3 MESES de Estudo: Progresso no Aprendizado

Olá, Alessandro



Quero dar o meu depoimento sobre meu progresso no aprendizado de uma nova língua. Estou muito feliz com o meu inglês. Comecei a estudar inglês dia 26 de fevereiro de 2009. O mesmo dia em que me inscrevi para receber as dicas diárias do English Experts. Antes disso, meu contato com o inglês foi feito no meu segundo grau, cursado em escola pública, por isso nunca passou do ensinamento do verbo to be, e no cursinho de inglês que fiz durante dois anos (2 vezes por semana de 1h e 30min cada aula baseado totalmente na leitura do livro de gramática, sem fazer os temas de casa. rsrsrs). Eu devia ter 15 ou 16 anos na época, hoje estou com 24. Depois disso, nunca mais estudei inglês. Até que dia 26 de fevereiro deste ano, depois da minha festa de formatura de graduação em janeiro, resolvi que iria me inscrever em uma vaga de Trainee. Quero aproveitar os primeiros anos de formada para conseguir uma oportunidade de trabalhar em uma grande empresa.

Como viciada no Google que sou, a primeira coisa que fiz foi colocar a palavra Trainee no campo de pesquisa, o que me resultou em milhares de páginas, várias empresas que ofereciam Trainee e artigos que falavam sobre como se preparar para encarar uma maratona como são estas seleções. Porém, tanto as empresas, quanto os artigos exigiam a mesma coisa, inglês fluente, com raras exceções de inglês intermediário. O que não me foi muita surpresa, pois já esperava algo assim. Sei muito bem qual a importância do inglês em uma boa formação, não fiz cursinho antes por falta de dinheiro e conhecimento. Dinheiro, porque no meu caso, ou eu pagava a faculdade ou fazia o cursinho, e conhecimento, porque não sabia que poderia aprender inglês sozinha.

Sabia que precisava começar aprender inglês urgentemente, antes mesmo de começarem as seleções. Eu já me sentia atrasada, com pontos atrás dos meus concorrentes. Tal sorte a minha, que na mesma página de um destes artigos, no finalzinho da página dizia: APRENDA INGLÊS SOZINHO e um link para a página do English Expert.

Quando entrei nesse site, foi como se tivesse achado um tesouro, eu desconhecia aquele mundo de possibilidades de aprender inglês pela internet, embora soubesse de todas as maravilhas que a internet nos proporciona, não havia pensado antes nesta possibilidade: Aprender inglês sozinha e pela internet. As próximas horas depois que descobri esse site foi de euforia total, cada artigo tinha uma chamada mais interessante que a outra: 14 dicas para turbinar o seu Inglês, 400 palavras em inglês num minuto, Como aprender inglês sozinho, Os 7 trunfos para falar inglês. Passei as próximas 2 horas lendo e conhecendo o English Expert. Depois pelo próprio site, descobri que havia muita gente que assim como você, queriam ensinar outras pessoas a aprenderem inglês. E que eles também faziam parte de comunidades, fóruns e tinham sites e blogs sobre o que eu procurava.

As semanas seguintes foram de muita empolgação, 10, 20, 30, 50 sites e blogs inseridos nos meus favoritos sobre como aprender inglês. Inscrevi-me para receber uma piada por dia do professor Rubens Queiroz de Almeida, baixei as 750 palavras mais comuns da língua inglesa, comecei a ler histórias infantis como “The Velveteen Rabbit”, aceitei o desafio dos 30 dias do “Inglês Já” da querida Fabiana Lara. Entrei na comunidade da Xokmax.com do professor David e fiz minha conta no Livemocha, inscrevendo-me no English 1 para beginners, onde encontrei muita gente bacana, como nativos do inglês corrigindo meus exercícios (listening, writing, reading and speking).

Comecei a receber cartas diárias em inglês do English-test.net que embora eu não faça os exercícios, adoro receber suas cartas com um vocabulário fácil, porque quase sempre eu entendo tudo o que está escrito. Mais tarde e novamente, por intermédio do English Expert, comecei a receber dicas diárias do Professor Denílson de Lima. Meus intervalos de almoço de 1h e 30min foram usados para estudar cada vez mais inglês. No primeiro mês, assisti a seis episódios dos Friends com legenda em inglês, depois imprimia os scripts dos episódios em inglês, traduzia e assistia novamente em inglês com legenda em inglês. Com isso aprendi várias palavras que hoje quando as vejo em algum lugar, sei que saíram dos episódios de Friends e lembro-me da cena.

