Tem alguma regra para saber se o TH é voiced ou voiceless
Então, o TH como vocês já devem saber tem dois sons, um que vibra as cordas vocais quando você fala{Voiced} e outro que não vibra{Voiceless}. Mas existe alguma regra para você saber se a palavra é voiced ou voiceless, por exemplo, eu encontro uma palavra nova com TH, e com essa regra eu já sei se é voiced ou voiceless, sem precisar consultar o dicionário para saber. Alguém conhece? Só sei uma regra, por exemplo, sempre que o "the" estiver junto vai ser voiced como em mother, brother,together, feather, leather, bathe. Queria saber se existem mais regras como essa?
ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS
3 respostas
Frozen, até onde minha memória vai, não recordo de nenhuma regra, ou regra prática, referente à sonoridade do "th" em inglês. Tentei pensar em um padrão, mas não consegui chegar a nenhum, dado o diverso número de casos e exceções. Mesmo que haja um padrão (palavras com vogais abertas ou fechadas, terminadas em consoante, número de sílabas, consoante final etc.), penso que o número de "regras" seria tamanho ao ponto de ser uma solução pouco prática para a questão. Creio que o costume, a adaptação gradual e o convívio com o idioma ainda são as maneiras mais eficazes de assimilar esta e outras características do idioma.
Por sinal, "anthem", "brothel" e "ether" são algumas das (possivelmente muitas) palavras que fogem à regra que você mencionou, sendo pronunciadas sem vibração das cordas vocais. "Brothel" aceita ambas pronúncias, mas é comumente dita com o "th" afônico (voiceless).
"Thyme", por sinal, não possui o som habitual do "th" e é pronunciada exatamente como "time". Vai entender.
Por sinal, "anthem", "brothel" e "ether" são algumas das (possivelmente muitas) palavras que fogem à regra que você mencionou, sendo pronunciadas sem vibração das cordas vocais. "Brothel" aceita ambas pronúncias, mas é comumente dita com o "th" afônico (voiceless).
"Thyme", por sinal, não possui o som habitual do "th" e é pronunciada exatamente como "time". Vai entender.
P.S.: Após analisar algumas palavras, consegui chegar a alguns "padrões":
O "th" ao final de palavras é sempre (ou quase sempre) afônico.
O "th" no início de palavras que não sejam funcionais (pronomes, conjunções, artigos etc.) parece ser comumente afônico também (through, thread, think, thin, threat, three, thorn, theme, thing etc.). Uma exceção a este padrão seria "thigh", cujo "th" é sonorizado. Ainda assim, esta "regra" parece ser aplicável em considerável parte dos casos.
O "th" no início de palavras funcionais parece ser sempre sonorizado (they, this, thus, these, that, those, them, there, thee, thine, thou, than, therefore etc.)
Naturalmente, estas não são regras propriamente ditas. Apenas padrões que parecem se repetir com frequência. Estou certa de que outros membros se lembrarão de mais.
O "th" ao final de palavras é sempre (ou quase sempre) afônico.
O "th" no início de palavras que não sejam funcionais (pronomes, conjunções, artigos etc.) parece ser comumente afônico também (through, thread, think, thin, threat, three, thorn, theme, thing etc.). Uma exceção a este padrão seria "thigh", cujo "th" é sonorizado. Ainda assim, esta "regra" parece ser aplicável em considerável parte dos casos.
O "th" no início de palavras funcionais parece ser sempre sonorizado (they, this, thus, these, that, those, them, there, thee, thine, thou, than, therefore etc.)
Naturalmente, estas não são regras propriamente ditas. Apenas padrões que parecem se repetir com frequência. Estou certa de que outros membros se lembrarão de mais.
Correção: Uma exceção a este padrão seria "thigh", cujo "th" é sonorizado.
O "th" the "thigh" não é sonorizado, e sim, afônico (voiceless). Escrevi "thigh" pensando em "thy", o pronome. Estas palavras possuem a mesma pronúncia, com exceção do fonema inicial, que é sonorizado em "thy" e não sonorizado em "thigh". Isto reforça a "teoria" de que o "th" no início de palavras de função é sempre sonorizado, e não sonorizado em todas as demais palavras.
O "th" the "thigh" não é sonorizado, e sim, afônico (voiceless). Escrevi "thigh" pensando em "thy", o pronome. Estas palavras possuem a mesma pronúncia, com exceção do fonema inicial, que é sonorizado em "thy" e não sonorizado em "thigh". Isto reforça a "teoria" de que o "th" no início de palavras de função é sempre sonorizado, e não sonorizado em todas as demais palavras.
COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS