Kit de Estudos de Inglês – Parte 3 de 3

Hoje vou explicar como uso a transcrição impressa do podcast para aprender inglês de forma rápida e fácil. Para quem não leu os artigos anteriores da série acesse a parte 1 e a parte 2.

Como já foi dito, eu escolhi um podcast que tenho facilidade de entender, isso ajuda muito na hora de estudar. Consigo entender 95% do que é dito, os outros 5% são compreendidos pelo contexto. Perceba que até mesmo com o português isso acontece, nem sempre entendemos tudo que lemos ou ouvimos, mas a compreensão do todo é alcançada por conta do contexto.

Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? A equipe do English Experts convida você para fazer um intensivo de inglês de 180 dias, são 6 meses que vão elevar o seu inglês a um novo nível. Clique aqui e saiba mais.

Se você estudar dessa forma todos os dias, é bem provável em menos de 6 meses você será capaz de entender razoavelmente bem o idioma inglês. Como exemplo vou usar o Episódio 55 do ESLPod. Quer testar a metodologia? Então siga os passos abaixo:

1 – Clique aqui faça do download do arquivo mp3 do Episódio 55 do ESLPod. Na página, basta clicar com o botão direito em “Download Podcast”, escolher “Salvar Destino Como…” e salvar o arquivo em uma pasta em seu computador.

2 – Imprima a transcrição do podcast que está na mesma página onde você fez o download. Aqui vai uma dica muito importante, copie a transcrição do podcast e cole no Word. Depois formate de uma forma que fique agradável para ler e também fique bonito no papel. Parece frescura, mas a nossa mente costuma gravar melhor aquilo que agrada nossos olhos. Veja abaixo como eu faço a formatação para a impressão.

3 – Ouça pelo menos uma vez o podcast sem o auxílio da transcrição impressa. Preste atenção no tema principal e na pronúncia do apresentador.

4 – Ouça o podcast novamente só que agora sublinhando com uma caneta as palavras e expressões que desconhece ou ainda não fazem parte do seu vocabulário ativo. Costumo grifar aquelas palavras, expressões e collocations que ainda não uso no dia a dia. Faço isso para depois tentar colocar em prática o novo vocabulário.

5 – Faça um estudo mais aprofundado das palavras expressões grifadas. Gosto de buscar no dicionário os símbolos fonéticos e algumas vezes também uso a “escrita normal” para facilitar na hora de lembrar como a palavra é pronunciada. Em alguns momentos também uso da tradução para o português.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da English Live: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

6 – Ouça a parte do diálogo mais uma vez. O diálogo do podcast dura aproximadamente 5 minutos. É rápido.

7 – Por fim, leia em voz alta a transcrição. Se preferir grave a sua voz e ouça depois. Eu costumo inclusive mostrar a gravação para amigos na internet e peço que eles avaliem a minha pronúncia.

Veja como fica a impressão depois dos estudos:

É isso galera. Essa foi a melhor metodologia de estudos que já utilizei. Dá um bom resultado.

Bons estudos!

Outros artigos da série

Good luck!

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

74 comentários

  • 18/02/10  
    Bruno diz: 1

    Pow Alessandro, muito show as suas dicas. . . tô gostando demais do site. . . tô ficando ateh perdido com tanta coisa que encontrei por aqui. . . ao longo do post vc colocar os links para outros posts. . .e quando termino de ler. . . percebo que tenho no mínimo 5 páginas abertas. . hauahauhauahauahuahauahua. . .

    Mas encontrei no forum algumas dicas pra “começar” a estudar direito. . . e lah no forum recomendaram esse seu método pra ouvir o podcast.
    vou testar esse método aqui. . .
    valeu!

    • 19/02/10  
      Alessandro diz:

      Bruno,

      Obrigado pelo comentário e pelos elogios.

      Sucesso nos estudos!

      Abraço,

  • 27/02/10  
    Marco brainiac diz: 2

    OI Alessandro,

    São ótimas dicas, outro uso que faço do mp3 é no final ler o texto em bom som e gravá-lo no mp3, desta forma tento destravar a língua e observo minha pronúncia e regravo várias vezes.

    **Alessandro Estou procurando aqui uma dica sua de como passar um texto escrito em inglês p/ mp3 e não encontro o site, poderia me repassar?

    Obrigado

  • 15/04/10  
    Kleber diz: 3

    Comecei hj a utilizar esse método de estudo, principalmente para praticar e aprender novo vocabulário, pois os podcast são bem explicativos, acredito que é um ótimo meio de aprendizado!

    Valeu pela dica!

  • 08/05/10  
    Alexandre diz: 4

    Meu caro, realmente gostaria de lhe agradecer pelo direcionamento ao site da ESL Podcast. Fiz um “test-drive” no site e, na hora fiz a contratação do plano básico.

    Fui adaptando minha forma de auto estudo e a tenho muito parecida com a sua, mas a perfeição de como são explicadas cada passagem no site, realmente, I have not ever seen nothing like that, really perfect for my level english.

    Agradeço novamente e, caso possa, let’s keep contact.
    Forte abraço,
    Alexandre Andrade

  • 27/04/16  
    Rogerianascimento N diz: 6

    Poderia indicar um podcast para iniciante?

  • 13/05/16  
    Rogerianascimento N diz: 7

    Hi, Camila!
    Obrigada pela atenção.
    Abraço!

  • 23/07/16  
    Iza224 diz: 8

    Cara, amei! Tá, eu já li que escutar podcasts era ótimo para a o listening, mas da forma que você estuda é maravilhosa. Usa os quatro módulos de aprendizado “de uma só vez”. Enquanto você escrevia eu praticava, parte do que disse, e sei lá, me deu um gás para continuar. E olha que há mais ou menos 2 dias estava reconsiderando parar porque estava cansada de não progredir da forma como eu queria (muito rápido!), agora? jamais pensarei assim. Muito obrigaga.

    • 25/07/16  
      Alessandro Brandão diz:

      Iza,

      Que bom que você gostou do método. Desde que escrevi esse artigo a minha forma de estudar evoluiu bastante. Criei um App para me ajudar a aprender vocabulário e acabei disponibilizando para os membros do EE. Fica o convite para que você experimente: Meu Vocabulário.

      Obrigado pela participação.

      Bons estudos!

1 2