É possível utilizar verbo modal no Present Contínuous?

Pessoal, tudo bem?

Gostaria de saber se há possibilidade de expressar "capacidade" (normalmente expressada pelo uso de verbos modais) no Present Continuous.
Nós sabemos que a conjugação de verbos modais é praticamente inexistente, mas existiria uma maneira de expressar este tempo verbal (PC)? Vou dar como exemplo para base a frase "Não estou podendo falar".

A palavra Canning, se não me engano, existe pra designar coisas em conserva ou algo do tipo.

Haveria como dizer isto em inglês? E outra: qual o máximo de flexão que os verbos modais conseguem se submeter?

Obrigado!

POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
2 respostas
Donay Mendonça 24 131 1.7k
Não há como usar "can" ou algum verbo modal (sendo usado como modal) no presente continuous.

Para dizer, por exemplo, "não estou podendo falar", você deve dizer "I can't talk" ou "I can't talk now".
A palavra Canning, se não me engano, existe pra designar coisas em conserva ou algo do tipo
Exatamente. Neste caso "can" não é modal; é um verbo comum.

Mais exemplos:

Você vai conseguir fazer isto.
You can do it.

Eu não estou conseguindo achar o carro.
I can't find the car.

Normalmente, o contexto se encarrega de dizer a quem ouve o sentido empregado pelo modal. Definitivamente, usar o ING não é uma opção natural. Há formas naturais dentro de um contexto, como as mostradas, que passam a ideia pretendida.
Thanks soo much, Donay!

So a good way to translate that phrase would be like:

"I can't talk right now."
COMO COMBINAR PALAVRAS EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Denilso de Lima, autor do livro "Combinando Palavras em Inglês", ensina como as collocations (combinações de palavras) podem ajudar você a falar inglês com mais naturalidade. ACESSAR AULA