Como faço para ser fluente em inglês?

Bom dia!

Sabe, pessoal, queria ouvir opiniões de autodidatas do inglês, como eu.

Eu estudo inglês há muitos anos. Tenho 31 anos de idade e estudo desde os 17, mais ou menos. Sou amante do inglês. Gosto muito mesmo, de verdade! Sei que parece muuuuuuito tempo. Na verdade, já deu tempo de eu ser extremamente fluente, mas não sou. Acontece que, nesses longos anos, fiz, no máximo, uns dois ou três em cursos especializados, com professores, etc. Estudei de forma espaçada. Às vezes paro uns meses, depois volto, paro de novo, etc. E assim fui estudando, ao longo desse tempo, na grande maioria das vezes, sozinho!

Eu acho que tenho o vocabulário muito bom. Eu tenho relevada facilidade em traduzir textos, a não ser que eles sejam realmente de um bom nível técnico, de um assunto específico. Também acho que falo razoavelmente bem. É claro que cometo meus erros de pronúncia, preciso muitas vezes dar aquela parada pra pensar qual palavra se encaixa no que quero dizer, às vezes falta uma palavra e não sei o que dizer, preciso falar devagar, focado, etc. Enfim, considero-me um aluno de nível intermediário que não seria um “incomunicável” se fosse jogado na terra do tio Sam. Ou seja, com todas as imperfeições do meu inglês, acho que me viraria por lá, mesmo com muita dificuldade.

Enfim, meu problema, e o objetivo principal do meu post (esse texto chato), é que eu tenho uma dificuldade extrema em ouvir e entender, especialmente se forem nativos falando. Parece até idioma de outro planeta! Entendo palavras soltas, uns 5% do total, mas, no geral, perco-me no assunto. Quando ouço textos didáticos de um livrinho que tenho aqui, entendo praticamente tudo, mas quando escuto nativos ... nuss ... parece japonês. Esse diálogo (https://www.englishexperts.com.br/1 ... do-ingles/) pra mim foi difícil demais!

Então, queria ouvir a opinião de outros autodidatas no assunto. Às vezes me pergunto se algum dia eu vou ser mesmo fluente e se vou mesmo entender perfeitamente a língua. Atualmente estudo inglês em média duas horas por dia. Escuto muito listening.

Vcs também têm essa dificuldade? Ou eu sou devagar demais?

Desculpem por escrever demais, mas eu queria contextualizar mesmo. Agradeço imensamente a quem tiver paciência para ler e postar algo.
MENSAGEM PATROCINADA Você sabe como está o seu nível de inglês? Teste agora GRÁTIS em apenas alguns minutos.

Clique aqui para iniciar o Teste Online!
olá pdbbarros,

Tenho 30 anos, não sou autodidata, mais também sou estudante desde 2008, quando terminei a faculdade de comunicação.

Iniciei inglês na Wizard, pois a empresa que trabalhava tinha convênio com a unidade próxima, e também dentro outras escolas que pesquisei na época, a wizard foi " a menos chata". Lá fiquei 1ano, e fazendo uma avaliação individual, considero que aprendi bastante para quem inclusive odiava o inglês.

Depois parti para professor particular; neste, acredito ter desenvolvido um pouco mais, pois até então, eu era (ainda sou um pouco) tímida. Como era somente eu e o professor, fiquei +/- 6meses.

6 meses depois toquei sozinha. O E.E (English Experts) foi um grande professor para mim, junto é claro com outros blogs, que pude conhecer aqui no E.E. Criei um e-mail só para receber dicas de inglês de vários blogs que me cadastrei.

Há um ano, voltei para Wizard novamente; desta vez, tive a oportunidade de conhecer professores legais, que tornaram-se meus amigos no Facebook e qualquer dúvida que tenha, sempre prontos a me ajudar.

Com tudo isso, todo dia eu leio, escuto, assisto algo em inglês. No MSN tenho trocado algumas mensagens em inglês com pessoas que não conheço fisicamente. No facebook, dia destes conversei com a Atriz Jennifer Beals (a Alex do filme Flashdance e a Bette da Série Lésbica The L word). Nossa quando descobri que estava falando com ela (não é uma atriz de Hollywood, mais fez alguns trabalhos que gostei) fiquei muito nervosa, com medo de escrever algo errado. Mais tirei de letra.

Uma dica que aprendi com os Gênios do E.E é assistir a filmes que sem a legenda; assistir desenhos (eu sou assinante de Tv a cabo e sempre que posso assisto os canais Disney e Discovery Kids, entre outros). Tenho como hábito também comprar os gibis da Turma da Monica em inglês; agora também tem a edição Turma jovem.

Enfim, é isso. Eu adoro escrever (não seria preciso falar, pois só o contexto disto aqui), e esta adoração também existe no inglês. Se tivesse escrito isto tudo em inglês, acho que teriam poucos erros. Ah, esta foi uma dica que recebi um professor. Escreva o que sente, sem se preocupar inicialmente com erros, depois pede para alguém corrigir para você. Com os erros que possivelmente encontrar, transcreva a redação destacando os erros encontrados da forma correta, e procure lê-los em voz alta também.

