Kit de Estudos de Inglês – Parte 3 de 3

Hoje vou explicar como uso a transcrição impressa do podcast para aprender inglês de forma rápida e fácil. Para quem não leu os artigos anteriores da série acesse a parte 1 e a parte 2.

Como já foi dito, eu escolhi um podcast que tenho facilidade de entender, isso ajuda muito na hora de estudar. Consigo entender 95% do que é dito, os outros 5% são compreendidos pelo contexto. Perceba que até mesmo com o português isso acontece, nem sempre entendemos tudo que lemos ou ouvimos, mas a compreensão do todo é alcançada por conta do contexto.

Se você estudar dessa forma todos os dias, é bem provável em menos de 6 meses você será capaz de entender razoavelmente bem o idioma inglês. Como exemplo vou usar o Episódio 55 do ESLPod. Quer testar a metodologia? Então siga os passos abaixo:

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

1 – Clique aqui faça do download do arquivo mp3 do Episódio 55 do ESLPod. Na página, basta clicar com o botão direito em “Download Podcast”, escolher “Salvar Destino Como…” e salvar o arquivo em uma pasta em seu computador.

2 – Imprima a transcrição do podcast que está na mesma página onde você fez o download. Aqui vai uma dica muito importante, copie a transcrição do podcast e cole no Word. Depois formate de uma forma que fique agradável para ler e também fique bonito no papel. Parece frescura, mas a nossa mente costuma gravar melhor aquilo que agrada nossos olhos. Veja abaixo como eu faço a formatação para a impressão.

3 – Ouça pelo menos uma vez o podcast sem o auxílio da transcrição impressa. Preste atenção no tema principal e na pronúncia do apresentador.

4 – Ouça o podcast novamente só que agora sublinhando com uma caneta as palavras e expressões que desconhece ou ainda não fazem parte do seu vocabulário ativo. Costumo grifar aquelas palavras, expressões e collocations que ainda não uso no dia a dia. Faço isso para depois tentar colocar em prática o novo vocabulário.

5 – Faça um estudo mais aprofundado das palavras expressões grifadas. Gosto de buscar no dicionário os símbolos fonéticos e algumas vezes também uso a “escrita normal” para facilitar na hora de lembrar como a palavra é pronunciada. Em alguns momentos também uso da tradução para o português.

6 – Ouça a parte do diálogo mais uma vez. O diálogo do podcast dura aproximadamente 5 minutos. É rápido.

7 – Por fim, leia em voz alta a transcrição. Se preferir grave a sua voz e ouça depois. Eu costumo inclusive mostrar a gravação para amigos na internet e peço que eles avaliem a minha pronúncia.

Veja como fica a impressão depois dos estudos:

É isso galera. Essa foi a melhor metodologia de estudos que já utilizei. Dá um bom resultado.

Bons estudos!

Outros artigos da série

Good luck!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 74 comentários