Gramática: estudar ou não estudar? quando estudar?

Comecei a estudar inglês de maneira séria há 4 meses, mas esse não foi meu primeiro contato com o idioma, pois sempre gostei de jogos digitais e a grande maioria deles não tinha tradução, então precisava me virar de alguma maneira. Senti uma grande evolução de alguns tempos pra cá,nada estrondoso, mas de grande significado para mim.

Meu método de estudo é, basicamente, focado em listening (podcasts, músicas, seriados), não tenho me importado muito com a gramática, principalmente porque ouço constantemente de pessoa com alto nível de fluência que regras e mais regras só vão atrapalhar e confundir. O único problema é que em um futuro razoavelmente distante pretendo estudar em um país de língua inglesa e tenho medo de que a falta de uma gramática possa me prejudicar.

Minhas principais fontes de consulta são a internet e alguns livros, tais como English Grammar in Use (comprei há 1 mês e ainda não usei), Gramática de Uso da Língua Inglesa (já tenho desde o início do aprendizado, gostei bastante), Combinando Palavras em Inglês (também é excelente) e Inglês na Ponta da Língua (si, aprecio o trabalho do Denilso de Lima).

Então, resumidamente, devo adquirir certo nível de fluência antes de partir pra gramática, devo estudá-la em conjunto com o listening ou devo esquecê-la de vez (acho que não, né?)?

Vou abusar mais um pouco do vosso conhecimento e perguntar: como vocês estudam os podcasts? Utilizo os da esl,e compreendo cerca de 80% sem o auxílio do texto, ouço-o diversas vezes e depois faço um pequeno resumo sobre o mesmo.

Por enquanto é só, obrigado pela atenção. E se tiverem indicações de outros livros/métodos, por favor, compartilhem comigo e todos os interessados no assunto.

APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA
6 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 25 137 1.7k
Desbloqueie 2 respostas agora e todos os dias
Ao se cadastrar, você ainda poderá fazer perguntas, marcar tópicos como favoritos, votar nas melhores dicas e muito mais.
Ancrispa 9 55
Sypher 1 1 24
AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA