Kit de Estudos de Inglês – Parte 3 de 3

Hoje vou explicar como uso a transcrição impressa do podcast para aprender inglês de forma rápida e fácil. Para quem não leu os artigos anteriores da série acesse a parte 1 e a parte 2.

Como já foi dito, eu escolhi um podcast que tenho facilidade de entender, isso ajuda muito na hora de estudar. Consigo entender 95% do que é dito, os outros 5% são compreendidos pelo contexto. Perceba que até mesmo com o português isso acontece, nem sempre entendemos tudo que lemos ou ouvimos, mas a compreensão do todo é alcançada por conta do contexto.

Se você estudar dessa forma todos os dias, é bem provável em menos de 6 meses você será capaz de entender razoavelmente bem o idioma inglês. Como exemplo vou usar o Episódio 55 do ESLPod. Quer testar a metodologia? Então siga os passos abaixo:

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

1 – Clique aqui faça do download do arquivo mp3 do Episódio 55 do ESLPod. Na página, basta clicar com o botão direito em “Download Podcast”, escolher “Salvar Destino Como…” e salvar o arquivo em uma pasta em seu computador.

2 – Imprima a transcrição do podcast que está na mesma página onde você fez o download. Aqui vai uma dica muito importante, copie a transcrição do podcast e cole no Word. Depois formate de uma forma que fique agradável para ler e também fique bonito no papel. Parece frescura, mas a nossa mente costuma gravar melhor aquilo que agrada nossos olhos. Veja abaixo como eu faço a formatação para a impressão.

3 – Ouça pelo menos uma vez o podcast sem o auxílio da transcrição impressa. Preste atenção no tema principal e na pronúncia do apresentador.

4 – Ouça o podcast novamente só que agora sublinhando com uma caneta as palavras e expressões que desconhece ou ainda não fazem parte do seu vocabulário ativo. Costumo grifar aquelas palavras, expressões e collocations que ainda não uso no dia a dia. Faço isso para depois tentar colocar em prática o novo vocabulário.

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba como.

5 – Faça um estudo mais aprofundado das palavras expressões grifadas. Gosto de buscar no dicionário os símbolos fonéticos e algumas vezes também uso a “escrita normal” para facilitar na hora de lembrar como a palavra é pronunciada. Em alguns momentos também uso da tradução para o português.

6 – Ouça a parte do diálogo mais uma vez. O diálogo do podcast dura aproximadamente 5 minutos. É rápido.

7 – Por fim, leia em voz alta a transcrição. Se preferir grave a sua voz e ouça depois. Eu costumo inclusive mostrar a gravação para amigos na internet e peço que eles avaliem a minha pronúncia.

Veja como fica a impressão depois dos estudos:

É isso galera. Essa foi a melhor metodologia de estudos que já utilizei. Dá um bom resultado.

Bons estudos!

Outros artigos da série

Good luck!

Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 74 comentários

  • 26/01/10  
    Igor diz: 1

    Opa! Super legal! Vou utilizar essa metodologia de estudo, na lógica parece ter excelentes frutos. Já dei Ctrl + D em mais uma página do EE. :D

  • 26/01/10  
    Renatho diz: 2

    Muito bom alessandro.
    Obrigado por compartilhar isso conosco,
    Ate a parte 2 deste modo de estudo, eu nao conhecia ESlpodcast.
    Obrigado mesmo alessandro Eglish Experts ta me ajudando muito no inglês.

    see you
    thanks for all.
    God bless you.

  • 26/01/10  
    Anthony Sanches diz: 3

    Muito bom, muito bom mesmo, isso ira me ajudar muito, me corrija alessandro se eu estou estudando correto, nao sei se vc ja ouvir falar em curso chamado PimsLeur, onde o narrador fala a palavra em portugues e repeti ela em ingles e fala para vc repetir, se ja ouviu falar nesse curso que baixei na internet, vc sabe dizer se ele é apropriado para estudo, “vou mandar uma aula no seu Email para vc avaliar”e tambem estou estudando frase prontas, esse me ajuda muito no dia dia, esse eu peguei do livro como dizer tudo em ingles, se alguem quiser o livro me manda um email que eu mando.
    e a partir de agora voce utilizar seu metodo tambem!
    fico no aguardo de sua avaliçao quanto aos meus estudo!
    see you

    • 26/01/10  
      Alessandro diz:

      Anthony,

      Acredito que dessa forma você está aprendendo a traduzir e não a falar o idioma. Nos estudos tente usar apenas o inglês.

