Um tema recorrente que sempre gera muita polêmica diz respeito a brasileiros falando inglês. Vocês se lembram de Romário e mais recentemente de Joel Santana? Todos eles geraram um alvoroço. Esta semana a entrevista da Miss Brasil também foi muito comentada.
A origem do medo de falar inglês
O grande problema é que isso tudo acaba gerando ainda mais medo por parte dos estudantes de inglês, principalmente os iniciantes. O medo de passar vergonha em público acaba fazendo com que as pessoas se retraiam e não pratiquem.
Isso acontece muito no nosso chat, as pessoas acessam apenas para acompanhar 2 ou 3 participantes interagindo. Quando eu pergunto por que elas não participam, a resposta é sempre a mesma: o meu inglês é péssimo prefiro só ler as mensagens. É uma pena ver que isso acontece até mesmo em outros ambientes. Se isso acontece na internet onde há um certo anonimato, imagine nas escolas de inglês e cursinhos espalhados pelo Brasil.
Outros exemplos
Ahh, a Gisele! Eu fiquei impressionado com o vídeo enviado pela leitora Flávia, onde a super model fala com uma desenvoltura invejável.
https://www.youtube.com/watch?v=2LUV_dC4FZA
Poxa Alessandro, a Gisele é rica e mora fora há muito tempo
Veja bem, como eu disse no início do post. Morar fora não garante fluência, esforço e muito estudo sim. Dinheiro também ajuda, mas não é um fator determinante. As pessoas mais inteligentes e vencedoras que conheço são de origem humilde e ultrapassaram várias barreiras para chegar ao topo. Para não deixar dúvidas, conheça a incrível história de Carlos Carbonel, o morador de rua poliglota.
Para finalizar
A mensagem que deixo é a seguinte, não tenha medo de errar. Existem vários lugares onde isso não é problema: na escola, nas salas de chat da internet, conversando com amigos, conversando com estrangeiros etc.
See you!
Ainda precisa de ajuda?
- Envie sua questão em nossa comunidade;
- Assine o English Plus e tenha acesso ilimitado a respostas verificadas por especialistas.
Mostrar 15 comentários