Certificações em Inglês

Olá amigos,

Estou começando a estudar sobre certificações em inglês e gostaria da ajuda de vocês.
Pelas minhas pesquisas, existem basicamente 2 linhas de certificações:
- Inglês Britânico (Cambridge)
- Inglês Norte-americano (Michigan)

Conversei com o professor Adir Ferreira, e ele me disse que os diplomas da Cambridge são reconhecidos mundialmente, porém nos EUA o TOEFL é o mais aceito nas universidades. Disse também que ele não tem nota reprovatória, mas a faculdade exige um score "x" para que você entre em alguns cursos. O TOEFL tem validade 2 anos, o Cambridge não.

Alguns links:
Exames da Cambridge: http://www.cambridgeesol.org
Toefl: http://www.ets.org/toefl
Michigan: http://www.michigan-proficiency-exams.com

Gostaria de ouvir a opinião de vocês. Tenho várias dúvidas:
1) Compensa estudar para uma certificação dessas?
2) Quanto tempo de dedicação e qual o melhor método de estudo?
3) Qual certificação vocês me recomendariam?
4) Vocês possuem algum material resumido explicando vantagens de cada uma? Estou achando muito confuso compilar todas as informações de sites diferentes e escolher qual é a melhor para meus objetivos.

Queria estudar para alguma certificação basicamente para me motivar e guiar meus estudos de forma mais séria, e no final ter alguma recompensa e poder com orgulho incluir no meu curriculo uma certificação que será valorizado pelo mercado de trabalho.

Obrigado pelas respostas. Estou gostando muito deste fórum.. 3 dias frequentando esse espaço já foram suficientes para me viciar hehe..

Abraços,
Tiago Machado
MENSAGEM PATROCINADA Você sabe como está o seu nível de inglês? Teste agora GRÁTIS em apenas alguns minutos.

Clique aqui para iniciar o Teste Online!
Hi Tiago,

Não vou poder te responder todas as perguntas, mas se de algum modo posso te ajudar, ai vai. Eu fiz o Exame de Cambridge, e o que influenciou na minha escolha foi a validade. É um certificado pra vida inteira, e um otimo adicional ao curriculo. Conta muito quais são teus objetivos. Como o meu era simplesmente ter um certificado de proficiencia para futuramente caso precisasse, ja teria um, o Cambridge era o que melhor preenchia estes requisitos. Fica a dica, se quiser perguntar algo mais, sinta-se a vontade!

Regards,

Cintia
Avatar do usuário Flavia.lm 3960 1 9 90
Como diz meu professor: quem se prepara para o CPE-Cambridge, consegue fazer qualquer exame de certificação.

É por isso que estou estudando para ele...
Avatar do usuário RenanKenplers 70 2
Hiya thiago,

Bem vindo ao EE.

Claro que compensa! Além de ser ótimo para o seu currículo, é ótimo para você, pessoalmente. Acho que isso traz uma auto-realização incrível. Eu estou estudando bastante. Embora eu não tenha uma escolha definitiva de qual prova eu vou prestar. Eu queria esse ano prestar a prova FCE, mas como já me surgiu uma oportunidade de intercâmbio, lá vai eu mudar de idéia e adiar a prova para dezembro, no caso, quando eu voltar.

Eu concordo com você Flávia, mas vou citar uma situação, no caso a minha... eu adoro trabalhar onde eu estou no momento, mas não é a área que eu sempre quis, sabe? Eu trabalho como auxiliar administrativo, mas eu quero seguir a área de comércio exterior, que também abrange a área administrativa. Mas um porém, todos nós sabemos que a área administrativa é ampla, e a minha se baseia em administração de condomínios, nada a ver com o que eu gosto.

Eu quero trabalhar em uma outra empresa que me dê essa oportunidade de fazer o que gosto, mas para ganhar pontos numa entrevista, seria bom se eu tivesse um certificado, não? Eu estou no nível FCE, e até chegar ao CPE é um caminho, digamos, não muito curto. Acho que nesse meu caso vale a pena sim pegar um certificado FCE ou CAE antes do CPE somente para me garantir em algum emprego que demande inglês como pré requisito.

E então, depois de conseguir o que eu quero, é só desenvolver o inglês com muito estudo, e fazer a tão esperada prova CPE - Cambridge. O que você acha?

Regards,
Avatar do usuário Flavia.lm 3960 1 9 90
RenanKenplers escreveu:(...)
Eu quero trabalhar em uma outra empresa que me dê essa oportunidade de fazer o que gosto, mas para ganhar pontos numa entrevista, seria bom se eu tivesse um certificado, não? Eu estou no nível FCE, e até chegar ao CPE é um caminho, digamos, não muito curto. Acho que nesse meu caso vale a pena sim pegar um certificado FCE ou CAE antes do CPE somente para me garantir em algum emprego que demande inglês como pré requisito.