      Abraços,

  • 26/01/10  
    isabela diz: 4

    Dei uma procurada em podcasts de nivel básico, mas tá dificil :/
    Mas a sua dica de estudo é ótima

    xoxo

  • 26/01/10  
    Adir Ferreira diz: 5

    Perfeito! Ótimo roteiro de estudo! Eu recomendo aos meus alunos fazerem assim também!

  • 26/01/10  
    a procura do inglês perfeito diz: 6

    Olá, alguém teria sugestão de podcast gratuitos com a descrição?

    Parabéns pelo site!!!

  • 26/01/10  
    Harlley diz: 7

    Valeu pela dica. O que gosto de fazer também é ouvir e ir fazendo a transcrição, assim dá pra treinar listening e writing. Depois é só conferir com a transcrição

  • 27/01/10  
    ton diz: 8

    kd o email anthony eu quero, envia pra mim

  • 27/01/10  
    Ewerton C. Martins diz: 9

    Antes desse artigo eu já utilizava esse metodo, ele dá um excelente retorno para quem o pratica.
    Eu obtive uma enorme melhoria no meu English.
    Excelente artigo, parabens. :).

  • 27/01/10  
    Wellington de Freitas Teixeira diz: 10

    Alessandro,
    Mais uma vez digo sensacional essa serie de post, com certeza adotarei esse metodo de estudo, trabalho com informatica e o estudo autoditada faz parte do meu dia-a-dia. Te vejo em 6 meses para relatar os resultados.
    obs.: Não deixarei de visitar o site EE neste periodo é claro.
    Abraços.

  • 27/01/10  
    Lucas S diz: 11

    Olá Alessandro, obrigador por compartilhar tal método, com certeza vou começar a usa-lo ainda hoje. Uma dúvida: Na sua opinião: Aprender a ler é mais fácil que aprender a falar? Você poderia me recomendar algum método bom para aprender a ler?

    Ótimo post. Abraço!

  • 27/01/10  
    Fabiano diz: 12

    A Isabela perguntou sobre podcasts de nível básico, eu estou iniciando o “the flatmates” da BBC, que é gratuíto e muito bom (peguei a dica aqui no English Experts). Link:

    http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/flatmates/episode01/index.shtml

    See you later!

  • 27/01/10  
    Adrio de Luna diz: 13

    Nossa!! Muito boa a dica.
    Gostei muito.

    Vou começar a usá-la também.

    Vlw. Abs.

    ::

  • 27/01/10  
    VIVI diz: 14

    excelente post!! eu já usava esse metodo, mas concerteza essas dicas vão me ajudar ainda mais, e sobre o que o Alessandro falou posso garantir que funciona mesmo!! Sempre tive um pouco mais de dificuldade de aprender inglês na parte do listening – principalmente em filmes e tal… ai comecei a baixar alguns podcasts e fui estudando sozinha nesse periodo de férias… um pouquinho todo o dia… para a minha surpresa, fui na casa de uma colega assistir o filme favorito dela e adivinhem só: além de estar todo em inglês eu consegui entender o que estava sendo dito, além de ter aprendido algumas expressões – isso nunca tinha acontecido !! Fiquei muuuito feliz !! E esse resultado me motiva a continuar estudando cada vez mais. Obrigada EE vcs me ajudam muito !! See you…

