Inglês para deficiente auditivo

Meu nome é Tiago Braga, sou do Rio de Janeiro, moro no subúrbio carioca Bento Ribeiro. Sou Arquiteto de Sistemas pós-graduado em desenvolvimento de sistemas web.

Eu nasci com deficiência auditiva, perda parcial. Uso prótese nos dois ouvidos, e faço fono desde 5 anos de idade (tenho 27 anos), e falo perfeitamente, algumas vezes com língua presa (pronúncia com “s” às vezes não sai muito bem). E para eu entender uma conversa normal, eu teria que ler os lábios, que leio muito bem, e se alguém falar de costas pra mim, não entenderei nada, mesmo com um som altíssimo, a não ser que eu saiba o que vão falar.

Como a área em que trabalho atualmente tem muito contato com inglês (lendo e escrevendo), tenho bastante vocabulário. Mas não tenho boa gramática, nem tenho segurança para escrever e falar bem, muito menos escutar.

No último custo de inglês que fiz (há uns 6 anos), eles dão aula de inglês com ênfase na conversação, o professor fala inglês desde o primeiro dia de aula. Nos dois primeiros meses, a professora era muito legal, falava explicado que eu podia entender muito bem, apesar do meu vocabulário fraco na época, a segunda professora também, me ajudava de vez em quando, agora a última professora no básico III não conseguia entender de jeito nenhum, nem ela falando português eu conseguia entender, pois a forma como ela falava não conseguia entender.

E isso me desanimou, tentei falar com a coordenadora, e ela disse que não podia mudar de professora e tudo mais. Eles sabiam que eu tinha deficiência auditiva e antes de eu entrar no curso, eu perguntei se já tinha dado aula de inglês para alguém com o mesmo problema que eu, eles disseram que sim, que tinha experiência e tudo mais. To vendo que não tinha. Era só enganação só pra eu entrar no curso.

Então pessoal, gostaria de saber de vocês se já tiveram experiências com aluno com uma deficiência igual a mim, ou parecida. E como foi a experiência.

E também gostaria de saber se existe alguma escola (on-line ou presencial) que ajuda nesse tipo de deficiência. Ou algum material, artigo, qualquer referência que possa me ajudar. Ou realmente se não tem, se existem coisas na internet que pode ajudar mais o deficiente auditivo.

Agradeço muitíssimo pela atenção.

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
2 respostas
Ordenar por: Autor
  Resposta mais votada
9 55
Desbloqueie 2 respostas agora e todos os dias
Ao se cadastrar, você ainda poderá fazer perguntas, marcar tópicos como favoritos, votar nas melhores dicas e muito mais.
INGLÊS PARA VIAGENS
A professora Marcela Miranda, mais conhecida como a Tia do Inglês, ensina nesta aula introdutória o vocabulário básico de inglês para viagens. Está se preparando para sua próxima viagem? A sua jornada começa aqui! ACESSAR AULA
6 51 1.4k
APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA