mas passo o dia ouvindo musica internacional e a radio da foxnews.
    abracos,

  • 07/12/09  
    João Souza diz: 50

    Isso já aconteceu comigo também, mas de forma mais branda…

    É como se a cabeça estivesse ligada no modo “Inglês”, daí uma hora tu se desliga e volta ao modo padrão, o “português”. :P

    Ps. Eu acreditei quando ele disse que ele estava louco e eu mesmo fiquei preocupado comigo…

  • 10/12/09  
    Mel diz: 51

    Eu já passei por essa fase também, pensei que fosse da minha cabeça. Também já sonhei em inglês, falando fluentemente. Legal saber que isso é parte do aprendizado, o cérebro está se ajustando, gente!

  • 11/12/09  
    rodrigo diz: 52

    Já tive momentos parecidos como os desses dois citados. Mas exatamente nesses níveis msm de loucura nunca tive. Infelizmente! :(

  • 12/12/09  
    Rafael diz: 53

    O que acontece comigo de vez em quando é que eu sonho em inglês, mas isso acontece raramente! O que anda acontecendo comigo é que músicas que eu não entendia há algum tempo atrás, hoje eu já estou começando a entender e isso se intensificou mais depois que eu comecei a ouvir podcasts em inglês!

    That´s it, folks!

  • 15/12/09  
    Joao Henrique diz: 54

    In simple words you’re passing through a brainwashing !
    Good coments on it Alessandro !

  • 17/12/09  
    SÁVIO diz: 55

    Retornei meus estudos de inglês faz 1 ano. Aconteceu algo doido outro dia comigo. Em uma das aulas estávamos aprendendo expressões ligadas ao tempo(weather). Apendi sobre tempestade, chuva, trovão etc. Acontece que no dia seguinte quando estava chegando ao trabalho um colega começou a conversar comigo. Advinha o assunto…Isso mesmo: sobre o tempo. Aí deu pane, pois ele falava em português e a resposta vinha em inglês em minha mente, mas para não ficar feio, tentava falar em português. Mas o problema é que eu já não conseguia falar direito, concactenado. Saíam palavras em inglês e algo em português, muito estranho. Houve um bloqueio. Fiquei meio desconcertado, gaguejei, sorri amarelo, e completei minha fala com “é”… o que eu podia fazer?

  • 18/12/09  
    Bianca diz: 56

    Sim, sim, realmente muito estranho e, ao mesmo tempo, legal; tudo que eu ouvia dos outros, passava pro Inglês e teve uma época em que eu estava tão bitolada que, uma vez, enquanto conversava com meu irmão, a resposta em Inglês saiu sozinha, sem nem eu estar pensando nisso. Fiquei chocada na mesma hora, mas é inevitável não pensar “uau, eu sou fera. Aprendi.” kkk

  • 19/12/09  
    Hudson diz: 57

    Engraçado,tenho tido muitos Sonhos em inglês, realmente achava que eu estava enloquecendo e que isso só acontecia comigo… hahahah que bom que eu não sou o único no mundo

  • 19/12/09  
    Paula Lopes diz: 58

    Nunca passei por essa situação: não entender o que estão dizendo em portugues ou achar que portugues é ingles. Mas quando converso em portugues com meus amigos, as vezes me vem a frase que desejo falar primeiro em ingles e eu tenho que me segurar pra nao falar, pensar de novo e falar em portugues…
    isso quando nao escapa em ingles e eles ficam ” hãn??!”
    Já sonhei em ingles e acordei feliz da vida! hausdhausa
    E tambem quando assisto tv em portugues fico traduzindo cada frase na minha cabeça (eu sei, traduzir nem sempre é legal, mas eu nao consigo me segurar…) hausdhauhsa

    Adoro o English Experts, aprendo mto por aqui!

  • 29/12/09  
    Daniel Almeida diz: 59

    Eu já estudei inglês desde criança com vários professores em diferentes escolas, nunca os conclui, mas sempre o aprendi. Retomei meus estudos e estou muito melhor e já consigo desenvolver boas conversas. O que acontece muito é eu me pegar pensando ou até falando comigo mesmo em inglês. Fiquei muito surpreso quando aconteceu isso da primeira vez, isso foi algo bom, mas confesso que estava definitivamente sofrendo desses efeitos colaterais.

  • 01/01/10  
    Jonã Machado diz: 60

    Pensei que esse tipo de coisa só acontecia comigo! XD

    Não esqueço quando eu trabalhei como recepcionista de turistas ingleses, alemães, espanhois e portugueses no porto aqui de Vitória, em minha primeira experiência com extrangeiros. Foram três dias trabalhando -em pé- de seis da manhã a seis da noite. Eu lembro que quando eu pegava o ônibus (falaseiro) pra ir embora naquele zumzumzum eu ficava pensando exatamente “que idioma é esse que eles tão falando agora”, isso depois de passar o dia falando inglês (que era tosquissimo na época) e espanhol o dia todo com filipinos, africanos, idianos. Locura idiomática!

  • 12/01/10  
    Eliza diz: 61

    Espero ter esse tipo de problema daqui a um mês , parece legal. Às vezes é bom ser louco!

  • 22/01/10  
    Marcelo diz: 62

    kkkkk

    ri muito…mas o máximo que aconteceu comigo foi sair de uma aula de ingles…esbarrar com uma pessoa na rua e dizer: “Sorry !!”

    …saí rindo sozinho…rs

  • 14/03/10  
    Dionete Mendes diz: 63

    Muito interessante esses acontecimentos! E muito bom também saber que eu não estou enlouquecendo e que isso acontece com mais pessoas! Mas quando comecei a estudar muito, eu fiquei falando pior do que antes de estudar. Era um tal de “you is…”, “he are…” e “I is…”…rsrsrs. Pensei realmente que estava ficando louca!!! Obrigada ao EE por me informar que isso faz parte da aprendizagem!!!

  • 11/05/10  
    Fernando engl diz: 64

    Bem, aconteceu que comigo quando eu tava falando com meu primo, ele perguntava e eu respondia quase que naturalmente em INGLÊS! pode? uoto louco mesmo