Aquisição de Vocabulário e Autonomia

Aquisição de Vocabulário e Autonomia

Aquisição de vocabulário é um dos meus temas favoritos dentro do aprendizado de uma segunda língua. Isso se deve, talvez, por eu adorar aprender palavras novas e esse ser um universo vastíssimo já que é parte do processo natural de uma língua a constante incorporação de novas palavras, expressões e ainda o uso de palavras que já fazem parte da língua num novo contexto. Um exemplo desse último caso é o termo “irado” do português que passou a ser utilizado com o sentido positivo de algo muito interessante, “maneiro” diferentemente do seu uso original como um estado de ira, de raiva.

Agora você já deve estar se perguntando o que isso tudo tem a ver com autonomia. Bem, existem vários “truques” para aprendermos vocabulário, já falei em outros artigos sobe a importância da prática, da repetição, da reciclagem, mas hoje gostaria de focar em certas práticas simples mas eficazes que todo mundo pode adotar para melhor reter vocabulário.

COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA

Foi feito um estudo em que os participantes que leram em voz alta uma frase contendo novas palavras demonstraram ter uma melhor lembrança das palavras do que aqueles que leram silenciosamente. Participantes que criaram suas próprias frases com essas novas palavras e as leram em voz alta tiveram um resultado ainda melhor. E os que se saíram melhor ainda foram aqueles que tiveram como tarefa criar uma imagem mental para cada palavra, o que sugere que mesmo para palavras abstratas fazer essa associação mental ajuda muito na retenção de vocabulário.

Outra atitude que se pode ter é praticar a atenção. Contrariamente ao que muitos acreditam você não melhora vocabulário simplesmente ouvindo um áudio enquanto dorme. Algum grau de atenção é necessário e um alto grau de atenção aumenta muito a memorização e conseqüente aquisição de vocabulário e se você fizer anotações enquanto ouve terá ainda melhores resultados.

Então, que tal:

  • Ler em voz alta
  • Criar frases com o vocabulário aprendido
  • Ler suas próprias frases também em voz alta
  • Criar imagem mental para vocabulário aprendido
  • Ouvir áudios e prestar atenção ao que está ouvindo
  • Ouvir áudios e fazer anotações

Dê o seu primeiro passo para a autonomia e tenha um vocabulário mais extenso.

Ainda precisa de ajuda?

Configura algumas opções:

  1. Envie sua questão em nossa comunidade;
  2. Assine o English Plus e tenha acesso ilimitado a respostas verificadas por especialistas.
Mônica

Mônica Bicalho

Mônica Bicalho é brasileira. Além de 20 anos de experiência em sala de aula é examinadora certificada da Universidade de Cambridge.

Mostrar 7 comentários