  • 27/01/10  
    Anthony Sanches diz: 15

    tom meu email é “Anthony.sanches18@gmail.com” dai te passo o livro

  • 27/01/10  
    Raíssa diz: 16

    Hello Alessando and EE!
    Pegando uma carona no seu método eu comecei a fazer o seguinte:
    Há algum tempo eu peguei vários pods do site
    http://englishpod.com/
    Eles são gratuitos por sete dias, se eu não me engano. Durante esses dias eu tenho acesso tanto a transcrição quanto ao audio. Eu acho os pods deles excelentes e são separados por níveis. Portanto durante esses sete dias eu peguei todos os pods deles, de todos os níveis. O bom desse site é que você pode fazer outra conta com outro e-mail e portanto, você tem mais sete dias de acesso grátis. Eu já fiz assim. Já usei dois e-mails diferentes com um intervalo bem grande pra que eu tenha muito mais material.
    Pois bem, eu comecei a fazer da seguinte maneira: Eu copio as transcrições, o que me ajuda a aprender a escrever e já ir me familiarizando com o que eu irei ouvir. E tb podemos tentar transcrever o audio e depois conferir na transcrição do site se está tudo correto. Esse segundo método é bom pra quem já tem uma noção muito boa de ingles. Essa questão de copiar ao invés de imprimir é boa tb pra economizar tinta. rsrs. Bom pra quem quiser tentar, eu estou fazendo dessa maneira, copiando os posts e depois ouvindo o audio.

    • 27/01/10  
      Alessandro diz:

      Raíssa,

      O opção de copiar é interessante, principalmente para os iniciantes. Aprovo!

      Obrigado pela sugestão.

      Abraço,

  • 27/01/10  
    Gian diz: 17

    Alessandro, ótima dica!
    Vou tentar segui-la.
    Só gostaria de saber mais uma coisa, quanto tempo você gasta em cada Poadcast em média?
    Obrigado

  • 27/01/10  
    Carol diz: 18

    Alessandro.

    Great!!! How many days do you study the same poadcast? How many times you listen one before to go to next? The ESL is an excellent site for english students!
    Thanks, you site is very very good!!!

    • 27/01/10  
      Alessandro diz:

      Carol,

      Eu estudo em média 1 podcast por dia.

      Good Luck!

  • 27/01/10  
    Cristiane Stahl diz: 19

    Adorei a dica, vou começar a estudar dessa maneira, e junto com as aulas no curso tenho certeza que vou perceber bastante a diferença, e claro o progresso!
    Penso que temos que ter disciplina para tudo, inclusive para os estudos.
    Obrigado

  • 27/01/10  
    Pedro Alexandre diz: 20

    Gostei muito desse site (ou portal, ou blog, o q seja). Sou professor de inglês visando comunicação (TEFL) há 10 anos e tenho recomendado o EE para meus alunos como material extra para eles estudarem e praticarem em casa. As dicas acima foram muito boas, só faria uma restrição a dois pontos: 1) ‘Gosto de buscar no dicionário os símbolos fonéticos e algumas vezes também uso a “escrita normal” para facilitar na hora de lembrar como a palavra é pronunciada.’ Não é uma boa fazer transcrição fonética de palavras com a “escrita normal”, melhor sempre usar um dos dois alfabetos fonéticos internacionais aceitos visando a estar acostumado com eles (ou pelo menos com um) quando se consulta uma palavra no dicionário. 2) ‘Por fim, leia em voz alta a transcrição.’ Ler em voz alta é uma faca de dois gumes. Em uma escola que dei aula, isso nunca era solicitado, já que na vida real raramente fazemos isso. Também, creio que a menos que a pessoa saiba com certeza a pronúncia do que se está lendo, pode acabar gravando de forma indelével a pronúncia errada de palavras. Temos a tendência de transferir a pronúncia de nosso idioma para o que estamos aprendendo. Leitura em voz alta pode ser bom em outros áreas mais avançadas da fonologia, como ‘sentence stress’, ‘intonation’, e nesse caso só se usam sentenças ou trechos pequenos. No mais, achei a idéia excelente. Keep on your good job, and thanks for what you have done so far.

