Teste de Nivelamento para Aula Particular de inglês

Teste de Nivelamento para Aula Particular de inglês
Hey guys! Gostaria de saber dos professores particulares de inglês aqui: como vocês testam o nível linguístico dos alunos de vocês? Alguma dica?

Teste de Nível Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito.

Iniciar o Teste Online!
1 resposta
  Resposta mais votada
1 13 31
Hey Tati, what's up?

Eu sei que vai soar entediante, mas tem algo que acredito que seja unânime: testar o nível linguístico do aluno não tem uma fórmula ou uma prova pronta, como nas escolas. Acredito que vai do feeling do professor. I mean, é algo que dá pra avaliar de acordo com o que você propôs ao aluno.

Vamos supor que você começa a lecionar para um aluno que está começando do zero. Daí você ensina o básico e, após algumas aulas, você percebe que ele já consegue desenvolver algumas falas e vocabulário condizentes com o que foi ensinado. Pronto, o seu aluno certamente alcançou o objetivo que era aprender aquilo. Uma maneira de sempre testar se o aluno está aprendendo é fazer isso em cada aula. Por exemplo, se você irá lecionar por 50 minutos, tire os primeiros 10 minutos para bater um papo e fazer algumas perguntas relativas às aulas anteriores. Por exemplo, se nas duas últimas aulas você ensinou os cumprimentos em inglês, comece sua aula cumprimentando e fazendo as perguntas básicas e avalie se o aluno está conseguindo acompanhar o diálogo. Assim você consegue apontar se há alguma deficiência no aprendizado, pronúncia e o que será necessário fazer para melhorar.

Agora, se você deseja testar o nível linguístico ao final de x aulas, você pode criar um roteiro de perguntas ou um diálogo e pode fazer da mesma forma acima, apenas abrangendo mais coisas.

Caso você deseja avaliar o nível linguístico antes desse aluno começar as aulas (para saber se ele é iniciante, intermediário ou avançado e só assim começar a dar aulas para ele), acredito que a melhor forma é através de perguntas e diálogo. Primeiramente, é bom saber o histórico do aluno: ele já estudou inglês antes? Parou em qual nível? Quais atividades diárias que ele faz que há contato com o inglês? O que ele já sabe falar? Se ele já tiver algum contato com a língua ou estudado inglês antes, então comece a fazer perguntas de nível intermediário - avançado e vá acompanhando sua capacidade de entender, responder corretamente, devolver alguma pergunta de volta e assim por diante. Se ele não der conta, faça perguntas mais básicas (logo, ele é aluno iniciante), ou, se ele der conta até demais, vá dificultando (porque certamente é um aluno de nível avançado).

Eu sei que soa muito vago, mas como disse, acredito que vai de cada professor. Talvez essa seja uma maneira universal que possa ser aplicada em todo tipo de caso.

De qualquer forma, espero ter ajudado!
See ya =)
Ainda precisa de ajuda? Confira algumas opções:
  1. Clique no botão "Responder" (abaixo) e faça sua pergunta sobre este assunto;
  2. Faça uma nova pergunta;
  3. Converse grátis com um professor nativo por 15 minutos: Saiba como!