Going to + verbo x go + verbo + ing

Olá pessoal!
Já estudei inglês bastante tempo e estou tentando ensinar um grupo da igreja.
Pesquisei bastante sobre assunto e em vários fóruns, mas estou querendo uma explicação específica, exemplo:
Quero responder a pergunta: What are these people going to do this weekend?
Atividades:
1 - Dance, 2 - Read, 3 - Swim, 4 - Walk, 5 - Play Tennis, 6 - Shop, 7 - Watch a movie, 8 - Work.

Podem responder com qualquer sujeito, porém ao tentar explicar pros alunos me surgiu a dúvida, ao passar as respostas, podemos ter as seguintes:
1 - They are going to dance. / They are going to go dancing.
2 - He's going to read / aqui nao pode usar He's going to go reading, mas por quê?
3 - He's going to swim. / He's going to go swimming.
4 - She's going to walk. / She's going to go for a walk. (aqui não sei o porquê de se usar o "for a", e também queria saber se poderia usar "She's going to go walking")
5 - They're going to play tennis. / (Pq aqui não pode usar "They're going to go playing", ou ainda "They're are going playing".
6 - She's going to shop. / She's going to go shopping. (aqui é semelhante ao verbo Swim, mas pq?)
7 - They're going to watch a movie. / They're going to go watch a movie (esse verbo da pra usar tanto com "going to" como "going to go" mas o verbo não tem a adição do ing (qual a explicação gramatical, exceções, etc?)
8 - He's going to work. / He's going to go to work. (essa me parece que do primeiro jeito poderia ter o significado de "ele irá trabalhar", e a segunda, "ele irá ao trabalho", mas o significado de ambas também pode ser exatamente o mesmo.

Espero que tenha sido claro,
Agradeço desde já
Abraço
MENSAGEM PATROCINADA Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 15 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores e linguistas certificados. O resultado sai na hora e com gabarito.

Clique aqui para iniciar o Teste Online!
Avatar do usuário Marcio_Farias 12350 1 22 206
Eu preferia: "I'm going to dance, ... Going to play,... Going to walk" etc