    PAT

  • 27/01/10  
    Jorge Lucas diz: 21

    Olha Alessandro, muito bom essa seqüência de artigos que você fez. Estou no site há um mês, mais ou menos, e acredito que tenha me ajudado muito. Já tinha noção de inglês por ter feito um curso quando mais novo por mais de 4 anos. Não conhecia esse método dos podcasts, mas vejo que são muito eficientes. Desejo parabenizá-lo pela iniciativa de nos ajudar à aprender ou aperfeiçoar o nosso iglês. Boa sorte com o seu blog.

    • 27/01/10  
      Alessandro diz:

      Jorge,

      Obrigado pelo elogio. Welcome to English Experts.

      Abraço,

  • 27/01/10  
    Fernanda Lima diz: 22

    Eu gosto dos podcasts do
    http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/general/sixminute/

    E tem a transcrição em PDF para imprimir.

    Bjs, vou usar essa técnica para ver se se encaixa com o meu perfil de aprendizado.

  • 27/01/10  
    isabela diz: 23

    Fernanda, lá tem podcast de nível básico ?

  • 27/01/10  
    Regina Celia Lopes diz: 24

    Alê,meu vc é o cara, vc se importa realmente compartilhando seu conhecimento e suas ferramentas é raro encontrar pessoas assim estou aprendo muito com vc e agora com o Podcast com certeza vou falar até em 6meses!! Eternamente grata.

  • 27/01/10  
    Ana diz: 25

    Muito obrigada!
    Minha gratidão.

  • 27/01/10  
    lays diz: 26

    ola alessandro, vai parecer uma pergunta meio sem nexo para alguns, mas para mim nao é, os simbolos foneticos sao usado para apresentar como uma palavra é pronunciada correto?
    mas como usa os simbolos, aqui no blog tem um que vc postarao mas nao consegui enteder, se vc poder me explicar serei grata
    bjs

  • 27/01/10  
    Ricardo diz: 27

    Acompanho o EE desde abril de 2009 e tem me ajudado muito. As dicas são sempre fabulosas. Baixei o texto do Rubens Queiroz de Almeida indicado pelo Alessandro, encadernei e já estou estudando por ele. Sugiro lerem com atenção as orientações dadas na introdução que o resultado será uma guinada na compreensão de textos em inglês. Outra coisa que eu faço é pesquisar os patrocinadores, lá no topo do Blog. Estou gostando muito do inglêsAgora.com. Também baixei alguns episódios do ESLPod, muito bons. Alessandro, grato pela sua preciosa ajuda de sempre.

  • 27/01/10  
    Tiago diz: 28

    Fiquei muito interessado nessa metodologia do Alessandro… boa mesmo! mas toda vez que eu tento baixar o dialogo em Mp3 eu não consigo :( será que alguem pode me ajudar?

    • 28/01/10  
      Alessandro diz:

      Tiago,

      Você poderia passar mais informações sobre o seu mp3, quanto mais detalhes melhor. Só assim alguém poderá te ajudar.

      Good Luck!

  • 28/01/10  
    Daniel Almeida diz: 29

    Gostei da dica e muito boa mesmo ajuda bastante, eu tambem gosto de ouvir musica mais so procuro musica facil e as mas lentas sao melhores pra compreender, e tambem tenho alguns podcast que baixei da net e alguns audios que eu comprei. Eu vou dar a dica aqui de um site muito bom principalmente pra quem esta comecando o site e em espanhol mais e melhor pois assim quem estiver estudando nao vai fica o tempo todo olhando protugues. Para encontar o site e so procurar no google po OM PERSONAL, espero ter ajudado.

  • 28/01/10  
    Bruno Barros diz: 30

    Professor estas dicas foram perfeitas, eu também uso esses métodos para estudos porém só não possuo o MP3 (o meu quebrou), mas o que eu faço? Uso um cd regravável pois tanto serve pra fazer vcd’s como cd’s (uso o nero 7) e depois apago do cd os que já estudei e coloco novos podcasts…
    OBS: os podcasts que apago do cd, continuam no pc, para o caso de que eu precise algum dia.

    o site que recomendo (além do ESLPodcast) é o The Flatmates, da BBC world que agora tem um canal no youtube muito legal…

  • 28/01/10  
    Vera Abreu diz: 31

    Prezado Alessandro,

    Parabéns!!!!