Fiz download de 70 podcast do ESL do Professor Dr. Jeff McQuillan, e comecei a escutá-los nas idas e nas vindas do meu trabalho, somando duas horas todos os dias. Confesso que os três primeiros episódios foram um sofrimento, não entendia nada e aquilo irritava meus ouvidos. Eu só entendia quando lia os scripts mais tarde, mas a partir do quarto episódio eu comecei a identificar melhor as palavras.

Ontem, ouvi o episódio número 20, lembrando que o primeiro é o número 1 e o segundo o número 12, assim eu já havia ouvido 10 episódios (1, 12,13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20). Então resolvi ouvir o primeiro episódio novamente, aquele que eu não tinha entendido nada quando ouvi pela primeira vez, e qual foi minha surpresa ao ouvi-lo? Posso dizer que entendi 90% do que foi dito, claro que os diálogos são fáceis, o Dr. McQuillan fala pausadamente, mas para mim que não distinguia nada no início, foi muita felicidade.

Sei que são apenas três meses, mas, acredito que são sempre os primeiros os mais difíceis. As primeiras tentativas, as primeiras horas, os primeiros minutos, meses ou anos sempre são os mais difíceis no aprendizado de qualquer coisa. É nesse momento que surgem também as primeiras frustrações, a vontade de desistir e de achar que é difícil de mais, de que não somos capazes. Eu mesma cheguei a achar por um momento, lá pela 5º, 6ª semana que meu conhecimento não passaria da decoreba daquelas 750 palavras, mas, depois descobri q o que fez melhorar minha leitura e minha compreensão foi poder identificar estas palavras em um contexto real, numa música, num seriado, numa notícia ou até mesmo em um podcast. Tenho como meta até o final do ano estar me sentindo capaz o suficiente para me inscrever em uma vaga de Trainee, hoje, eu ainda não sinto esta segurança, mas sei que até o qüinquagésimo podcast, eu vou conseguir. rsrsrs

Também, tenho muito material reunido sobre como aprender inglês sozinho, tenho mais de 130 sites de inglês nos meus favoritos, muitos podcast com scripts, audiobooks com som e textos em inglês, diálogos para iniciantes, na verdade, a maioria do material que tenho é para quem ta começando assim como eu, mas acho que tem muita gente nesse barco. Valeu! Maiara
MENSAGEM PATROCINADA Aprenda dicas sobre os tempos verbais em inglês! Baixe agora o seu Guia Grátis de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um ótimo resumo para revisar todos os conceitos.

Clique aqui e saiba como baixar!
Muito legal

você pode passar alguns desses sites para iniciantes?
Oi, Thiago, qual o teu e-mail? Posso te mandar todo o material q tenho. :P
pode me passar os materiais tambem ?
mas nao precisa ser nada pesado nao
tenho 17 anos apenas
rsrs
pode mandar para algum desses email´s

iguin291220@gmail.com
igormauricio@oi.com.br

vleu ;D
Olá Maiaran, parabens mesmo meu caro, temos de correr atrás mesmo porque se não ja era..
Eu to comecando a aprender inglês agora, por conta própria, e levarei sua historia como caso de sucesso. Boa Sorte
Ps - Se puder me enviar o material para iniciante, meu email é yuribrasill@gmail.com

Abraços !
Oi eu estou a viver a 4 meses em wales e o meu ingles ainda ta fraquinho ja aprendi milhares de coisas que desconhecia pois quando vim para ca nao sabia nada de nada nem o basico sabia fazer algumas questoes que se aprende no 5' ano como whats your name e isso lol se fosse possivel gostaria que me envias-se tambem todo o material que tens e por onde aprendes-te para aqui dri_boy_15@hotmail.com obrigado ;)
Oi Maiaran!!

Seria muito grato de pudesse me passar o material que conseguiu reunir!!

Meu e-mail é marcio.estudar@gmail.com

abraços!!
MENSAGEM PATROCINADA Leia o e-book Aprendendo Idiomas por Conta Própria e conheça as técnicas utilizadas pelos Experts para aprender idiomas. Com ele você vai aprender a aprender inglês!

Baixar uma Amostra Grátis!
Oi Maiaran, muito legal seu método de estudo.
Onde foi que você conseguiu os scripts do ESLPod do Professor Dr. Jeff McQuillan ?? Poderia me dizer

Bejinhos