Estudar em escola tendo algum conhecimento, compensa?

Estou em um dilema e gostaria de opiniões: tenho algum conhecimento de inglês já que consigo entender bastante coisa no inglês falado e escrito. Uso a língua há alguns anos no trabalho, principalmente em termos técnicos, ou seja, tenho um vocabulário razoável mas tão disperso que não consigo falar inglês. Agora decidi organizar meu conhecimento a fim de conseguir falar e também entender mais perfeitamente filmes, telejornais e canais em inglês falado sem legenda. O meu problema é que, não sei se consigo aguentar a maioria das escolas de inglês que se baseiam no "repeat, repeat, repeat...". Não sou mais nenhum garoto, tenho um filho com 22 anos formado em inglês, mas não consigo manter um diálogo em inglês com ele.
Há algum tempo acompanho o English Experts para tentar aprender sozinho, mas estou com dificuldade no speaking. Enfim, será que compensa entrar em uma escola de inglês a essa altura do campeonato? Será que, caso consiga fluência no curso, conseguirei mantê-la? Na opinião dos freqüentadores do fórum, há aplicação de inglês que não seja somente para trabalho (estou em vias de me aposentar)? E finalmente, estou pensando em fazer o BRASAS, já que minha filha está no Book 5 lá e está gostando bastante.O que vocês acham dessa escola??
Desculpem o tamanho do tópico, mas resisti bastante até tomar coragem a escrever. Desde já, grato pela atenção.

ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina vários macetes para você nunca mais se confundir na hora de dizer as horas em inglês. ACESSAR AULA
4 respostas
Ordenar por: Data
Olá amigo,

Olha, não há idade para começar a aprender, e sim, vontade! Acho que você primeiramente deve conhecer as escolas e notar o que elas têm a lhe oferecer, uma vez que pode tornar-se desperdício de tempo e dinheiro. Isso quem vai criar o conceito é você! Assim como uma certa escola é boa para certa pessoa, a mesma pode não ser boa para você, entende? É bem relativo mesmo... Um exemplo que posso citar, é do dono da empresa onde eu trabalho... ele tem vergonha de fazer um curso de inglês devido à sua idade; se não me engano, ele também está na idade de se aposentar, então ele optou por fazer aulas particulares com um professor. Entretanto, acho que você não deveria dizer 'Será que compensa entrar em uma escola de inglês à essa altura do campeonato'. Substitua por 'Entrar em uma escola de inglês à essa altura do campeonato vale a pena e compensa sim'. Isso certamente lhe trará uma auto-satisfação maior e um grande orgulho por parte do seu filho e dos que lhe cercam devido à essa excelente iniciativa, pode ter certeza. Agora quem decide é você, não é?

Obs: Com o seu conhecimento, obviamente ficará mais vulnerável a sua classificação em um nível mais avançado.

Espero ter lhe ajudado.

Atenciosamente,
murilo91 1 9
Olá Chesary,

bom, numa escola de idiomas, tem varias categorias, para cada necessidade, negocios,viagem,provas, etc...
mas se você tem um ingles bom na escrita e leitura, seria uma boa opção fazer um curso de conversação, que esta diretamente voltado, focado a conversa, listening e speaking, e claro tbm um pouco de gramática e não é tão caro,
aqui em Bauru, tem uma escola que se chama The Best Corporation, para mais informações visite o site http://www.thebestbauru.com.br e confira da uma fuçada no site. Tem professores nativos de varios países, com varios sotaques, e brasileiros mto qualificados tbm, e não é na base do repeat repeat q vc citou, embora ao meu ver é mto util, eles sempre combinam com os alunos de se renunir em algum lugar, barzinho,lanchonete... e td é em ingles, só se fala ingles, é mto legal e aprende mto, o idoma vai ficar algo natural pra vc.
qto ao BRASAS eu nunca ouvi falar.
bom, ta aí minha sugestão, acho que deveria fazer um curso sim!
e não se acanhe não! qualquer duvida, pergunte, sera um prazer ajuda-lo.

Thank you,

Murilo
Flavia.lm 1 10 100
Olá chesary

chesary escreveu:Enfim, será que compensa entrar em uma escola de inglês a essa altura do campeonato?
Eu sou a favor de estudar em escola. Apesar de ferramentas incríveis que a internet disponibiliza hoje, nada como um profissional que se preparou para te ajudar na sua necessidade. Qto à "a essa altura do campeonato", acho que sua idade não conta nada perto da sua vontade em aprender, e isso aparentemente você tem.
chesary escreveu:Será que, caso consiga fluência no curso, conseguirei mantê-la?
Depende. Você vai se esforçar? Você vive no Brasil e se quiser pode passar a vida inteirinha sem ter contato com o inglês. Mas conheço gente que mora aqui e fala inglês melhor do que alguns nativos.
chesary escreveu:Na opinião dos freqüentadores do fórum, há aplicação de inglês que não seja somente para trabalho?
Deixa eu pensar: Música, filme, seus colegas de sala, os quase 9.000 membros do fórum EE, alguma possível oportunidade de conhecer/manter contato com um nativo, eventos em diversas áreas (da sua profissão, por exemplo). Tem gente aqui no fórum que estuda inglês através da Bíblia, através de treinamentos de informática via vídeos do youtube. Uma costureira pode aprender uma técnica diferente usada em outros países. Um artesão, idem. Dentistas, jornalistas, cozinheiros, qualquer pessoa. Tudo vai depender de interesse.

chesary escreveu:E finalmente, estou pensando em fazer o BRASAS, já que minha filha está no Book 5 lá e está gostando bastante.O que vocês acham dessa escola??
Existe uma seção no fórum a respeito de escolas de idiomas, recomendo dar uma olhada lá. Há, inclusive, um tópico sobre a Brasas.

Independentemente da escola que escolher, recomendo que pesquise bastante, peça para fazer aulas demonstrativas, e não corte das suas opções as turmas com adolescentes, porém avalie bem o quanto a idade dos seus colegas de turma podem influenciar no seu desempenho e interesse pelas aulas.
chesary escreveu:Desculpem o tamanho do tópico, mas resisti bastante até tomar coragem a escrever.
Não existe motivo para se desculpar. É pra ajuda mútua que o fórum existe. E também não existe razão alguma para não ter coragem de escrever qualquer coisa que seja aqui. Quer aprender ou aperfeiçoar seu inglês? Então você quer o mesmo do que todos os outros participantes do fórum, portanto, você é muito bem-vindo aqui.
Logan18 1
Senti que realmente você está com medo de arriscar e errar, mas como tudo nessa vida é uma aposta que tal sair do esconderijo e apostar num bom cursinho? Idade? Qual é o problema? Acho que se realmente você almeja a fluência eu te dou a dica... siga em frente amigo, pois só você pode fazer o seu futuro, nós aqui podemos te incentivar somente. Tenho certeza que seu filho ficará orgulho de você com sua força de vontade, e além do mais você terá com quem treinar para aperfeiçoar seu inglês.

Então força, dê uma olhada no tópico de cursos, veja as dicas e faça umas ligações para saber o que é mais viável para você.

Sorte.