    Em pulbicar o Kit de estudos. Com certeza irá ajudar a mim e a todos que estão interessados em aperfeiçoar o inglês.
    Um abraço,
    Vera Abreu

  • 28/01/10  
    adriane diz: 32

    Galera! Essa troca de informação é muito bacana! Vou testar podcast também. Ab a todos.

  • 28/01/10  
    Giovana diz: 33

    Adorei esta dica, já tinha lido sobre isso, mas não tinha seguido, agora vou caprichar…

    Parabéns a você pelo excelente trabalho que faz aqui, e certamente ajuda muita gente como eu que já tentou vários caminhos e ainda não esta 100% em inglês.

    Muito obrigada mesmo!!!!!!!!!!

  • 28/01/10  
    Isabel Resende diz: 34

    Olá Alessandro

    Queria agradecer as dicas e sugerir um site (caso ainda não conheçam):

    É o

    http://www.learnrealenglish.com

    Nele podemos assinar grátis o “The 7 Rules For Excellent English” (1 por dia através do e-mail).
    Cada “rule” que recebemos tem um link para o áudio do que está escrito no e-mail e, também, um vídeo com a transcriçao(podemos fazer o download de tudo).

    Sei o básico do inglês e consegui entender boa parte dos vídeos.

    Os professores são nativos e, claro, tudo é em inglês.
    Eles vendem Liçoes (é meio parecido com ESLPod). Recebemos uma LIÇAO GRÁTIS.

    Abaixo está um link para um artigo bem legal deles com o audio

    http://effortlessenglishclub.com/7-rules-to-learn-excellent-english-speaking

    Espero que os links tenham dado certo e que vocês aproveitem a dica.

    Abraços

    • 28/01/10  
      Alessandro diz:

      Isabel,

      Obrigado pela dica, conheço o trabalho do Effortless English, eles são muito bons.

      Abraços,

  • 28/01/10  
    Isabel Resende diz: 35

    O artigo que eu citei acima é o “The Key To Excellente English Speaking”

  • 28/01/10  
    Davi Fiquer diz: 36

    ola Alessandro,eu gostei do seu artigo li todas as partes e estou começando,com esse podcast que vc colocou no link,eu achei um texto fácil de se entender =)
    mas vc pode me tirar uma dúvida eu não entendi muito bem a palavra SPOTTED,vc poderia me dizer em qual sentido ela esta no texto?

    • 28/01/10  
      Alessandro diz:

      Davi,

      Eu teria que relembrar o contexto em que ela foi usada. Envie a pergunta no fórum, com contexto.

      Bons estudos!

  • 28/01/10  
    joana diz: 37

    O EE só dá dica boa!!! rsrsrs muitobom!

  • 28/01/10  
    Raphael Augusto diz: 38

    Olá.

    Há alguns meses tb começei a estudar com podcasts. Realmente o resultado é incrível.

    Vou aproveitar para recomendar um site que venho usando, e tem (na minha opinião) bons podcasts, separados por temas e tudo totalmente grátis, o VOA NEWS Special English http://www.voanews.com/specialenglish.

    Lá tem também vídeos, notícias e várias coisas sobre a cultura americana (já que o site é mantido pelo governo).

    Abraços!

