Exercício: Word stress - Disturbing

O exercício é o seguinte:

A) Circle the adjective that does not have the same stress
Dependable, significant, adaptable, disturbing
O gabarito dá que a resposta certa é disturbing, mas porque?

EBOOK VERBO GET Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu email. INICIAR TESTE
1 resposta
Redseahorse 2 28 382
Olá,

Eu não estou sendo capaz de encontrar alguma explicação gramatical de sílabas tônicas, propriamente dita, nesta questão (talvez outros membros passam ajuda-la com melhor entendimento). De toda sorte, segue minha sugestão...
Identificar a sílaba tônica não é tarefa tão difícil. Complicado mesmo é separa-las corretamente; embora haja na língua Inglesa algumas regras de sílabas tônicas, há também muitas exceções, o que as tornam entediantes e confusas. O ideal é ir aperfeiçoando a pronuncia com a pratica e por associações, gradativamente.
Neste exercício, no meu entendimento, a chave para a resolução, está somente em diferenciar o numero de sílabas, porque esta parece ser a única diferença entre as opções dadas.
No sentido de leitura da língua Inglesa E>D, todos adjetivos possuem a tônica na segunda sílaba. Inversamente, D<E, a tônica do adjetivo (dis-TURB-ing), contínua na segunda, enquanto as dos demais passam a ser a terceira, note:
* de-PEND-a-ble
* sig-NIF-i-cant
* a-DAPT-a-ble
* dis-TURB-ing