Bom dia amigos do E&E espero que todos estejam maravilhosamente bem.
Hoje gostaria de compartilhar algumas situações que infelizmente tenho que passar e acredito que você estudante de idioma/s um dia também terá essa mesma experiência.
Quando comecei o meu aprendizado de idiomas me dedicava especialmente ao inglês por cerca de 3 ou 4 horas todos os dias, a cada 5 minutinhos que eu tinha disponível ou eu estava lendo ou estava ouvindo ou escrevendo. Quando começo a aprender uma coisa nova fico muito ansioso pelo prazer do conhecimento e isso é o que me motiva todos os dias a continuar trabalhando arduamente porque no final esse esforço será recompensado.
Eu tinha como objetivo ser fluente e não importava o que eu precisasse fazer para isso acontecer.Depois de muito tempo estudando em fim caiu a fixa e estava eu entendendo e sendo entendido por nativos e estudantes do idioma, encontrei pessoas de diversos lugares do mundo para praticar e sempre conseguíamos nos fazermos entender com louvor, independente de sotaque, de erros gramaticais, e a cima de tudo fiz muitas amizades.
O meu objetivo estava em mãos, lendo jornais,falando e escrevendo, me sentia poderoso e muito feliz por saber que isso foi resultado de muito esforço e dedicação pessoal. Porém como todos sabemos toda moeda tem seus dois lados e comigo não podia ser diferente.
Sempre gostei de participar de fóruns e blog’s contando a minha historia e mostrando o caminho das pedras as pessoas que também estão onde já estive, foi ai que encontrei pessoas que diziam que meu inglês era um inglês de favela, que não servia nem para adestrar um cão, que nunca teria um inglês perfeito, que aprender idiomas era uma perca de tempo e era coisa de rico, coisa que nunca fui. Não podia escrever um texto que alguns trolls de internet ficavam só ali esperando para apontar o dedo e dizer onde estava o erro. Gravava alguns vídeos praticando e era imperdoável pronunciar alguma palavra errada ou pecar nos tempos verbais. Ouvi e li de tudo, porém os meus sonhos e objetivos estavam a cima de tudo e de todos, estava decidido que ainda era cedo de mais para desistir, persisti e hoje trabalho em uma das maiores empresas petroquímicas do mundo, não foi graças a uma indicação, muito menos pelo estudo, foi simplesmente graças ao meu inglês de favela que não serve para adestrar cão, e o trabalho que faço é inteiramente ligado ao inglês e o utilizo de todas as formas ....
Estou sujeito a todos os tipos de erros que posam ocorrer, erro muito no meu próprio idioma e inclusive tenho certeza que você lendo esse texto pode notar isso, mas sera que isso é motivo para desistir? Claro que não, não devemos colocar a perfeição como objetivo mas sim como consequência de nossos esforços.
A mensagem que gostaria de deixar hoje aqui é que você estudante de idiomas pode sim ser fluente em qualquer idioma, você pode desenvolver qualquer tipo de trabalho em sua área sem pensar em perfeição. A pratica leva sim a perfeição , mas ser perfeito não é uma opção é uma escolha que você deve tomar seja no trabalho, estudos... na vida!
Ser perfeito é ser você mesmo.