Vou ficando por aqui.

Abraços

Elaine
Avatar do usuário Donay Mendonça 49130 21 73 1140
Elaine, eu uso muito pouco o msn. Na verdade, é raríssimo eu entrar, mas mesmo assim vou adicionar o seu pra gente "treinar" quando eu entrar. Sabe, eu já fiz isso uma vez! Eu conversava por msn com uma amiga que era professora de inglês. Ela sempre dizia que meu inglês era muito bom, mas aí eu sempre esbarrava no problema de ouvir e entender. Ler e escrever eu mando bem, mas ouvir ... Exatamente por isso eu também tenho muita dificuldade pra ver filmes em inglês sem legenda. É como eu disse, eu entendo palavras ou frases soltas, mas não consigo pegar o assunto. Não que eu não tente, eu tento! Eu insisto e assisto. E tenho um agravante, minha esposa detesta inglês e, quando estou com ela, só posso colocar dublado, além de minha filha, que tem só 4 anos e por isso só pode ver em português também ... rs.

Com relação a link, eu também me preocupo bastante e estudo muito essas locuções prontas pro dia a dia. Anoto todas essas expressões idiomáticas que servem pra se comunicar no cotidiano. E assim vou indo. Espero melhorar com o tempo.

Obrigado, gente! Abs
No meu ponto de vista, pessoa fluente é aquela que consegue se comunicar em Inglês, falar e entender, quando ela fala Inglês, ela fala Inglês sem pensar antes no Português, ela fala Inglês sem aquelas pausas. E ela entende Inglês falado, entende filmes, seriados e nativos falando. Você tem que estudar Inglês sem parar, você não pode estudar 3 meses sem parar e depois ficar 6 sem estudar Inglês, você vai acabar esquecendo. Sobre entender Inglês, é difícil mesmo, por exemplo, em filmes eles ajuntam sons.

" This is an apple"

Um nativo ia falar "Thezes anépou" kkkk .Não sei se vai entender isso kkk, mas ele uniu o som do S de "This" com o i de "Is", e ele uniu também o som de N de "An" com o A de "Apple". Eles fazem isso o tempo todo, por isso que em filmes eles falam rápidos, e esse é uns dos motivos que as pessoas não entendem Inglês falado.
Avatar do usuário Adriano Japan 805 1 18
Olá pdbbarros, como já havia postado em algum lugar deste fórum antes :roll: o meu ponto de vista é que você só consegue ser fluente DE VERDADE se morar no país de sua língua-alvo, ou pelo menos viajar e passar um período.
Conheço tanta gente como você, que consegue ler livros e mais livros de textos técnicos em inglês, mas na hora de falar e ouvir... por isto falo, não adianta decorar a gramática, estudar 20 horas por dia o inglês, escutar 1000 podcasts e ter um rico vocabulário, senão sentir o idioma "vivo" (digamos assim), muito dificilmente conseguirá a tão almejada fluência.
Voltei faz alguns dias de Londres e sempre achei incrível o fato de não importa quantas vezes você visite o país, a sensação é sempre a mesma:

mesmo tendo estudado e falado a língua por vários anos, quando você chega no país, logo nos primeiros dias (ou pelo menos primeiras 48 horas) a impressão que passa é que as pessoas estão falando um idioma incompreensível, que você só entenderá plenamente depois de algum tempo, quando o idioma soar mais natural e o que antes você entendia só estando cara a cara com uma pessoa falando mais devagar pra você, agora vai passar a entender até conversas de terceiros ou músicas que se pegam de longe de ouvido andando pela rua.
E é aí que vem a sensação maravilhosa: de poder se expressar livremente sem ter que pensar 1 segundo sobre alguma regra ou tentar buscar uma palavra na mente, é maravilhoso!!
Só tenha cuidado (pelo menos no meu caso é assim) de não se soltar demais com seu novo "poder" e virar um "tagarela" rs

Ou seja, pelo menos no sentido de fluência exposto no tópico, acredito que a mesma venha naturalmente depois de um tempo falando com pessoas de verdade, você vai notar que sua fluência vai acelerar de um modo fantástico ao contrário se estivesse em casa lendo e ouvindo podcast, é quase tipo um "switch" do cérebro que junta todas as peças em poucos dias e te traz a tão sonhada fluência ao ouvir e falar quase que "de repente".
Lembrando que "fluência" pode ser encarada de várias maneiras, semana passada mesmo estava vindo de um vôo do Qatar aqui para Tokyo onde cada vez que o piloto fazia um anúncio, só dava pra entender o "Thank You" no final :lol: :lol: :lol:
Como já havia postado anteriormente neste tópico, falar rápido não significa que você seja fluente.
Abs! ;)
Avatar do usuário Adriano Japan 805 1 18
How Long Does it Take to Become Fluent? - http://www.japantoday.com/category/opinions/view/the-skill-of-speaking-fluent-japanese

Acho que as dicas também valem para o inglês.
Neste vídeo ajuda a perceber o porquê de por vezes termos dificuldade em entender os nativos.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=t1RPmY3Xkdc&feature=fvwrel[/youtube]