In a Month x On a Month: Qual a diferença

Existe diferença entre 'in a month' e 'on a month'? Qual é mais correto?

Posso usar, por exemplo, e 'once in a month', 'twice in a year' ... ?
Anúncio Precisa melhorar a conversação do inglês? Cadastre-se agora na Cambly e faça 15 minutos de aula grátis com um professor nativo. É rápido e fácil!

Começar agora!
2 respostas
Ordenar por: Data
Resposta aceita
1435 1 13 31
Hey Nanee, what's up?

Antes de começar a explicar sobre as expressões que pediu, acredito que seja importante relembrar alguns conceitos básicos de preposição de tempo:

In: usado para falar sobre períodos do dia, mês, estações do ano, ano, década, século ou era.
  • I visited Italy in July, in 1994. [Eu visitei a Itália em Julho, em 1994.]
  • In the evenings, I like to relax. [À noite, eu gosto de relaxar.]
  • I love traveling in the winter. [Eu amo viajar no inverno.]
  • I'll arrive in 10 minutes. [Eu chegarei em 10 minutos]
On: usado para falar sobre datas, dia do mês, dia da semana, período específico do dia ou data + day.
  • My vacation ends on Monday. [Minhas férias acabam na segunda-feira.]
  • We’re going bowling on Friday night. [Nós vamos jogar boliche na sexta-feira à noite.]
  • My brother John was born on September 3rd. [Meu irmão John nasceu no dia 3 de Setembro.]
  • We always have a huge celebration on Christmas’ Day. [Nós sempre fazemos uma grande celebração no dia do Natal.]
At: usado para falar sobre periodos do dia + time, hora ou datas específicas.
  • Meet me at 7:30. [Me encontre às 7:30.]
  • The town is always well-decorated at Christmas. [A cidade é sempre bem decorada no Natal.]
  • Now that my grandfather is older, he never eats by himself at lunchtime. [Agora que meu avô está mais velho, ele nunca come sozinho na hora do almoço.]
Agora que já temos os conceitos básicos, vamos à sua dúvida!
Bom, como podemos perceber na regra acima, para meses do ano ou a palavra month a preposição in deverá ser usada. Além disso, para falar dentro de um período de tempo próximo, também utilizamos a preposição in. Portanto, para falar "em um mês", o correto é in a month.
  • It's impossible to learn English in a month. [É impossível aprender inglês em um mês.]
  • I'll be traveling in a month. [Eu estarei viajando dentro de um mês.]
Quanto a sua segunda dúvida, ambos once a month e once in a month estão corretos. Depende apenas do contexto.

Normalmente, usamos com mais frequência a expressão once a:
  • once a month
  • once a week
  • once a year
  • once every two weeks
Essa expressão (assim como twice a, three times a... e assim por diante), nos dá a ideia de uma situação em andamento que é regular e que geralmente acontece na mesma época a cada mês / ano /semana, etc:
  • I go to the movies once a month. [Eu vou ao cinema uma vez por mês.]
  • He has his hair cut once a month. [Ele corta o cabelo uma vez por mês.]
once in a month (assim como twice in a, three times in a... e assim por diante) há uma ideia diferente. A ideia é de algo que não acontece com regularidade, nem que está em andamento e que também não acontece na mesma época do mês / ano / semana, etc:
  • We will get a full moon once in a month, but not on the same day. [Nós teremos lua cheia uma vez no mês, mas não no mesmo dia.]
  • I will get my car serviced once in a month. [Eu levarei meu carro à oficina uma vez no mês.]
  • I will take my wife out for dinner only once in a month. [Eu levarei a minha esposa para jantar fora uma vez no mês.]
Bom, espero ter ajudado!
See ya =)
Ambos então errados. Você não usa "in" nem "on"

O correto é: once a month / twice a month, three times a month

Exemplo:

I normally go to the cinema once or twice a month.
Curso English Experts Há quanto tempo você estuda inglês? Já passou por sua cabeça que você pode estar estudando de uma forma que dá pouco ou quase nenhum resultado? Que tal fazer um intensivo de inglês de 180 dias e recuperar o tempo perdido?

Clique aqui para conhecer o curso!