Khan Academy e a Educação do Presente

Salman Khan atende ao pedido de ajuda de uma prima pequena que estava com problemas de matemática na escola. Logo, outros primos também pedem ajuda nas lições escolares. Khan pensa numa forma mais eficiente de ensinar todos os primos sem precisar dar a mesma aula várias vezes. Para complicar ainda mais, cada primo morava em uma cidade diferente.

O pulo do gato veio quando o primo “gente boa”, resolve gravar os vídeos utilizando recursos acessíveis (como o MSPaint com um fundo negro) e disponibilizá-los no Youtube. Em pouco tempo a sua audiência passa de alguns poucos primos, para alunos e professores do mundo todo. Isso chama atenção da Google (que injeta US$ 2 milhões na ideia) e da Gates Foundation que passa a investir no projeto. Hoje, as aulas de Khan já foram vistas 70 milhões de vezes, nada mal heim?

ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina vários macetes para você nunca mais se confundir na hora de dizer as horas em inglês. ACESSAR AULA

Resumi acima a trajetória de Salman Khan, o criador da Khan Academy. Fiquei impressionado ao descobrir que ele já gravou “sozinho” mais de 2400 vídeos educativos em diversas áreas, como: álgebra, química, biologia e até mesmo astronomia. A didática de Khan é fantástica, ele faz uma matéria complicada parecer a coisa mais fácil do mundo. Atualmente a maioria dos vídeos está em inglês, no entanto, com os novos investimentos várias aulas já estão sendo traduzidas, acredito que em breve teremos as versões em português.

Veja só como ele ensina equações simples (em inglês):

Confira a palestra que ele deu no TED 2011:

Apenas justificando o título, acredito que essa é a educação do presente. A época de aulas chatas já passou, o professor que quer ter a atenção do aluno tem que falar a “sua língua”, Khan (mesmo não sendo professor de formação) conseguiu isso.

APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA

Congrats Khan!

Leia mais sobre o assunto

Post sugerido por Henry Cunha e seleção de links relacionados por Flávia Magalhães

Gostou? Que tal estudar as matérias da escola em inglês?

Aguardo comentários.

See you,

Ainda precisa de ajuda?

Configura algumas opções:

  1. Envie sua questão em nossa comunidade;
  2. Assine o English Plus e tenha acesso ilimitado a respostas verificadas por especialistas.
Alessandro

Alessandro Brandão

Alessandro é fundador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Ensino a Distância (EaD).

Mostrar 21 comentários