Aulas interessantes e motivadoras

Aulas de inglesTodos nós professores sabemos que nem sempre é fácil motivar nossos alunos para o aprendizado. Existem pessoas que têm uma motivação intrínseca para aprender uma segunda língua, mas outras simplesmente “precisam” aprendê-la, mas nem sempre “querem” e o “precisar” pode não ser suficientemente motivador.

Como fazer então nesses casos? Não há receita de bolo, mas além dos itens já amplamente debatidos, como criar um ambiente agradável, propor aulas interessantes e trazer o conteúdo para mais perto da realidade do aluno gostaria de ressaltar uma questão que muitas vezes é deixada de lado: familiarizar os alunos com a cultura da língua a ser ensinada e não se preocupar apenas com a língua em si.

Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores e linguistas certificados. O resultado sai na hora e com gabarito. Clique aqui para iniciar!

Gostaria dessa forma de focar as minhas dicas de hoje não nas questões linguísticas, mas sim nas questões culturais, ressaltando três pontos importantes:

  1. Sempre que possível mostre aspectos interessantes da cultura dos países que falam a língua que você está ensinando. Você pode falar de muitas coisas interessantes nas áreas de esportes, alimentação, feriados, vestuário, relacionamento e etc ….
  2. Compare aspectos culturais desses outros países com a cultura brasileira. Quando falamos de esportes, por exemplo, e comparamos Brasil e Estados Unidos sempre daremos um colorido maior à aula se falarmos da diferença do soccer e do American football.
  3. Sempre que possível utilize material autêntico: letra de música, poemas, discursos de políticos, manchetes de jornais. É só uma questão de estar atento ao grau de dificuldade do material e se for o caso usar apenas parte dele.

Com essas dicas tenho certeza que suas aulas serão mais interessantes e motivadoras.

Sucesso!

Amplie seu vocabulário rapidamente

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça a ferramenta Meu Vocabulário e descubra como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

20.jpg

Mônica Bicalho

Mônica Bicalho é brasileira. Além de 20 anos de experiência em sala de aula é examinadora certificada da Universidade de Cambridge. Atualmente trabalha como supervisora pedagógica e professora do curso Meuinglês.

16 comentários

  • 26/09/09  
    simone diz: 1

    Com certeza a aula dada com motivação e de maneira dinâmica, leva o aluno a desenvolver melhor o seu aprendizado.

  • 05/11/09  
    Juliana diz: 2

    Adoro as dicas , sugestões e novidades deste site.
    Gostaria de sugestões de filmes para trabalhar em aulas de Inglês. Que filmes e como trabalhar?
    desde já agardeço
    Juliana

  • 05/11/09  
    Margarida Izaura diz: 3

    Oi!
    Estou estudando com uma professora particular que morou 12 anos na Inglaterra.
    Somos um grupo de 3 alunas aposentadas.
    Ela usa essa metodologia de dar aulas com assuntos atuais e nacionais, editados em revista em Inglês. É muito atrativo e funcional. A gramática a tradução e as expressões são estudadas no próprio artigo analisado. Achamos o método muito bom, e dá resultado.
    Nota: a professora foi minha aluna e alfabetizada por mim, é tudo muito BOM.
    Tchau, Margarida

  • 15/11/09  
    fran garcia diz: 4

    I love studying with you and to practice alone, it is not difficult, of course your lessons help me a lot, thanks for all.

  • 04/12/09  
    Vinicius diz: 5

    Lucia,

    Pode me informar onde consigo o contato deste professor nativo de São Caetano?

    Obrigado

  • 18/03/10  
    Ana Cláudia diz: 6

    Trabalho com Língua Inglesa no ensino médio da escola pública e tento sempre motivar meus alunos que na sua maioria , sentem muita duficuldade com o aprendizado da língua estrangeira.Se possível,gostaria de receber materiais que me ajudem na sala de aula.obrigada.

1 2