Mocambo vs. Quilombo

Thomas 7 60 290
Qual é a diferença?

ATIVE O ENGLISH PLUS Além de aprender sem anúncios, você terá acesso: aos Cursos do English Experts, a respostas verificadas por especialistas (ilimitado) e ao aplicativo Meu Vocabulário. ATUALIZAR AGORA
3 respostas
mlm
Mocambo:
Tipo de habitação miserável muito frequente nas grandes cidades dessa região. Os mocambos são construídos sobre terrenos baldios e não preparados para a construção e, principalmente, sobre pântanos, formando conjuntos semelhantes às favelas.

Quilombo:
Quilombo é a comunidade formada pela fuga de negros, índios e brancos pobres do regime de trabalho forçado, alienado e desumano: escravidão. Como forma de sobrevivência e resistência ao poderio Brasil-Colônia. Os negros se rebelavam e fugiam de seus senhores e do meio de vida exploratório em que viviam impostamente, formando comunidades em locais dentro das matas e sertões o mais longe possível dos centros econômicos.

São sinônimos.

Recomendo:

http://www.dicionarioinformal.com.br/mocambo/

http://www.dicio.com.br/quilombo/

HTH!
Mucambo/Mocambo é o nome de uma cabana feita geralmente com palha, além de outra folhas, cipó e, às vezes, pau-a-pique. (As ocas indígenas são um exemplo de Mucambo.)

Quilombos eram pequenas (ou não tão pequenas assim) vilas montadas por escravos negros do período colonial brasileiro que haviam escapado da fazenda de seus senhores. Normalmente tinham grandes moradias coletivas, muitas feitas de pau-a-pique (barro com base em um trançado de madeira e cipó).
Ainda hoje restam muitos quilombos no Brasil, porém os que ainda estão ativos evoluíram bastante e os antigos são em sua maioria apenas históricos.
Se estiver interessado mesmo, leia um pouco sobre o Quilombo dos Palmares (liderado por Zumbi dos Palmares), um dos maiores e mais importantes quilombos, historicamente.

As diferenças estão principalmente no lado histórico, além de que Mucambo é a moradia, enquanto Quilombo é o local (aldeia, vila, como queira se referir).
Thomas 7 60 290
Valeu, caras!