  • 28/01/10  
    Rogério Bautz diz: 39

    Eu to usando o podcast ELTPodcast – http://www.eltpodcast.com – ele tem varios níveis, começando do basicão pra quem tá começando, tipo eu.
    Indicação do Denilso de Lima – http://denilsodelima.blogspot.com/2007/03/conforme-o-prometido.html

    Abraço

  • 29/01/10  
    Regiane diz: 40

    cada vez mais eu gosto desse site, adorei as dicas do podcast já estou utilizando, eu utilizo todas as dicas e estão sendo muito aproveitosa no meu dia a dia
    Obrigada!!!
    bye, bye

  • 29/01/10  
    camilo diz: 41

    realmente excelente metodologia tb tenho usado ela nos ultimos meses, e vira um vicio tudo que vou ler quando nao sei ja grifo e vou buscar a transcricao fonética e analisar a pronuncia. Lembrando que ouvir para o especifico eh essencial na aprendizagem. Um texto como esse citado, podemos ouvir para entender o contexto, outro momento so para analisar a pronuncia etc. E para os comentarios que confundiu o processo acima com traducao, está muito enganado, nao há relacao nenhuma com uma traducao de fato. E um detalhe importante que nos estudantes devemos ter é que nem todo mundo que fala ingles, sabe pronunciar corretamente, dar para entender mas nao está correto, pois o processo de pronuncia eh algo como este do artigo, se “jogar”nas transcricoes por exemplo. E isso eh importante para quem deseja ser eficiente no idioma, porem nao pode esperar ser um nativo, mas nao tem coisa melhor ouvir o ingles com uma boa pronuncia.
    Parabens pelo post, excelente mesmo!

  • 29/01/10  
    Fernando Fischer diz: 42

    Dica comprovada. Após usar podcasts (e também revistas narradas tipo Speak Up) vi que meu inglês deu um “up” enorme.
    Acho que para quem está em um nível intermediário, aprende-se mais com estes recursos do que freqüentando os cursos tradicionais.
    Parabéns pela dica.

  • 29/01/10  
    Ester diz: 43

    Parabéns Alessando! E obrigada, vc completou o ciclo e nos ensinou o caminho das pedras. Vou tentar ouvir um podcast por dia, pois não estava mais aguentando estudar em escola de Inglês e agora decidi estudar sozinha, sei que não é fácil por essa vida corrida que temos.
    see you!

  • 03/02/10  
    Karol diz: 44

    Alessandro, gostaria de saber como você grava sua própria leitura da transcrição. Através de que meio, pois não entendo bem de tecnologias e tal. E como você envia essa gravação para um amigo on line.
    Obrigada!

    • 03/02/10  
      Alessandro diz:

      Karol,

      Vai ser difícil explicar aqui. Mas uso um programa bem bacana chamado Audacity.
      http://audacity.sourceforge.net/download/

      Você pode usar o gravador do windows também. Daí é só gravar o audio e salvar na máquina e enviar para os amigos via skype ou msn.

      Good Luck!

  • 04/02/10  
    Marco André diz: 45

    Muito boa a dica, é um método que com certeza dá muitos resultados. No site do ESL Podcast só é possível ter acesso gratuito ao diálogo, mas o Emule é possível encontrar vários Learning Guides (transcrição completa do áudio) que saíram entre 2006 e 2008, todas num arquivo compactado.

    • 05/02/10  
      Alessandro diz:

      Marco,

      Só com o diálogo já dá pra aprender bastante. Só não recomendo baixar os Learning Guides pelo emule, já que o site se sustenta com a vendas dos PDF. Se a gente não colaborar vamos acabar perdendo o bom trabalho do Joff.

      Abraço,

  • 06/02/10  
    Marco André diz: 46

    Alessando, you’re totally rigth.
    My fault, sorry.

  • 08/02/10  
    warleyalex diz: 47

    Eu tenho um método diferente, eu uso o “guia como estudar inglês usando podcasts”.

  • 09/02/10  
    Eduardo diz: 48

    Meu método de estudo é muito semelhante ao seu, também uso as mesmas ferramentas, mp3, transcrições, etc.
    Como eu estou no nível iniciante, é muito difícil encontrar algum podcast na internet que eu compreenda a maior parte, então uso as transcrições para me ajudar. Com isso desenvolvi bastante meu inglês.
    E parabéns pelo trabalho desenvolvido no site. São materiais realmente excelentes além do conteúdo estar muito bem organizado. Parabéns!

  • 11/02/10  
    MontMor diz: 49

    As dicas são sensacionais… apesar de indicado para pessoas com inglês intermediário ou avançado, estou me valendo das suas dicas, mesmo com meu nível sofrível de inglês.

