"Will" or "to be + going to"?

Caros,
esse tópico é pra me ajudar e ajudar a todos que tem dúvidas do uso do futuro em algumas ou todas as situações.
Gostaria de pedir que fossem repondendo com exemplos de quando usar will or verbo to be + going to.

Grato por todas as respostas e inputs!

Rondinelli :geek:
MENSAGEM PATROCINADA Para aprender mais sobre os Tempos Verbais baixe agora o: Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola.

Clique aqui e saiba como baixar!
Avatar do usuário maryziller 305 1 1
Rondinelli escreveu:Caros,
Esse tópico é pra me ajudar e ajudar a todos que tem dúvidas do uso do futuro em algumas ou todas as situações.
Gostaria de pedir que fossem repondendo com exemplos de quando usar will or verbo to be + going to.

Grato por todas as respostas e inputs!

Rondinelli :geek:

A search in the box at the top and upper right of the forum returned these posts.

Resultados 1 - 10 para going to will com Safesearch ativado. (0,23 segundos)

Google
Pesquisa personalizada
1.
Dicas de Inglês - Simple Future: Will e Going to
45 postagens - 4 autores - Última postagem: 1 out. 2007
Hello, folks! How are you all doing? Bom, hoje vamos falar sobre um tema de gramática que embora pareça básico, ainda causa algumas dúvidas ...
https://www.englishexperts.com.br/.../fu ... -going-to/
2.
Dicas de Inglês - Como usar o tempo futuro no Inglês: Will ou ...
19 postagens - 3 autores - Última postagem: 7 abr.
Oi pessoal, gostaria de iniciar o post de hoje agradecendo todos os links de indicação (trackbacks) que venho recebendo, estou surpreso com ...
https://www.englishexperts.com.br/.../co ... -going-to/
3.
Dicas de Inglês - Quando usar will / going to - Dúvidas de Gramática
10 postagens - 6 autores
Bom, eu sei que tanto um quanto outro têm a função de futuro. Mas não sei exatamente em qual situação empregar cada termo. Alguém sabe ...
quando-usar-will-going-to-t4442.html
4.
Dicas de Inglês - Will/Going to in interrogative sentences ...
3 postagens - 1 autor
Hello, Tenho duvidas em quando usar o WILL/GOING TO in interrogative sentences. O WILL é utilizado quando não se tem certeza que alguma coisa irá ...
https://www.englishexperts.com.br/.../wi ... t1381.html
5.
Dicas de Inglês - Will e Going To explicado detalhadamente, com áudio
3 postagens - Última postagem: 7 set. 2008
Hello, everybody! Nosso primeiro podcast foi um sucesso! Tenho acompanhado alguns podcasts em outras áreas do meu interesse (business, ...
https://www.englishexperts.com.br/.../wi ... com-audio/
6.
Dicas de Inglês - Will x Going to - Exercícios de Inglês
3 postagens - 1 autor
Olá Pessoal, #Por se tratar de um assunto bastante discutido aqui no EE,vou apenas indicar os links contento as explicações sobre os futuros simples(will) e ...
will-x-going-to-t6576.html
7.
Dicas de Inglês - GO /GONNA /GOING TO - Dúvidas de Gramática
9 postagens - 4 autores
Sua frase fica "When I'm tired, I go to the beach", em casos assim que você usa o quando (WHEN), você não precisa escrever com o WILL/GOING TO ... Para ...
go-gonna-going-to-t182.html
8.
[PDF]
PODCAST 2 – WILL + GOING TO EXERCICIO 1 Vocabulário 1. Estudar ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida
I don´t think Harry will pass his Spanish test. 1. I will win this game. 2. He won´t be here tomorrow. 3. Mary will enjoy going out tonight. ...
9.
Dicas de Inglês - will ou going to - Dúvidas de Gramática
4 postagens - 4 autores
Devo dizer I will be 20 next month ou I'm going to be 20 next month ou ambas estão correctas?
will-ou-going-to-t118.html
10.
Dicas de Inglês - Quando usar will / going to - Dúvidas de ...
4 postagens - 3 autores
Olá Pessoal, Uma breve referência: O present continuous eo going to podem indicar uma possibilidade de 80%,90% até 100% de algo acontecer. O uso ...
https://www.englishexperts.com.br/.../qu ... 42-10.html
Pelo que percebo, os dois tempos podem ser usados com o mesmo tipo de frases, depende de como pensa o autor da frase no momento. Por exemplo, na frase: What will you do tomorrow? o wil poderia ser substituido pelo going to, correto? O que eu não entendo bem é a diferença... Quando usamos will, significa que a decisão foi tomada no momento, e going to quando já estávamos decididos... mas no caso dessa pergunta, qual a diferença?
Thanks a lot!
Avatar do usuário Donay Mendonça 52730 21 85 1237
Cassandra,

Sim, sua conclusão faz sentido. O uso de "will" expressa, muitas vezes, idéias de decisões tomadas no momento, coisas distantes e não muito certas de acontecer. O uso de "going to" expressa, muitas vezes, idéias já pensadas, planejadas, que são claras e evidentes para nós.

I will write a book when I'm older. => Não tenho absoluta certeza, é algo que quero fazer, mas, não tenho nada planejado.
Vou escrever um livro quando estiver mais velho.

I'm going to write a book when it is over. => Estou com tudo pronto para começar a escrever.
Vou escrever um livro quando isto acabar.

"Por exemplo, na frase: What will you do tomorrow? o wil poderia ser substituido pelo going to, correto?"

Sim, poderia.
Thank you so much!
I have another doubt... hehehe
Quando queremos dizer que alguém fará 30 anos, por exemplo. Que devemos usar, will or going to?
Eu já vi gente dizendo: I'm going to be 30 next week, mas encontrei num site que o certo é I'll be 30 next week, porque se trata de um evento que não tem influência pessoal. Eu andei pesquisando bastante sobre os diferentes usos de will e goint to, e não vi nada que restringisse o uso do going to quando relacionado a fatos e eventos sobre os quais não se tem influência...
Outra frase que me chamou a atenção foi: I'm going to have a baby. Nesse caso, só se poderia usar o going to por ser uma consequência lógica: I'm pregnant = I'm going to have a baby.
Existe realmente essa diferença de uso? Se usa will quando não há uma influência pessoal e going to quando é uma consequência lógica, ou aqui também podemos usar os dois verbos?

Once again, thanks a lot!
Avatar do usuário Donay Mendonça 52730 21 85 1237
Cassandra,

Quando queremos falar de idades em inglês no futuro, tanto "will" quanto "going to" podem ser usados.

Vou fazer 30 na próxima sexta:

- I'll be 30 next Friday
- I'm going to be 30 next Friday

Quando for falar de ter filho (have a baby), recomendo o uso de "going to" caso o bebê já esteja a caminho.

I'm going to have a baby.
I'm going to be a mother/father. [Vou ser mãe/pai.]