Qual é a relação do Black Friday com o Thanksgiving?

Qual é a relação do Black Friday com o Thanksgiving?

Você já ouviu falar do Thanksgiving, mas nunca entendeu exatamente o que é? Você acha que o Dia de Ação de Graças é um dia apenas para comer peru assado? Está a fim de entender um pouco sobre esse feriado? Está louco para sexta-feira chegar e aproveitar as promoções do Black Friday, mas não entende o por que dessa data ter surgido? Então coloca a comida na mesa, reúna a família, prepara o cartão de crédito e VEM COMIGO!

Afinal, o que é o Thanksgiving?

Thanksgiving, ou Dia de Ação de Graças em português, é um feriado que ocorre na 4ª quinta-feira de Novembro. Observado tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá, a data celebra o dia de gratidão a Deus, com orações, festas e desfiles, para agradecer tudo de bom que aconteceu no ano.

MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA

Mas o ano ainda não acabou… Por que celebrar o Thanksgiving em Novembro?

No começo, antes mesmo do Thanksgiving virar um feriado civil, era comumente celebrado várias vezes ao ano, após vitórias em guerras, fins de colheitas ou até mesmo quando uma região que enfrentava um longo período de seca começava a chover.

Contudo, a tradição mais comum era celebrar em Novembro, logo após a época da colheita de outono.

Como surgiu o Thanksgiving?

Como falei anteriormente, o Thanksgiving era uma tradição comum, herdada da Inglaterra. Contudo, o primeiro Thanksgiving oficialmente reconhecido ocorreu no ano de 1621, em Plymouth, Massachusetts.

Sob a promessa de viver livremente em um “Novo Mundo”, onde poderiam exercer livremente sua fé, ingleses peregrinaram para os Estados Unidos. Alguns peregrinos chegaram a então região de Massachusetts, onde começaram a fundar o vilarejo de Plymouth. Entretanto, em seu primeiro inverno, enfrentaram temperaturas hostis, espalhando doenças contagiosas e infecções, matando metade dos peregrinos – apenas quatro mulheres sobreviveram!

No fim do inverno, os peregrinos receberam a visita dos nativos americanos que moravam na região e um deles, que sabia falar inglês, ajudou a superar a desnutrição e doenças, ensinou-lhes a cultivar milho, a extrair seiva de carvalhos silvestres (o famoso maple syrup que usamos atualmente nas panquecas), a caçar veados, pescar peixes e lagostas. A aliança entre peregrinos e nativos americanos naquela região foi tão forte que perdurou por décadas – sendo um dos poucos exemplos de harmonia entre índios e brancos nos EUA.

Thanksgiving Art

POWER QUESTIONS O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA

A primeira colheita de milho ocorreu Novembro de 1621 e foi muito bem sucedida. Assim, para celebrar esse sucesso, os peregrinos organizaram um grande banquete que durou por três dias seguidos. O banquete foi composto por peixes, lagosta, veado, milho e frutas da estação. Os nativos americanos foram convidados e ambas as culturas comemoraram juntas!

Como é o Thanksgiving atualmente?

Hoje o Thanksgiving é um dos feriados mais importantes nos EUA. Normalmente, os filhos que moram longe retornam a casa dos pais para celebrarem juntos a data.

Entretanto, o Thanksgiving perdeu muito da sua tradição original e atualmente é mais centrada na comida e na reunião entre amigos e familiares. Ainda sim, permanece um agradecimento geral por todas as coisas boas que aconteceram no ano, através de orações. As famílias tradicionalmente recriam o banquete de Ação de Graças, porém, adaptado à nossa realidade: no lugar de peixes, lagostas e carne de veado, a carne principal é o peru assado recheado com um tipo de farofa, purê de batatas, molho de cranberry (uma fruta vermelha típica), molho de carne e, de sobremesa, torta de abóbora com canela, que é uma delícia!

thanksgiving

Algumas cidades maiores costumam organizar grandes desfiles, como em New York, Chicago e Detroit. As famílias reúnem-se e vão às ruas contemplar as parades. Além disso, há a tradição do “Perdão do peru”, em que o presidente dos EUA salva um ou dois perus de serem sacrificados e os envia às instituições de caridade ou fazendas comunitárias para que vivam felizes para sempre!

thanksgiving

Por fim, uma das mais belas tradições de Thanksgiving está em famílias participarem de campanhas de alimentos, seja arrecadando para doações ou voluntariando para servirem comida aos menos favorecidos.

Qual é a relação do Black Friday com o Thanksgiving?

Normalmente, o feriado de Thanksgiving é prolongado, começa na quinta-feira e termina no domingo, dando tempo para as famílias viajarem e verem seus entes queridos. Além disso, a comemoração do Dia de Ação de Graças ocorre normalmente um mês antes do Natal, impedindo que os vendedores iniciem suas vendas natalinas até o fim do Thanksgiving – não é considerado sensato fazer propaganda de Natal antes do Dia de Ação de Graças –, que gera prejuízo ao comércio. Assim, o termo Black Friday foi criado pelos varejistas dos EUA para nomear a ação de vendas que ocorre um dia depois do Thanksgiving, em que os preços dos produtos ficam incrivelmente baratos, chegando até 80% de desconto, pois os lojistas precisam vender tudo aquilo que não conseguiram em Novembro.

NAVEGUE SEM ANÚNCIOS! Ao se tornar um MEMBRO ASSINANTE você nos ajuda a manter a comunidade e
além de navegar sem anúncios você ainda tem vários benefícios!
REMOVER ANÚNCIOS

Essa ação comercial passou a ser disseminada pelo mundo e, desde 2010, o Brasil passou a ter também o Black Friday sem Thanksgiving.

Espero que tenha gostado.
Happy Thanksgiving!

Ainda precisa de ajuda?

Configura algumas opções:

  1. Envie sua questão em nossa comunidade;
  2. Assine o English Plus e tenha acesso ilimitado a respostas verificadas por especialistas.
Camila

Camila Oliveira

Camila gosta de viajar, conhecer lugares, pessoas e culturas, ouvir música, sentir aromas, degustar sabores, saborear a vida, aprender novos idiomas. Não quer criar raízes, pois sabe onde é o seu lugar: o mundo.

Mostrar 3 comentários