Depoimentos de quem realizou o CAE recentemente

5
Hi, guys.

Com base nas dicas postadas aqui pelos colegas, estou estudando por conta própria para o exame CAE, principalmente fazendo vários mock tests que encontro na net. Isso realmente ajuda muito :D . Além disso, pretendo adquirir alguns livros (indicados também no site) para complementar meus estudos. Porém, gostaria de ler depoimentos de quem já realizou o exame recentemente para ter uma ideia do grau de dificuldade, das tensões (ou não) na hora do exame, etc.

Será que alguém pode contar sua experiência?

Thanks in advance for any help.

Cheers!
Editado pela última vez por Alessandro em 06 Fev 2014, 15:18, em um total de 1 vez.
Razão: Tópico selecionado - #114 Boletim
MENSAGEM PATROCINADA Você confunde “then” com “than”? Fica em dúvida se usa o artigo “a” ou “an”? Baixe agora o Guia da English Live e tenha uma lista de 10 palavras em inglês que causam bastante confusão, com explicações fáceis de entender e atividades para colocar em prática tudo que aprendeu.

Clique aqui e saiba como baixar!
4 respostas
Ordenar por: Data

Resposta aceita Resposta aceita
795 1 1 15
Oi!
Bem, recentemente não foi, mas eu prestei esse exame há três anos e posso dizer que não é o monstro de sete cabeças que muitos imaginam.

Não que a prova seja fácil, muito pelo contrário ela é puxada, mas é possível. Faça quantos exames treineiros você puder e se limite ao tempo real da prova. Não esqueça de praticar para o exame oral também. Busque treinar falar sobre um assunto diferente todos os dias, mesmo que seja na frente do espelho marcando quanto tempo você leva e praticando como desenvolver ideias.

O problema do exame oral é, provavelmente, o nervosismo. Eu fiquei bem nervosa na hora porque eu sabia que estava sendo analisada, talvez isso aconteça com qualquer um. Acho que o nosso corpo precisa dessa adrenalina, assim a gente fica mais 'acordado' e atento ao que nós estamos fazendo. Parece muito tempo para ficar falando em inglês, mas passa voando.

Já a prova adutiva pode ser mais difícil se as personagens no áudio falam muito rápido ou sobre assuntos variados numa mesma conversa (o que vai acontecer, eu acho). E é importante se atentar aos detalhes. Essa parte da prova talvez seja a mais fácil.

A prova escrita é uma corrida contra o tempo e a redação é um item muito importante para a sua nota final. Portanto, escreva, leia boas redações em inglês e se habitue a pensar na estrutura da redação antes de começar a escrever: introdução, desenvolvimento do assunto com argumento e contra argumento, e conclusão. Eu tive problema com o tempo. Redigi minha redação e não tive tempo de revisá-la. Isso porque uma pessoa entrou na sala perguntando alguma coisa e isso me distraiu e aí foi mais difícil me concentrar de novo.

Como é um teste longo, no final do dia você já está meio cansado e é mais difícil manter o foco, mas leva uma garrafinha de água e um chocolate para você comer durante a prova e ficar mais ligado. Tiveram também as questões que eu não tinha certeza e como eu não podia gastar muito tempo nelas eu marquei num papel a parte essas questões que eu deixei para fazer por último.

A boa notícia é que no final do dia você fica aliviado por conseguir tirar o peso da prova das suas costas =)
Eu não sei se você conhece esse site, mas ele é muito bom e tem alguns testes para você praticar:

http://www.flo-joe.co.uk/cae/students/index.htm

Boa sorte na prova!

20
Gostaria de deixar uma dica: é o Online Speaking Practice da Cambridge.
Você paga 6 libras para 6 meses de acesso.
Além de vídeos comentados sobre o speaking test, você também pode praticar e enviar a gravação para eles.
http://advanced-speaking.cambridgeenglish.org/

5
Dicas super valiosas.
Obrigada Gabi e Stopin.
Farei o exame em março e logo após postarei aqui comentários sobre a prova para ajudar os que ainda irão realizá-la.

Thanks a lot!
Ligia

20
Planejo fazer o exame no final do ano.
Boa sorte no exame!

  • Tópicos Relacionados