"Going to" no passado - was/were going to: Como utilizar?

Olá,estou aqui novamente com mais uma pergunta :twisted:

Eu aprendi por exemplo I´m going to play [Eu vou jogar]
Mas eu queria aprender usar também o going to de alguma forma no passado,eu sei que desta forma está correta:

I was going to your house [Eu estava indo para a sua casa]

Mas e se eu quiser falar Eu estava indo jogar?

Eu vou usar só ´´I was going play´´ ou vou ter que da mesma forma usar o to ´´I was going to play´´

Me desculpem novamente pela pergunta,é que o meu curso é só de sabado,e se eu for esperar a semana toda para tirar dúvidas com a professora esses tipos de perguntas ficam correndo pelos meus neuronios a semana toda,e acredite têm algumas perguntas que eu não consigo nem dormir e muitas delas que eu ja deveria ter aprendido por estar no primeiro livro do intermediario,mas felizmente encontrei esse site que me caiu do céu :cry:
Editado pela última vez por Donay Mendonça em 20 Out 2011, 17:26.
Razão: Padronização

Anúncio Descubra seu nível de inglês em 15 minutos! - Converse grátis por 15 minutos com um professor e verifique como está o seu inglês.

Começar agora!
2 respostas
Donay Mendonça 22 102 1.5k
Gustavo,

Você deve usar "I was going to play".

Mais exemplos:

I was going to call you.
Eu estava indo te ligar.

He was going to eat.
Ele estava indo comer.

We were going to study.
A gente estava indo estudar.

Bons estudos!
Henry Cunha 3 17 182
Como disse o Donay, essa estrutura (I am going...) pede explicitamente pela preposição 'to' quando seguida de um infinitivo: "I am going to walk home", por ex.

Num sentido puramente gramatical, poderiamos dizer que "I was going to..." é a forma do passado, mas semanticamente, o passado de "I am going to play" normalmente será "I went to play", quando queremos falar de uma ação que de fato ocorreu.

Does that make sense to you? Alguém quer elaborar com exemplos?
Ainda precisa de ajuda? Confira algumas opções:
  1. Clique no botão "Responder" (abaixo) e faça sua pergunta sobre este assunto;
  2. Faça uma nova pergunta;
  3. Converse grátis com um professor nativo por 15 minutos: Saiba como!