(...)


Olá Renan

Sei bem de onde é que sai essa 'motivação' pra prestar o exame.

Qdo falei sobre prestar o CPE não quis menosprezar os demais certificados não. Obviamente a seqüência mais lógica para os exames de Cambridge são FCE->CAE->CPE. Eu só passei a me interessar mais sobre o assunto depois que entrei na Cultura Inglesa, no ano passado. Lá, eles colocam esses exames "acima de tudo", como se fosse a coisa mais importante na língua. Sendo bem sincera, não acho que seja. Pelo menos, não para algumas pessoas. Meu inglês já me abriu muitas portas na minha carreira, e eu nunca precisei mostrar nem sequer meu diplominha da escola de inglês, quem dirá um certificado de Cambridge. O que contou foi "dar a cara a tapa" e mostrar o inglês que sei - isso sim fez diferença.

À propósito, de época de faculdade até hj, já fiz muita entrevista em inglês. Me lembro que, logo que me formei, em 2004, me inscrevi em diversos programas de trainee --> haja entrevista! Era tudo em empresa grande, e nunca, nunca mesmo, me pediram certificado, acredite.

MAS o inglês serve para mais coisas além do trabalho. Por isso (e também pela influência da Cultura, lógico), eu decidi que vou fazer o exame sim. É uma forma de me auto-avaliar, me comparar com outras pessoas. O preparatório pro CPE tem sido incrível principalmente por relembrar muita coisa que eu estudei há muuuuuitos anos atrás. Mas não tenho pressa nenhuma, por isso, até eu terminar o curso vou fazer todos os mock tests que a Cultura disponibiliza!

Pra finalizar: sim, deixe para fazer o FCE qdo voltar do intercâmbio.

Boa sorte!!
Muito legal a orientação de vocês.
Eu tinha algumas dúvidas parecidas com a do Tiago.

Eu estudo a pouquissimo tempo (nos 1 ano e 6 meses) mas já fiz 2 anos no Fisk e na Wizard. Agora vou terminar o CAL da WiseUp e vou fazer Cultura Inglesa ano, mas quero focar só em conversação por pelo menos 6 meses.

Por que focar em conversação?
Trabalho em uma empresa que tem sede americana e várias reuniões são em inglês. Falar é importantissímo neste momento. Fiquei um mês no Canada e sei que falo e as pessoas entendem mas preciso ter fluência.

Agora vou deixar minha pergunta:
Como me preparo para fazer o FCE? Vocês aconselham livros, site, etc?

Obrigada
Oi pessoal!

Eu não entendo muito ainda sobre esses testes de certiificação, mas queria tirar uma dúvida:
Sou formada em técnica em Eletrotécnica, e se por ventura, eu quiser trabalhar na Inglaterra, por exemplo, nessa área, por um tempo...eu só consigo isso com um certificado desses testes?

Desculpa a minha ignorância..desde já, grata!
Oi Hadassa

Eu vou responder baseado nas informações que colhi quando pretendia estudar e trabalhar na Inglaterra e mais recentemente nas pesquisas que faço em relação a trabalhar no Canada.

Tanto Inglaterra e Canadá (não em toda a sua extensão mas em grande parte) falam inglês. E o inglês é fundamental para você conseguir uma boa colocação. Acredito que se for para trabalhar em empresas, vai acontecer uma entrevista em inglês e seu inglês será avaliado ali. Se for para fazer mestrado, PHD ou outra coisa que envolva instituição de ensino provavelmente vão exigir o certificado de proficiência.
Em todas as minhas pesquisas de trabalho nunca li que uma empresa exigir um certificado de proficiência, mas como eu disse inglês tem que estar "tinindo".

Espero ter ajudado.
Ajudou sim..Heloisa..obrigada!
Espero um dia poder aperfeiçoar meu curriculum ou na Inglaterra ou Canadá.
Tenho um amigo da área de Engenharia também, que fez no Canadá..e amei a história dele..
Vejamos o que o futuro me reserva..rsrs

Brigada!!
MENSAGEM PATROCINADA Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido? Em 6 meses você pode elevar o seu inglês a um novo patamar.

Clique aqui para conhecer o curso!
Olá a todos!
eu ouvi falar do ELSA, alguém tem informação sobre este?
só sei que é do LCCI(london chamber of commerce and industry)..