Up x Down: Utilização em frases

Uma coisa que me deixa confuso é a questão do Up x down, tem palavras que eles aparem junto e mudam totalmente o sentido ! por exemplo: Talk up!

Alguém pode me explicar o porque dessa mudança? Tem uma dica básica se aparecer uma palavra diferente ou isso você tem que acostumar com o tempo?

Mais Votada Mais Votada

Avatar do usuário Sra_Tradutora 3290 6 73
"Up" e "down" são alguns advérbios comuns que se juntam aos verbos, mas tem outros, como "around", "in, "over", "on" e "off". O verbo "walk" funciona com todos (o verbo "run" também), e cada vez significa algo diferente. Se chamam "phrasal verbs". Tem alguns posts relacionados no forum:
lista-dos-principais-phrasal-verbs-do-ingles-t12790.html
some-of-the-most-important-phrasal-verbs-t2917.html

E as dicas aqui:
https://www.englishexperts.com.br/catego ... sal-verbs/
MENSAGEM PATROCINADA Você sabe como está o seu nível de inglês? Teste agora GRÁTIS em apenas alguns minutos.

Clique aqui para iniciar o Teste Online!
Avatar do usuário Sra_Tradutora 3290 6 73
Infelizmente não tem explicação, e cada expressão significa algo diferente. Isso você tem que acostumar com o tempo :-).

to talk up = to speak in favor of someone/something
to talk down = to depreciate

to break up = to separate or be separated into pieces
to break down = many things, including failure to function (My car broke down)

to stand up = to remain valid, sound or durable
to stand down = many things, including to leave a witness stand in a court (The witness may stand down)

to beat up = to strike or kick repeatedly, so as to inflict severe physical damage
to beat down = to shine intensely; to be very hot (usually referring the sun)

Etc.
Quando vão traduzir textos da minha apostila, aparece esses up x down, eu penso que significa uma coisa mas é outra :( .

Na gramática inglesa, esses dois itens tem algum nome específico quando aparecem junto de palavras?