Miss Brasil se enrola ao falar inglês

Um tema recorrente que sempre gera muita polêmica diz respeito a brasileiros falando inglês. Vocês se lembram de Romário e mais recentemente de Joel Santana? Todos eles geraram um alvoroço. Esta semana a entrevista da Miss Brasil também foi muito comentada.

A origem do medo de falar inglês

MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA

O grande problema é que isso tudo acaba gerando ainda mais medo por parte dos estudantes de inglês, principalmente os iniciantes. O medo de passar vergonha em público acaba fazendo com que as pessoas se retraiam e não pratiquem.

Isso acontece muito no nosso chat, as pessoas acessam apenas para acompanhar 2 ou 3 participantes interagindo. Quando eu pergunto por que elas não participam, a resposta é sempre a mesma: o meu inglês é péssimo prefiro só ler as mensagens. É uma pena ver que isso acontece até mesmo em outros ambientes. Se isso acontece na internet onde há um certo anonimato, imagine nas escolas de inglês e cursinhos espalhados pelo Brasil.

Outros exemplos

Ahh, a Gisele! Eu fiquei impressionado com o vídeo enviado pela leitora Flávia, onde a super model fala com uma desenvoltura invejável.

https://www.youtube.com/watch?v=2LUV_dC4FZA

Poxa Alessandro, a Gisele é rica e mora fora há muito tempo

ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina vários macetes para você nunca mais se confundir na hora de dizer as horas em inglês. ACESSAR AULA

Veja bem, como eu disse no início do post. Morar fora não garante fluência, esforço e muito estudo sim. Dinheiro também ajuda, mas não é um fator determinante. As pessoas mais inteligentes e vencedoras que conheço são de origem humilde e ultrapassaram várias barreiras para chegar ao topo. Para não deixar dúvidas, conheça a incrível história de Carlos Carbonel, o morador de rua poliglota.

Para finalizar

A mensagem que deixo é a seguinte, não tenha medo de errar. Existem vários lugares onde isso não é problema: na escola, nas salas de chat da internet, conversando com amigos, conversando com estrangeiros etc.

See you!

Ainda precisa de ajuda?

  1. Envie sua questão em nossa comunidade;
  2. Assine o English Plus e tenha acesso ilimitado a respostas verificadas por especialistas.
Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro é fundador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 15 comentários