Ageism - equivalências na língua Portuguesa

Redseahorse 2 28 368
AGEISM = É o preconceito etário (baseado na idade), que ocasiona a discriminação principalmente contra idosos. Tipo de esteriotipização que contribui para a marginalização e eventual exclusão social de pessoas de mais idade. Na língua Portuguesa, AGEISM encontra equivalências em palavras como IDADÍSMO, ETARÍSMO, GERONTÍSMO e até em AGEÍSMO (numa espécie de estrangeirismo)...

Exemplos de uso:
1 - The problem of ageism in the workplace often goes unrecognized.
2 - It is a symptom of ageism reflecting the low status of dependent elderly people including those in residential homes.
3 - Particular attention is paid to ageism, and the part counselling can play in combating its effects.
images-16.jpg

TURBINE SEU VOCABULÁRIO! Aposente o caderninho de vocabulário, use a tecnologia como aliada nos estudos. Ao assinar o English Plus você poderá utilizar o Meu Vocabulário: um aplicativo desenvolvido pela equipe do English Experts para guiar você no aprendizado de novas palavras, phrasal verbs e expressões.
Meu Vocabulário Dashboard
QUERO CONHECER
1 resposta
PPAULO 6 48 1.1k
A meu ver poderia traduzir também por um dos dois senescência e senilidade, contextualizado é claro. Apesar do primeiro ser mais usual.

Senescência decorre do processo natural advindo da idade (menor mobilidade ou necessidade de ajustes, aparelhos, etc).
Já senilidade tem a ver com prejuízo funcional (usualmente por interferências genéticas externas, por escolhas ou não).

'Discriminação por idade/discriminação etária' ou 'limitação (de empregabilidade, de oportunidades, etc) por idade' também poderia caber nesta tradução.
Sendo que a palavra "discriminação" dá uma conotação mais negativa que "limitação". Vai depender da abordagem da questão pelo escritor.