    Comecei com o podcast 55… gostei! Ouvi no mp4 e depois li o texto enquanto vou pro trampo no metrozão (o mp4 lê arquivos *.txt e paguei só 60 reais ehehehehehehehe).

    Como achei estimulante esse método de estudo, já adicionei o o Eslpodcast como favoritos e estou baixando todos os áudios e textos principais.

    Até julho!!!
    Valeu…

  • 18/02/10  
    Sérgio Rodrigues diz: 50

    Muito boa a dica, como sou iniciante, vou tentar adaptar.
    Como já falaram aqui, eu também escuto e leio no ônibus. É só nessas horas que eu gosto dos engarrafamentos.

  • 18/02/10  
    Bruno diz: 51

    Pow Alessandro, muito show as suas dicas. . . tô gostando demais do site. . . tô ficando ateh perdido com tanta coisa que encontrei por aqui. . . ao longo do post vc colocar os links para outros posts. . .e quando termino de ler. . . percebo que tenho no mínimo 5 páginas abertas. . hauahauhauahauahuahauahua. . .

    Mas encontrei no forum algumas dicas pra “começar” a estudar direito. . . e lah no forum recomendaram esse seu método pra ouvir o podcast.
    vou testar esse método aqui. . .
    valeu!

    • 19/02/10  
      Alessandro diz:

      Bruno,

      Obrigado pelo comentário e pelos elogios.

      Sucesso nos estudos!

      Abraço,

  • 27/02/10  
    Marco brainiac diz: 52

    OI Alessandro,

    São ótimas dicas, outro uso que faço do mp3 é no final ler o texto em bom som e gravá-lo no mp3, desta forma tento destravar a língua e observo minha pronúncia e regravo várias vezes.

    **Alessandro Estou procurando aqui uma dica sua de como passar um texto escrito em inglês p/ mp3 e não encontro o site, poderia me repassar?

    Obrigado

  • 15/04/10  
    Kleber diz: 53

    Comecei hj a utilizar esse método de estudo, principalmente para praticar e aprender novo vocabulário, pois os podcast são bem explicativos, acredito que é um ótimo meio de aprendizado!

    Valeu pela dica!

  • 08/05/10  
    Alexandre diz: 54

    Meu caro, realmente gostaria de lhe agradecer pelo direcionamento ao site da ESL Podcast. Fiz um “test-drive” no site e, na hora fiz a contratação do plano básico.

    Fui adaptando minha forma de auto estudo e a tenho muito parecida com a sua, mas a perfeição de como são explicadas cada passagem no site, realmente, I have not ever seen nothing like that, really perfect for my level english.

    Agradeço novamente e, caso possa, let’s keep contact.
    Forte abraço,
    Alexandre Andrade

  • 27/04/16  
    Rogerianascimento N diz: 56

    Poderia indicar um podcast para iniciante?

  • 13/05/16  
    Rogerianascimento N diz: 57

    Hi, Camila!
    Obrigada pela atenção.
    Abraço!

  • 23/07/16  
    Iza224 diz: 58

    Cara, amei! Tá, eu já li que escutar podcasts era ótimo para a o listening, mas da forma que você estuda é maravilhosa. Usa os quatro módulos de aprendizado “de uma só vez”. Enquanto você escrevia eu praticava, parte do que disse, e sei lá, me deu um gás para continuar. E olha que há mais ou menos 2 dias estava reconsiderando parar porque estava cansada de não progredir da forma como eu queria (muito rápido!), agora? jamais pensarei assim. Muito obrigaga.

    • 25/07/16  
      Alessandro Brandão diz:

      Iza,

      Que bom que você gostou do método. Desde que escrevi esse artigo a minha forma de estudar evoluiu bastante. Criei um App para me ajudar a aprender vocabulário e acabei disponibilizando para os membros do EE. Fica o convite para que você experimente: Meu Vocabulário.

      Obrigado pela participação.

      Bons estudos!