Como dizer "Castigo merecido" em inglês
Comeuppance
How do you get away with being bigoted and gratuitously rude to people without any comeuppance – maybe even get patted on the back for it? The Guardian
How do you get away with being bigoted and gratuitously rude to people without any comeuppance – maybe even get patted on the back for it? The Guardian
MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
3 respostas
Ordenar por: Data
Eu dividiria, sem ter "um castigo" ou "sem ter o que merece", já vi a tradução "castigo merecido" e "punição merecida" também.
Explico.
Porque existem sim castigos ou punições imerecidas, mas no exemplo do The Guardian (a pessoa ser ou agir rudemente com outros) em que dificilmente as consequências poderiam ser tidas como 'castigo imerecido'.
Brincadeirinha...
Foi só pra lembrar de se atentar pra semântica, geralmente a gente traduz sem pensar muito, às vezes tento chamar atenção para as nuances (nas duas linguagens), mas sim podem usar as duas formas. Só que nesse caso espefíco eu prefiro algo como 'consequência'/sem responder responder por isso', etc.
Vamos esperar a opinião dos outros, porém, qualquer que seja será valiosa pro debate, a gente aprende mais.
A pergunta é 'densa' por que trás elementos psicologico-comportamentais, há pessoas carismáticas e ou que falam o que queremos, e que adoramos talvez o "como elas falam", daí a estupefação ou admiração de quem a fez. Poderia ser a pergunta de alguém admirado ou indignado.
Explico.
Porque existem sim castigos ou punições imerecidas, mas no exemplo do The Guardian (a pessoa ser ou agir rudemente com outros) em que dificilmente as consequências poderiam ser tidas como 'castigo imerecido'.
Brincadeirinha...
Foi só pra lembrar de se atentar pra semântica, geralmente a gente traduz sem pensar muito, às vezes tento chamar atenção para as nuances (nas duas linguagens), mas sim podem usar as duas formas. Só que nesse caso espefíco eu prefiro algo como 'consequência'/sem responder responder por isso', etc.
Vamos esperar a opinião dos outros, porém, qualquer que seja será valiosa pro debate, a gente aprende mais.
A pergunta é 'densa' por que trás elementos psicologico-comportamentais, há pessoas carismáticas e ou que falam o que queremos, e que adoramos talvez o "como elas falam", daí a estupefação ou admiração de quem a fez. Poderia ser a pergunta de alguém admirado ou indignado.
Bom questionamento e boa explicação, PPAULO!
Obrigado pelo feedback, Simon. Dividi um pouco do meu conhecimento de semântica e linguística, além de considerar o
Fator comportamental da comunicação. É bom saber que foi útil.
Fator comportamental da comunicação. É bom saber que foi útil.
TESTE DE VOCABULÁRIO