Nossa, mas estava falando justamente nisso agora a pouco...
realmente é meio "estranho" medir o quanto se fala de uma língua, mais estranho ainda é o sujeito chegar: "falo 70% de inglês" "10% de alemão"... fico imaginando que tipo de conta a pessoa fez para chegar ao resultado.
Acredito que os 2 ingredientes essenciais para atingir a tão desejada fluência no idioma são a
vontade e o
interesse.
Se eu estudasse por exemplo o alemão só para o mercado de trabalho e sem o menor interesse na cultura acho que não sairia da segunda lição..
Ah, não subestimar a própria capacidade também ajuda, evitar pensamentos do tipo "que complicado!", "será que eu consigo?"..
É possível sim dominar quantos idiomas quiser!
Comece querendo. Depois planeje uma meta pessoal.
No meu caso, estudo 5 idiomas, mas minha meta é ficar fluente nas línguas das 3 maiores potências atuais (USA, China & Japan).
Um dos métodos que bolei para esta jornada é pegar todo dia entre 3 e 10 palavras novas nos 3 idiomas (dependendo do seu tempo naquele dia), e de vez em quando dar uma folheada nos dias anteriores..
Depois que se domina a gramática de uma língua, a
prática aliada à busca incessante por
vocabulário novo é a chave para a fluência!
Para ilustrar a idéia, isso é o meu caderno rabiscado com as palavras de ontem e hoje:
http://img412.imageshack.us/img412/1268/vocablistnovember006.jpggood luck to you all! ; )