Quantas palavras para ser fluente?

Bom dia, galera.

Eu sei que isso é MUITO relativo e não dá para se basear, mas to usando um método que eu aprendo em média 10 palavras por dia e gostaria da opinião de vocês sobre QUANTAS PALAVRAS um americano nativo ou estrangeiro que é fluente em inglês conhece.

Valeu :D

Mais Votada Mais Votada

Avatar do usuário Marcos 3345 4 17 71
Hello guys, I guess it is time for me to give my two cents here.

In Portuguese so that everyone may get what I mean. Shall we?

Primeiramente, gostaria de dizer que li todos os comentários deste tópico para que assim eu evite ser redundante. E não estou aqui para pregar verdades, mais sim adicionar um pouco ao que já foi dito.

Vi vários comentarem sobre a fluência, sobre quantidade de palavras, porcentagens, ect.

Que tal definirmos o que seria ser fluênte em uma língua?

Poderiamos dizer que fluência, como o próprio nome diz, significa fluir, ser capaz de falar naturalmente, sem travar, sem ficar pensando muito, sem traduzir palavra por palavra.

Ou seja, não importa se você sabe 2000, 4000,10 000 palavras, o que vale de fato é o quão bem você utiliza o que sabe.

Ouvi também o pessoal dizendo que aprende 10 palavras por dia. Puxa! Me passa a receita que eu também quero, uma vez que no final de uma semana terei 70 palavras novas no meu vocabulário e no final de um ano 3 650 palavras! :D
Falando sério agora... será que esse "método" de dez palavras por dia é tão eficaz? Será que no final de uma semana serei capaz de lembrar de todas essas 70 palavras e também utilizá-las de modo eficaz?

Vou dizer como eu internalizo novas palavras/expressões de modo a não esquece-las em poucos dias.

- Primeiramente eu me deparo com ela, seja em uma leitura, video, filme, aula, ect.
- Na maioria das vezes eu à anoto.
- Tento usá-la em uma frase ou outra quando praticando no dia-a-dia.
- Continuo meu contato com a língua normalmente, mas agora ciente da existência do novo vocabulário.
- Na maioria dos casos eu acabo re-encontrando a tal palavra ou expressão em algum outro local ou situação.
- Pronto, ela faz parte do meu vocabulário, assim de agora em diante tentarei usufruir da mesma sempre que possível.

Vale lembrar que não existe método universal, sendo assim, talvez isso não funcione para você. Meu objetivo aqui foi mostrar que não é tão simples e rápido aprender 10 ou mais palavras todos os dias, também não digo que é impossível, mas sim, pouco provável.E também vale mencionar aquele ditado a muito batido "Mais vale qualidade, que quantidade". Concordam?

Para finalizar deixo uma mensagem/conselho aos mais ávidos por chegar a "fluência":

Não se preocupe tanto com o destino ou com o fim da estrada, tente desfrutar o máximo possível da viajem em si, pois com isso, os resultados certamente virão.

No pain no gain!

Take care, everyone.
See ya!
MENSAGEM PATROCINADA Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 15 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores e linguistas certificados. O resultado sai na hora e com gabarito.

Clique aqui para iniciar o Teste Online!
Bom dia,

Em média, um adulto conhece em torno de 35.000 palavras.

HTH,
Apenas lembrando que você provavelmente não precisa de todo esse vocabulário para ser fluente.

Meu chute é de que umas 5.000 palavras bastam para que a pessoa seja fluente; consiga expressar idéias, sentimentos, bater um bom papo e discutir temas do cotidiano com facilidade, sem ter de vasculhar a mente em busca da expressão correta.

É claro, minha opinião. ;)
Olá,

Andy, realmente umas 5000 palavras já bastam pra uma boa comunicação, mas essa média de 35000 é contando as palavras similares, como RUN, RAN, RUNNING. Li sobre uma pesquisa britânica (desculpem-me, não lembro a fonte) que dizia que considerando essas palavras de mesma base como uma única palavra, um adulto instruído sabe entre 2 e 3 mil.

HTH,
Avatar do usuário Alessandro 2830 3 9 68
Pessoal,

Não sei se serve como estímulo, mas um dos maiores dicionários do mundo usa apenas 3000 palavras para descrever todos os seus verbetes. Ele é o Oxford Dictionary.

Abraço,
fgsacco

Concordo plenamente com você.

Realmente, o conhecimento de algumas palavras é inerente ao de outras, como é o caso dos advérbios com acréscimo de LY, por exemplo – os quais você obviamente não precisa decorar – e outras palavras que ocorrem ao se adicionar sufixos, como você citou.

Alessandro

Você deu um excelente exemplo. De fato, o Oxford Advanced Learner’s usa apenas 3000 palavras para descrever todos seus verbetes, com exceção de algumas poucas que ele destaca.

:)
Pow, valeu galera. Vocês foram direto ao ponto e não ficaram de rodeios como "isso depende de uma séries de fatores e blá, blá, blá...".

Valeu pelas respostas
Hummm...
well I´m 11 years old and I yet speak english (I learnt alone)
And ithink what it´s +0R- 7.000 because if you know express its ideas are too good.
for example:
put this slipper to ground
If you do not know what is slipper you can say:
put this thing to ground
Understood?
Iknow + or - 7.000
MENSAGEM PATROCINADA Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo patamar.

Clique aqui para conhecer o curso!
Uma vez vi em uma reportagem que para você manter um diálogo legal você precisa conhecer no minimo 2000 palavras. :!:
Apesar de ja terem comentado sobre como isso é relativo e bla bla bla... =)

A grande pergunta é: Como você mede isso?
Quero dizer, ta bom... alguem fez uma pesquisa e disse que X mil palavras são suficientes. Ok, mas como você mede o seu lugar nessa avaliação?
Pega o dicionário e vai marcando X? "1, 2, 3... [4 semanas depois] 2997, 2998... opa, to indo bem, só mais 2 mil e eu chego la!" =)

Apesar de ser um dado embasado em pesquisa, ele meio que se torna irrelevante pra qualquer pessoa aprendendo o idioma.

Eu falo inglês fluente a um bom tempo e não tenho a mínima ideia de quantas palavras eu conheço.
Nem mesmo em português eu tenho idéia disso. =)